Cárie dentária - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a cárie dentária?

É uma doença que destrói os dentes, tanto de adultos quanto de crianças. É uma doença que ataca os tecidos duros do dente, ou seja, o esmalte e a dentina (tecido abaixo do esmalte) e pode levar à inflamação ou infecção da polpa dentária (parte do dente, onde tem seus nervos, arteríolas e vênulas).

As bactérias normalmente presentes na alimentação  sobre os açúcares nos alimentos,  produzem enzimas e ácidos que são responsáveis ??pela cárie dentária. Portanto, desempenham um papel importante no desenvolvimento desta doença: as cáries são desenvolvidas de forma mais ampla, se a alimentação é doce, sintética, pobre em fibras e não natural.

É uma doença extremamente comum e é difundida em todo o mundo ocidental, principalmente nos países em desenvolvimento chamados desenvolvidos. Regiões geográficas onde a comida tradicional é preservada e os da "junk food" ("fast food") e bebidas açucaradas não foram implementadas ainda são muito menos afetados.

Decadência do dente afeta tanto homens quanto mulheres.

Quais são os principais sintomas?

  • A cárie de superfície não são dolorosas.
  • A dor geralmente ocorre normalmente no início, mas o limiar de sensibilidade de cada paciente pode ser muito variável.
  • Isso geralmente é pequena dor, aumentando em importância, em contacto com o frio, doces e, em seguida, calor, indicando que a deterioração no crescimento vem mais e mais sobre a polpa dental.
  • A dor pode tornar-se praticamente permanente, mas de pouca importância, ou mais ou menos agudas de acordo com os indivíduos.
  • Em alguns casos, a cárie dentária pode desenvolver-se plenamente, sem permitir que ele seja notada a destruição total ou quase total do dente, sem dor ou alarme verdadeiramente significativo.
  • No entanto, mais frequentemente como a decadência progride para o nervo do dente, a dor vai se tornar cada vez mais importante.
  • A dor geralmente é muito localizada, eo paciente geralmente localizar o dente causador, mas pode se espalhar para áreas vizinhas, por vezes, ser paciente difícil saber por que causa dor de dente.

O que pode acontecer se não for tratadas as cáries?

Cárie não tratada pode causar um abcesso dentário, embora, em princípio, seja geralmente localizado, pode se espalhar para áreas vizinhas e pode causar sérias complicações.

Não confunda com cavidades

  • Dentes muito desgastadas às vezes pode ser muito sensível ao frio. Em outros casos, o chiclete pode ter retraído expondo parte da raiz, ou pulou uma pequena parte da coroa esmalte dos dentes, e uma parte do dente normalmente cobertos pela gengiva ou o esmalte, é descoberto, tornar-se sensível às variações de temperatura. Essas dores podem às vezes ser confundido com cárie dentária, uma vez que eles são do mesmo tipo e pode ser localizado de forma muito precisa também.
  • Outras doenças da gengiva podem levar a erros de diagnóstico do paciente, mas não ao dentista. Este vai logo perceber a verdadeira causa da dor, principalmente graças à observação clínica de sinais de difícil percepção para não-especializados, como uma determinada cor ou um reflexo do dente, visível por transparência. Quando decaimento é muito grande, obviamente, existe uma cavidade significativa.

O que o dentista pode fazer?

  • O dentista  pode aliviar o paciente de imediato anestesiar a área. Proceder com a remoção de todos os tecidos cariados, quaisquer depósitos de alimentos e bactérias apresentado na área.
  • Se o risco de formação de abscessos dentários, o dentista diretrizes de tratamento antibiótico. Iniciar o tratamento com antibióticos por conta própria, sem consultar um especialista.
  • Enquanto todas as tentativas para libertar o dente de seus depósitos estrangeiros e placa, para recuperar uma superfície limpa e saudável em que para levar a cabo a reabilitação (reconstrução) do dente.
  • Em certos casos, você pode colocar uma bandagem para proteger o nervo do dente. Se a cárie está bem avançada e atinge a cavidade da polpa, o dentista irá realizar uma limpeza do mesmo e, em seguida, preenchê-lo com um material de vedação, este procedimento é conhecido como endodontia (matar o nervo).
  • Mais tarde, em uma segunda intervenção, prossiga para a reconstrução do dente. Você pode usar materiais diferentes, dependendo dos desejos do paciente e da importância da cárie original: amálgama, materiais compósitos, tais como estética, coroas de porcelana, etc.

O que pode ser feito em casa em caso de ocorrência de dor de dente ou suspeita?

  • A primeira coisa a fazer é entrar em contato o mais rapidamente possível com o seu dentista. O tratamento é indicado mais cedo, mais simples e menos dispendioso será. O dentista  pode diagnosticar a causa dos sintomas e eliminá-los completamente, ou pelo menos, de uma forma notável.
  • Enquanto aguarda o momento da consulta, o paciente deve absolutamente evitar bebidas açucaradas e de  qualquer coisa que esteja muito quente ou fria. Deve prestar atenção à higiene, escovar os dentes com água quente após cada refeição e usar fio dental para remover restos alimentares entre os dentes restantes. Se você não pode sempre escovar os dentes é uma boa alternativa mastigar chicletes sem açúcar.
  • Você pode tomar analgésicos se tiver certeza de que eles não são contra-indicados em seu caso, e em caso de dúvida consulte o seu médico ou dentista.

Especialistas em cárie dentária

Encontre um especialista em Cárie Dentária na sua cidade:
Márcio Parpinel

Márcio Parpinel

Dentista

São Bernardo do Campo

Fabio de Oliveira Massa

Fabio de Oliveira Massa

Dentista

Brasília

Andreia Rodrigues Gonçalves

Andreia Rodrigues Gonçalves

Dentista

Contagem

Bruno Ecco

Bruno Ecco

Dentista

Ponta Grossa

Joyce Luiza Moreira Pereira

Joyce Luiza Moreira Pereira

Dentista

Campo Grande

Gleyciane Santos

Gleyciane Santos

Dentista

Perguntas sobre Cárie dentária

Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Cárie dentária

Olá! Se esta restauração for a definitiva acredito não ser o ideal. Procure seu dentista e informe o que você percebeu.
6 respostas

Dra. Adriana Bovice
Dra. Adriana Bovice
Dentista
São Caetano do Sul
Será necessária uma avaliação por profissional da área, que provavelmente solicitará uma panorâmica para diagnosticar. Estou à disposição.
3 respostas

Boa tarde. Pode ser que seja princípio de cárie, sim. Deve ser avaliada clinicamente, e radiograficamente, se necessário for.
3 respostas

Especialistas falam sobre Cárie Dentária

Sempre que ouvimos falar de doenças bucais, lembramos logo das cáries, problema antigo e muito comum. Mas você sabe o que ela realmente é e como age nos dentes? Tudo começa com o açúcar, alimento preferido das cáries, mas você não precisa cortá-lo da sua vida. O problema pode ser evitado com uma boa rotina de escovação e visitas regulares ao dentista. Bactéria + Resto de comida = Cárie As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes, formando a placa e produzindo ácidos que os corroem. O resultado são dentes muito sensíveis e os temidos buracos.

Daniel De Barros Itikawa

Dentista, Terapeuta complementar

Goiânia


A cárie é uma doença causada por um desequilíbrio no crescimento de bactérias na boca. Esse desequilíbrio é causado tanto por uma limpeza deficiente dos dentes quanto por uma alimentação rica em açúcares. Para tratar a cárie, nós fazemos a instrução de higiene bucal e aconselhamento dietético além da remoção das lesões de cárie e restauração dos dentes.

Dr. Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

É uma doença infecciosa, causada por bactérias que aderem aos dentes, formando uma fina camada de placa bacteriana. Esta se alimenta principalmente do açúcar que ingerimos nos alimentos e produz ácidos que vão destruindo os dentes em um processo muito lento. A cárie começa com a descalcificação da estrutura dentária, caracterizada primeiro por uma mancha branca e depois por uma cavidade. Esta cavidade pode se aprofundar se a cárie não for detida, até atingir a polpa (nervo do dente), causando dor e inflamação.

Priscila Degni Westphalen

Dentista

São Paulo


A cárie dentária é uma doença bacteriana que afeta tanto as coroas dos dentes, quanto as raízes. Proveniente de uma má escovação, dietas com muitos açucares, xerostomia e outras doenças sistêmicas que diminuem a quantidade de saliva bucal ou afetam a formação de coroa dentária, a doença cárie é facil de ser diagnosticada e fácil de ser tratada. O tratamento envolve um prepáro cavitário para a remoção completa do tecido cariado, seguido de restauração com resina composta da coloração similar ao dente do paciente. Se a cárie nao for tratada, ela pode causar uma inflamação da polpa dental, causando muito desconforto e dor, necessitando de um tratamento de canal.

A cárie é uma doença bacteriana de ocorrência muito comum. A bactéria pode ser transmitida, porém você só terá a doença propriamente dita caso se descuide da higiene bucal.

Rodrigo Proença Nogueira

Dentista

São Luís


A Cárie é uma outra forma de denominar a deterioração do dente, que é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo: o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso, além da hereditariedade e predisposição individual. A cárie é um sério problema e,se não for tratada, pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, ou infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser removido através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente. Apenas seu dentista pode dizer se você tem cárie, porque ela se desenvolve embaixo de superfícies que você não tem acesso.

Katia Valeria Albuquerque

Dentista

Fortaleza


A cárie dentária por ser uma doença transmissível e infecciosa, por ter caráter multifatorial, destruir os tecidos dentários e poder causar dor é que você deve tratá-las; por isso estou aqui para lhe atender.

Eloisa Maffeis Javaroni

Dentista

Ribeirão Preto


A cárie dentária é comumente tratada com restaurações em resina composta. Tenho pós-graduação nessa área. O tratamento é rápido e indolor. Casos de cáries mais profundas que já afetaram o canal do dente, são tratados por um Endodontista. Tudo com conforto e no mesmo endereço.

A cárie é o nome dado a doença causada pelas bactérias que vivem na nossa boca e adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para seu desenvolvimento, produzindo ácidos que corroem os elementos. O resultado são dentes muito sensíveis e cavidades! Quanto maior e mais profunda for a lesão da cárie, maiores as chances de atingir a polpa (nervo) do dente e causar a necessidade do tão temido canal. Caso a cárie se instale, é necessário à remoção da mesma e em casos mais desenvolvidos, o tratamento de canal faz-se necessário, utilizando equipamentos modernos que garantem ao máximo o conforto do paciente! Busque sempre a prevenção mantendo a saúde.

Paloma Amorim De Barros

Dentista

Rio de Janeiro


"Cárie" é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem. A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

São bactérias trazidas pela má higienização, dieta altamente cariogênica, capazes de formar cavidades na estrutura dentária. Trazendo ao paciente grande desconforto ao frio, ao quente, ao mastigar. Ao ser identificada por nós Cirurgiões Dentistas, removemos o tecido cariado, a cavidade formada é substituída por materiais restauradores, que vão de resina composta em cavidades rasas ou médias, á restaurações protéticas em cavidades profundas. Evita-las é muito possível, através de acompanhamento clínico periódico (6 em 6 meses), uma boa higienização e cuidado com a saúde bucal.

Gabriela Arthuso

Dentista

São Bernardo do Campo


A cárie, dentes com pequenas fraturas e desgastes próximos a raiz podem ser resolvidos com restaurações estéticas em resina composta. Existem resinas específicas para dentes do fundo, responsáveis pela mastigação, que suportam forças e terão durabilidade maior. As resinas destinadas aos dentes da frente, possuem um refinamento estético maior, com melhor polimento.

A cárie dentária é o produto da ação das bactérias na estrutura do dente. Essas bactérias se alimentam dos açucares e restos de alimentos e secretam ácidos capazes de desmineralizar o esmalte dentário e formar cavidades.

Uso e faço nos outros o que usaria em mim mesma. Acho isso fundamental para ser feliz na profissão. Para garantir a segurança sobre a escolha de cada tratamento, uso muito a câmera intra oral para mostrar para a pessoa, em uma tela com 40x de aumento, como o seu dente está, em tamanho maior e com mais detalhes do que apenas poderia ver pelo espelho. Podemos assim verificar qual a melhor conduta para cada dente avaliado. Gosto de usar os melhores materiais usados na atualidade, de marcas conceituadas e com tecnologia e comprovação científica. Acompanho os serviços realizados após 6 meses e ao longo dos anos. Gosto de saber se a pessoa ficou satisfeita e se sente bem.

Denise Paloschi

Dentista

Rio Verde


"Cárie" é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida, flúor no creme dental de uso. Apenas o dentista pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos, estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente. A melhor maneira de identificá-la e tratá-la, antes que se torne séria, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.

Doença que invade a estrutura dentária, inicialmente de forma indolor, mas que olhos bem treinados do dentista e ajuda de rx podem detectar e tratar antes que o estrago na estrutura dental seja grande, e antes que a dor de dente apareça. É provocada por um grupo de bactérias que encontra alimento e condições para se multiplicar rapidamente vencendo a capacidade natural da boca de controle da quantidade de bactérias.

As caries são áreas permanentemente danificadas nos dentes que se tornam pequenos buracos. As bactérias estão presentes naturalmente na boca.Eles transformam todos os alimentos,especialmente açúcar e amido,em ácidos. As bactérias,os ácidos,os resíduos de comida e saliva se juntam na boca e formam uma substancia pegajosa chamada placa,que se adere ao dente.Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira,as caries não só aparecem ,como se proliferam.

A cárie dentária é uma doença muito comum, que atinge um grande número de pessoas. Pode ser facilmente tratada pelo dentista, através de uma restauração dentária, que devolve a anatomia dentária, além de evitar a evolução para tratamentos mais invasivos como o canal. O diagnóstico precoce é a chave do sucesso do tratamento. A prevenção dá-se através de uma dieta com menor consumo de açúcares e uma higiene dental adequada. Em meu consultório procuro, através do atendimento humanizado e acolhedor tratar o paciente da melhor forma possível, tratando as doenças bucais e vencendo os traumas antigos do atendimento odontológico, levando o tratamento no dentista a melhor experiência possível.

Quais profissionais tratam Cárie dentária?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.