Estava conversando na frente de caso e um morcego urinou no meu olho e caiu um pouco na minha língua
2
respostas
Estava conversando na frente de caso e um morcego urinou no meu olho e caiu um pouco na minha língua, fui correndo lavar com água e sabão e também escovei os dentes. Tenho risco de contrair alguma doença?
Sim, o contato com secreções de morcegos pode apresentar risco de transmissão de doenças, sendo a raiva a principal preocupação. Embora a raiva seja mais comumente transmitida por mordidas, a exposição de mucosas (como olhos, boca ou feridas abertas) à saliva ou urina de morcegos pode, em teoria, representar risco. Além disso, morcegos podem ser vetores de outras doenças, como leptospirose (por meio da urina) e algumas infecções fúngicas ou virais.
Lavar bem os olhos, boca e rosto foi uma medida inicial importante, mas não elimina completamente o risco. Não atrase a procura por avaliação médica, pois a profilaxia antirrábica é mais eficaz quando iniciada rapidamente.
Lavar bem os olhos, boca e rosto foi uma medida inicial importante, mas não elimina completamente o risco. Não atrase a procura por avaliação médica, pois a profilaxia antirrábica é mais eficaz quando iniciada rapidamente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Embora o risco de contrair doenças ao entrar em contato com a urina de morcego seja baixo, existem algumas considerações importantes a ter em mente. A urina de morcegos pode, em casos raros, conter vírus como o Hantavírus ou Raiva, principalmente se o morcego estiver doente. No entanto, o contato com urina é menos arriscado do que com a saliva ou mordidas.
Dado que você imediatamente lavou o olho e a boca com água e sabão, e escovou os dentes, isso ajudou a reduzir bastante qualquer risco. A ação rápida de higienização é eficaz para diminuir a chance de infecção.
Recomenda-se, no entanto, que você monitore possíveis sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço extremo, ou sinais de infecção no olho ou boca nas próximas semanas. Se qualquer sintoma incomum surgir, procure um médico para avaliação.
Em casos como esse, se houver dúvida sobre o risco de doenças específicas, é sempre bom consultar um profissional de saúde.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Toquei no xixi de rato sem querer lavei a mão será que posso contrair a doença
- Fui diagnosticada com leptospirose após 2 meses dos primeiros sintomas. E comecei a tomar os antibióticos agora. Pode ainda ocorrer complicações ou posso ficar tranquila?
- Como fazer a limpeza de calçados por onde o rato passou?
- Achei coco e xixi de rato,em minhas vasilhas de cozinha que devo fazer?
- Olá Boa noite Meus três filhos incluindo um bebê Comeu batata frita e depois que ela viu que o óleo que ela usou tinha coco de rato, isso foi umas 15 horas da tarde e agora que ela me falou as 00:05 Qual a orientação nesse caso?
- Deixei cair uma toalha no chão, e tinha passado rato usei ela oque pode acontecer
- É possível ser contaminado com leptospirose por só cheirar de longe o xixi do rato ,pq tenho um filho pequeno que tá no desfralde e hj a noite vir algo no chão amarelo, coloquei duas sacolas na mão peguei papel toalha e sequei o xixi mais pra confirmar se era msm xixi sentir o cheiro do xixi .isso traria…
- Fui abastecer os produtos que trabalho no caso pastilhas Halls e estavam roídas e tinha fezes de rato, lavei a mão com sabão e passei álcool fiz o correto ? Corro algum risco?
- Abri o guarda roupa e tinha 2 manchinhas roxinha, acabei cheirando e sentir um odor forte como se fosse mijo de rato, lavei a mão com sabão e lavei meu nariz, posso ter pego leptospirose?
- Encontrei fezes de rato grande em um calção. Lavei com sabonete antibacteriano e quando secou, passei no ferro. Fiz certo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 157 perguntas sobre Leptospirose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.