Estava tomando depakene a 2 anos mas nos últimos meses eu não estava tendo uma boa resposta. Psiquia

2 respostas
Estava tomando depakene a 2 anos mas nos últimos meses eu não estava tendo uma boa resposta. Psiquiatra trocou pra lamotrigina, faz 14 dias que iniciei o tratamento e que também parei de tomar depakene. Venho sentido muita ansia de vômito, vontade de chorar, tontura e falta de sono. Ainda não senti nenhum efeito bom com a Lamotrigina. Gostaria de saber se esses sintomas podem ser do desmame do Depakene ou se são da Lamotrigina e quanto tempo eles podem durar
Como você não diz qual seu diagnóstico, sequer é possível saber se estas medicações, antiepilépticas e estabilizadoras do humor, estão indicadas em seu caso. O Depakene* não necessita de "desmame" (redução progressiva das doses), na maioria dos casos, de modo que é improvável que suas queixas estejam relacionadas a isto. Náuseas (ânsia de vômito) pode, em alguns casos, ser efeito da lamotrigina, mas não é comum e é impossível, sem mais informações, saber se em seu caso teria alguma relação com esta droga. Vontade de chorar não é efeito de nenhuma das duas e poderia ser efeito da retirada do Depakene*, CASO ele estivesse controlando sintomas depressivos. "Tontura" é um termo não médico, que pode se referir a vertigem, "sensação de cabeça oca", "sensação de estar andando sobre nuvens". A associação de Depakene* com lamotrigina, dependendo de doses, poderia levar a náuseas e vertigem, mas sem conhecer os detalhes de seu caso e seu tratamento é impossível saber se é isto o que está ocorrendo. Falta de sono não costuma ser efeito colateral de nenhum destes dois remédios e pode ter muitas causas diferentes, que devem ser investigadas. Pelos motivos expostos acima, é impossível saber quanto tempo seus sintomas vão durar ou se vão passar. Converse com seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Fernanda Simão
Psiquiatra
Bauru
Pode ser uma combinação de fatores:
• Retirada do valproato (Depakene/Depakote) pode causar reaparecimento de sintomas do transtorno de base (ansiedade, irritabilidade, instabilidade do humor, insônia).
• Lamotrigina costuma ter titulação lenta e, muitas vezes, o benefício pleno aparece após algumas semanas, quando atinge dose terapêutica (isso é esperado).
• Náusea/tontura podem ocorrer como efeito colateral inicial, mas também podem ser do estresse/sono ruim.

Alerta MUITO importante com lamotrigina:
• Se surgir manchas/vermelhidão na pele, bolhas, feridas em boca/olhos, febre, procure atendimento imediato e avise seu médico (risco raro, mas sério, de reação cutânea grave).

O que orientar agora:
• Não parar ou ajustar sozinho.
• Avisar seu psiquiatra sobre intensidade dos sintomas: às vezes precisa ajuste do ritmo da titulação, suporte temporário para sono/náusea e monitoramento.
• Em muitos casos, esses sintomas diminuem em 1–3 semanas, mas isso depende do caso e do esquema de titulação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.