Estava usando anticoncepcional oral e no outro dia comecei a injecão trimestral, após 2 dias tive relação

7 respostas
Estava usando anticoncepcional oral e no outro dia comecei a injecão trimestral, após 2 dias tive relação sem camisinha. Corro risco? Li na bula que a proteção já é em 24 horas
Olá. Se você estava usando o anticoncepcional oral adequadamente todos os dias e sempre no mesmo horário, e se você reiniciou a injeção trimestral de forma adequada e conforme a orientação do seu médico, você já estará protegida a partir do primeiro dia do uso da injeção. Fique tranquila que não corre risco de gravidez devido a troca do anticoncepcional. É um mito ter que aguardar um mês ou mais para que o anticoncepcional tenha o seu efeito, desde que você faça o uso correto da medicação.
Não existe método 100% eficaz. O risco de falha da injeção trimestral é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%)
Nunca incie um anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer método. Essas medicações estão associadas a efeitos colaterais e adversos graves. Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Não parece haver risco de gravidez, mas é necessário observar o que o fabricante do medicamento orienta (veja a bula, se possível).

Consulte também um ginecologista para avaliar a medicação ideal no seu caso e evitar excesso de medicações, visto que muito hormônios podem ser prejudiciais pra sua saúde.
Quanto a gravidez não há riscos, contudo importante fazer um acompanhamento ginecologico, exames e avaliações hormonais. A prevenção é somente contra a gravidez, não doenças, pense nisso.
Acredito que ás orientações da bula seguida de forma correta são bastante eficazes e você não corra nenhum risco de engravidar (...)
Vale a pena estudar bem a bula e consultar seu médico sobre todos os cuidados que deve ter ao administrar qualquer um dos métodos contraceptivos. Se você fez a troca seguindo a orientação do seu médico, fique tranquila.
Olá, se você estiver com dúvidas, mesmo que a troca do método tenha sido por orientação médica, para sua segurança e tranquilidade, é sempre bom recorrer ao seu médico.
Olá...
Considero importante uma conversa com o seu ginecologista, para que seja sanada todas as dúvidas lhe passando também tranquilidade.
Abraços!

Especialistas

Bárbara Cristina Souza Barbosa

Bárbara Cristina Souza Barbosa

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Morgana Saft Tarragó

Morgana Saft Tarragó

Psicanalista

Porto Alegre

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Comportamentos de risco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.