Estou com 3 miomas intramurais, sendo que o maior mede 4cm, há cinco meses perdi meu bebê, o meu ginecologista me falou que vou ter que fazer a cirurgia, e provavelmente retirar o útero, mas fiquei preocupada, tenho 36 anos e tenho vontade de engravidar de novo. O que posso fazer?
Lamento sua perda.
Precisa avaliar seu útero com uma ressonância magnética pra localizar melhor os miomas e programar uma miomectomia, uma vez que a Sra tem desejo reprodutivo. Converse novamente com seu médico. Não acredito que seja necessário retirar seu útero.

Sinto muito pela sua perda. Precisamos identificar outras causas de abortamento ou perda tardia antes de atribuir aos miomas. Se nada mais for encontrado, ainda assim a retirada dos miomas não asseguraria o sucesso da próxima gestação. As causas de perdas gestacionais são inúmeras e muitas vezes desconhecidas. Em sua situação, no máximo haveria necessidade de retirada dos miomas e como ainda exite o desejo de gestar de forma alguma aceite a histerectomia (retirada do útero) como opção de tratamento para você. Boa sorte! Dr. Vinicius Medina Lopes.

Depende de uma série de fatores. Mioma intramural menor que 4cm, não deformando a cavidade interna do útero( endométrio), não há um consenso sobre a melhor conduta( operar ou não). Converse com seu médico.

Especialistas em Mioma

Marcello Lopes Da Silva

Marcello Lopes Da Silva

Ginecologista

Santos

Ejandre Lunieres Santiago

Ejandre Lunieres Santiago

Ginecologista

Manaus

Daiane Mendonça Gottlieb

Daiane Mendonça Gottlieb

Ginecologista

Porto Alegre

Daniela Tabet Alvarez

Daniela Tabet Alvarez

Ginecologista

Paraíso

Lucio Pithon

Lucio Pithon

Cirurgião geral, Coloproctologista

Salvador

João Catarino Junior

João Catarino Junior

Ginecologista

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 486 perguntas sobre Mioma

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.