Estou com 6 semanas de gestação e tomando zolpidem, li estudos que atualmente este medicamento é con

3 respostas
Estou com 6 semanas de gestação e tomando zolpidem, li estudos que atualmente este medicamento é considerado categoria B, existe algum ansiolítico/indutor do sono ainda mais seguro na gravidez?
Existem maneiras de melhorar a qualidade do sono sem uso de medicações, como higiene do sono e terapia cognitiva comportamental. Se essas medidas não funcionarem existem outras medicações que podem ser usadas com mais segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia.Durante a gestação, especialmente no primeiro trimestre, as opções farmacológicas para insônia precisam ser avaliadas criteriosamente em termos de risco/benefício. O zolpidem, com estudos recentes indicando categoria B. Não são melhoras escolhas. Na prática, a abordagem inicial deve enfatizar intervenções não farmacológicas – como higiene do sono e estratégias comportamentais – reservando o uso de sedativos para casos em que os benefícios superem os riscos, e sempre com monitoramento próximo.
Estou á disposição.
Boa tarde, tudo bom? O zolpidem é geralmente evitado na gravidez, mesmo sendo categoria B, devido ao risco potencial para o bebê, principalmente no primeiro trimestre. Medicamentos para ansiedade e sono durante a gestação devem ser usados com muito cuidado, preferindo sempre opções não medicamentosas, como terapia cognitivo-comportamental para insônia e ansiedade. Se for necessário, o médico pode indicar outras opções consideradas mais seguras, mas isso depende do caso específico. É fundamental conversar com seu obstetra e psiquiatra para avaliar o melhor tratamento para você e o bebê. Se tiver interesse podemos marcar um horário para rever seu tratamento e pensar em outras estratégias se necessário. Fico à disposição. Um ótimo dia!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.