Estou com o.útero com volume 393,5 e 3 miomas intramural de 5,5 x 4,1 cm 4,6 x 3,8 cm 2,2 x 2,2 cm terei

4 respostas
Estou com o.útero com volume 393,5 e 3 miomas intramural de 5,5 x 4,1 cm
4,6 x 3,8 cm
2,2 x 2,2 cm
terei que operar?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade, etc.
Ter miomas não é igual a realizar cirurgia. Não se opera miomas apenas pelo tamanho.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle de sintomas como sangramento uterino anormal e cólicas menstruais, mas não farão o mioma reduzir, desaparecer ou crescer.
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia pode ser considerada, desde a retirada apenas dos miomas até a retirada do útero.
A embolização de artérias uterinas pode ser uma alternativa ao tratamento cirúrgico.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. José Alexandre Portinho
Ginecologista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
A indicação de tratamento cirúrgico de miomas é sempre individualizada para cada paciente. Antes de estabelecer a terapia dos miomas, deve ser avaliado se a paciente apresenta sintomas como sangramento uterino anormal e dor. Além disso, deve ser levado em consideração o desejo de engravidar. A idade da paciente tem relevância porque se estiver próximo da menopausa, naturalmente ocorre uma queda na produção de estrogênios e outros hormônios, o que favorece a redução do tamanho dos miomas. Os miomas intramurais têm localização dentro da musculatura uterina, mas a investigação do detalhamento desses miomas deve ser feita pela ultra-sonografia ou ressonância magnética. Quando a mulher apresenta sangramento uterino anormal ou deseja engravidar, é fundamental que se faça também a investigação por meio da vídeo-histeroscopia. Após toda essa investigação, o médico poderá confirmar ou não a necessidade de se fazer o tratamento cirúrgico dos miomas.
Dr. Thomas Gabriel Miklos
Ginecologista
São Paulo
Olá, uma mulher com útero de volume acima de 350 cc, já devemos considerar a possibilidade de cirurgia , pelo simples volume , onde já pode haver compressão do útero sobre o intestino, bexiga e até ureter. Além disto devemos considerar a sua idade , desejo de gestação , dor sangramento genital, desconforto pélvco , dor nas relações sexuais , entre outros... Cada caso é um caso. O tratamento clínico é paleativo apenas para melhorar alguns sintomas. Discuta com seu médico e a conduta deve sempre ser individualizada
Dr. Bernardo  Oliveira Castro de Medina Coeli
Cirurgião geral, Cirurgião oncológico
Rio de Janeiro
Boa tarde, a indicação cirúrgica para tratamento em casos de miomatose depende de diversos fatores tais como idade, sintomas presentes, desejo de gestação e outros doenças associadas. Para melhor avaliação do seu caso, fico a disposição para consulta presencial personalizada. Ate mais

Especialistas

Carla Lebiedziejewski

Carla Lebiedziejewski

Ginecologista

Foz do Iguaçu

Maíra Facciolli

Maíra Facciolli

Ginecologista

Nova Iguaçu

Aline Scalisse Bassi

Aline Scalisse Bassi

Ginecologista

São Paulo

Rafaela Bizoni

Rafaela Bizoni

Ginecologista

Divinópolis

Genário Ellias da Silva

Genário Ellias da Silva

Ginecologista

Osasco

Arimaza Contarini Soares

Arimaza Contarini Soares

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1101 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.