Estou com um cálculo de 1cm no terço proximal, 5,5cm distal a pelve renal esquerda. Estou há uma sem

2 respostas
Estou com um cálculo de 1cm no terço proximal, 5,5cm distal a pelve renal esquerda. Estou há uma semana internada aguardando liberação da cirurgia, sem dor e sem febre. Quais os riscos para o rim de permanecer com o cálculo sem retirá-lo?
Após 30 dias, é comum haver perda de função renal. Fique tranquila que o convênio deve liberar logo e a sua cirurgia deve ocorrer em breve. Boa sorte! Confie no seu urologista.

Embora nem todos os cálculos renais causem sintomas imediatos, é importante considerar os possíveis riscos de deixar o cálculo no lugar por um longo período de tempo.

Alguns dos riscos associados à permanência de um cálculo renal sem tratamento incluem:

Obstrução do fluxo urinário: Se o cálculo se movimentar e obstruir parcial ou totalmente o fluxo de urina, pode levar a complicações, como dor intensa (cólica renal), infecção urinária ou hidronefrose (acúmulo de urina nos rins).

Infecção urinária recorrente: A presença de um cálculo renal aumenta o risco de infecções urinárias, uma vez que o cálculo pode servir como um local para o crescimento bacteriano.

Dano renal progressivo: Cálculos renais grandes ou persistentes podem levar a danos nos rins com o tempo. Isso pode afetar a função renal e aumentar o risco de complicações renais a longo prazo.

Com base nas informações fornecidas, é compreensível que você esteja aguardando a liberação da cirurgia para a remoção do cálculo. A cirurgia é frequentemente recomendada para cálculos renais desse tamanho, especialmente se houver o risco de obstrução ou outras complicações.

É importante seguir as orientações médicas e manter-se em contato com sua equipe de saúde para garantir que você receba o tratamento adequado