Estou com um carcinoma in situ no colo do útero e terei que fazer a traquelectomia. Sabendo que a maioria

3 respostas
Estou com um carcinoma in situ no colo do útero e terei que fazer a traquelectomia. Sabendo que a maioria dessas lesões são causadas pelo hpv 16e 18 gostaria de saber se eu posso transmitir esse vírus para o meu parceiro na relação sexual sem camisinha. Se sim quais as consequências?
Sim, vc pode ter transmitido o HPV para seu parceiro e por esse motivo ele deverá ser encaminhado para um urologista que faça peniscopia. Esse exame serve para detectar se há lesões penianas que representem a presença de infecção pelo HPV no seu parceiro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pedro Isaacsson Velho
Oncologista
Porto Alegre
O vírus HPV (principalmente os subtipos 16 e 18) são os maiores responsáveis pelo Carcinoma do Colo do Útero. São transmitidos por via sexual à mulher, porém também podem ser transmitidos da mulher para o homem.
As consequências da infecção pelo HPV em homens geralmente são menos sérias, devido ao pênis ser um órgão externo e de fácil visualização. Entretanto, o HPV 16 e 18 aumentam o risco de câncer de pênis no homem, e outros subtipos de HPV (além do 16 e 18) aumentam o risco de lesões papilomatosas no pênis.
É importante sempre o acompanhamento de um especialista.
À disposição,

Pedro Isaacsson - Oncologista Clínico
Porto Alegre - RS
Dra. Vívian Pontes Couto
Internista
Rio de Janeiro
O vírus HPV é o principal agente carcinogênico do Câncer de Colo de útero, principalmente os subtipos 16 e 18, e são transmitidos por via sexual. No Homem a infecção pelo HPV é menos grave se apresentando geralmente com papilomas em aspecto verrucoso que são facilmente identificadas devido ao pênis ser um órgão externo e a longo prazo também pode ser risco de Câncer de Pênis. Além disso, o homem portador do HPV mesmo assintomático, poderá contaminar sua parceira. Existe no mercado vacina para os principais subtipos de HPV com o objetivo de diminuir a disseminação do vírus e suas consequências.
Sendo assim, o acompanhamento regular com especialista, realização de exames periódicos, principalmente o colpocitológico (Preventivo) para a mulher é de extrema importância para a manutenção da Saúde. À Disposição-Vívian Pontes, Oncologista. Rio de Janeiro-RJ.

Especialistas

Liliane Vogas

Liliane Vogas

Ginecologista

João Pessoa

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Lucia Guedes de Souza

Lucia Guedes de Souza

Oncologista

São Paulo

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Isabella Tavares

Isabella Tavares

Oncologista, Especialista em clínica médica

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 325 perguntas sobre Câncer cervical (colo uterino)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.