Estou com um problema crônico de descalcificação do esmalte dos dentes próximo a gengiva. Não sei

4 respostas
Estou com um problema crônico de descalcificação do esmalte dos dentes próximo a gengiva.
Não sei mais o que fazer, pois toda vez que vou ao dentista tenho que ficar fazendo restaurações.
Existe outro tipo de tratamento ?
Em primeiro lugar é preciso investir em prevenção, peça ao seu dentista e siga rigorosamente as recomendações de higiene oral .
Se o problema persistir seria interessante um tratamento alternativo as restuarações, no caso próteses .

Porque não opta por realizar tratamentos em porcelana ( coroas, onlays ) cobrindo estes dentes que estão com problemas? Talvez seja mais tranquilo e menos oneroso com o passar do tempo.
O dentista nesses casos deve inicialmente remover a causa do problema, pois se não o fizer, eternamente as restaurações precisarão ser refeitas. E quando falo restaurações, me refiro as feitas em resina diretamente em boca, mas também as feitas em laboratórios com diversas opções de materiais. Os desgastes que ocorrem nessa região do dente conhecida como cervical, normalmente acontecem por dois motivos. Pode ser abrasão por escavação traumática ou abfração que ocorre por uma oclusão mal equilibrada. Os casos de abrasão são resolvidos com uma simples orientação de higiene. Já os casos de abfração são mais complexos de resolver e envolvem muitas vezes especialistas em ortodontia, dentística e prótese trabalhando juntos. Em casos ainda mais complexos outros especialistas como periodontistas e implantodontistas podem ser também necessários. Sugiro que procure assistência especializada urgente, pois tudo tende a piorar.
Olá! Um tratamento conservador é sempre o mais indicado para esse tipo de problema (provavelmente uma abrasão). No caso de hipersensibilidade ao gelado e/ou ácidos e cítricos, aplicações de laser de baixa intensidade associadas às restaurações com ionômero de vidro (material que libera flúor por 6 meses) mais orientações de higiene bucal serão preferiveis às restaurações com resina ou próteses, pois estes são materiais e técnicas mais agressivas que desgastam mais os dentes (em caso de próteses ainda deve-se tratar os canais antes).