Estou com um problema de labirintite que já dura 11 anos já fiz e usei todo os tipos de medicamentos,

5 respostas
Estou com um problema de labirintite que já dura 11 anos já fiz e usei todo os tipos de medicamentos, ha única coisa que eu não fiz,foi a reabilitação gostaria de saber como é o procedimento, e quanto custa cada sessão em media?
Prezado internauta,

A reabilitação vestibular está indicada em muitos dos casos de labirintopatia mas, para tal, um diagnóstico preciso deve já ter sido estabelecido.

Refratariedade ao tratamento clínico não é o único critério que corrobora para a sua implementação, mas sim, a constatação de evidências que apontem para determinados tipos de disfunção posicional dos canais labirínticos.

Em geral o tratamento é simples, de baixo custo.

Procure seu otorrino e evite se auto-medicar - confesso ter ficado particularmente preocupado com a sua afirmação: "já usei todos os tipos de medicamento" - isto, normalmente, não costuma ocorrer quando estamos acompanhando regularmente com o médico, visto que o arsenal terapêutico para esta patologia é muito seguro, eficaz e não é tão amplo assim..

Bom dia, você relata estar com labirintite há onze anos. No seu caso eu oriento as seguintes especialidades: otorrinolaringologista, neurologista,
psicólogo e fisioterapeuta.
É muito importante o acompanhamento do neurologista e otorrinolaringologista, continuar tomando a medicação corretamente e fazer os exames solicitados por eles. A psicologia tratará o emocional, que deve estar muito abalado. A fisioterapia fará a terapia de reabilitação vestibular, que são exercícios específicos para esse quadro. A melhora da patologia só ocorrerá se você fizer o uso correto dos medicamentos, associado ao acompanhamento da psicologia e fisioterapia. É muito importante você prosseguir com a medicação corretamente e não faltar aos atendimentos da psicologia e fisioterapia.
Espero ter esclarecido suas dúvidas.
Att
Carmen C.Gonçalves
Fonoaudióloga
Olá! há fonoaudiólogos que realizam a reabilitação vestibular. mas é necessário que você marque uma consulta para avaliação e veja a indicação para seu caso. Veja em sua cidade um especialista na área. E claro continue seu acompanhamento com os médicos que já lhe acompanham.
Na reabilitação vestibular são utilizados exercícios específicos para alguns distúrbios, como por exemplo manobras para reposicionamento de otolitos, ou exercícios que auxiliem o cérebro a reinterpretar e ressignificar as informações necessárias para que ele forme e execute o equilíbrio corporal, diminuindo a sensação de tontura, desequilíbrio e outros possíveis sintomas associados. O custo varia conforme as tecnicas/metodologias utilizadas, bem como o tempo de tratamento (que no geral é curto). Mas apenas o profissional que lhe atender poderá estabelecer o que será feito no seu caso, e por quanto tempo. Assim, recomendo que você procure um profissional habilitado para realizar o tratamento já proposto pelo seu médico. Siga as orientações e sucesso no seu tratamento!
Todo tratamento só terá uma boa eficiência se houver um bom diagnóstico. Minha orientação é procurar profissionais especializados, iniciando com um otorrinolaringologista especialista em tontura, preferencialmente, sendo este o otoneurologista e um fonoaudiólogo especialista em otoneurologia.
A reabilitação vestibular é um procedimento seguro, não evasivo, com uma boa eficiência quando aplicada adequadamente, levando em conta as alterações encontradas. O valor varia muito entre os profissionais. Pesquise se há profissionais na sua região. Se precisar, fico a disposição para melhor orientá-la.