Reabilitação vestibular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Tratamento para tonturas.

Especialistas - reabilitação vestibular

Angel Mello

Angel Mello

Fisioterapeuta, Quiropraxista

Niterói

Agendar uma visita
Juliana Pitanga

Juliana Pitanga

Fisioterapeuta

Niterói

Agendar uma visita
Janaína Bauab de Assis

Janaína Bauab de Assis

Especialista em medicina física e reabilitação

Brasília

Agendar uma visita

Perguntas sobre Reabilitação vestibular

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Reabilitação vestibular

Olá...sua dúvida é muito relevante.
Partindo do principio que a sua (TPPP) já está em estado avançado e você não consegue realizar a (RV) tradicional, pode ser realizada neuromodulação,…

Prezado internauta,

A reabilitação vestibular está indicada em muitos dos casos de labirintopatia mas, para tal, um diagnóstico preciso deve já ter sido estabelecido.

Especialistas falam sobre Reabilitação vestibular

A reabilitação vestibular (RV) foi criada na Inglaterra em 1946 pelo médico Cawthorne e o fisioterapeuta Cooksey; no Brasil está sendo implantado há duas décadas. Eles incentivavam pacientes a mexerem a cabeça e os olhos em todas as direções mantendo enquanto sentissem a tontura, tendo bons resultados. Esse tratamento deve ser encarado como uma importante opção, sendo utilizado isoladamente ou associado a outros métodos, e não apenas quando os demais venham a falhar (BARBOSA, 1994). Seu objetivo é rever a função de equilíbrio ou torná-lo próximo do normal, permitindo que o paciente novamente execute os movimentos que realizava antes do distúrbio vestibular, reintegrando o mesmo as atividades

A reabilitação vestibular pode curar a tontura? A reabilitação vestibular pode melhorar e até curar os sintomas quando realizada de maneira adequada e com participação ativa do paciente, que deverá executar os exercícios no consultório, acompanhado de fisioterapeuta, e em domicílio, de acordo com as orientações recebidas. Um bom estilo de vida que englobe atividades físicas, alimentação saudável, boa qualidade de sono, musculatura da cervical relaxada, além do controle da ansiedade e do stress, são fundamentais para uma boa recuperação.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


A reabilitação vestibular, também denominada de fisioterapia vestibular, é constituída por exercícios específicos de olhos, cabeça e/ou corpo e/ou manobras terapêuticas. O sucesso da reabilitação vestibular tem sido observado em muitos pacientes, os quais referem redução ou remissão dos sintomas e melhora da qualidade de vida e da capacidade funcional. A reabilitação vestibular deve ser personalizada, e composta por exercícios que promovam estímulos sensório-motores para que haja a recuperação funcional por meio da neuroplasticidade no sistema nervoso central.

Flávia Doná

Fisioterapeuta

Barueri


Inicialmente faz-se uma consulta onde é realizada uma série de perguntas ao paciente; testes de reflexos e equilíbrio específicos, exame de Videonistagmoscopia Infravermelha e Posturografia Estática. É definido um plano de tratando para o paciente que geralmente se faz com acompanhamento semanal e com exercícios em casa.

Michel Maggi

Fisioterapeuta

Florianópolis


Reabilitação Vestibular é um tratamento indolor, sem efeitos colaterais, de alta eficácia para muitos problemas que acometem o equilíbrio corporal. É utilizada no mundo inteiro pelos maiores especialistas da área. Ela se baseia em um programa personalizado (ou seja, para cada caso) de estímulos para os sensores do equilíbrio (visão, propriocepção e labirinto) que vão agir a nível cerebral restaurando as suas funções. A medida que o cérebro vai compensando as alterações da região do Labirinto, a melhora dos sintomas irá ocorrendo gradativamente.

Guilherme Dias Rocha

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Reabilitação vestibular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.