Reabilitação vestibular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Tratamento para tonturas.

Especialistas - reabilitação vestibular

Perguntas sobre Reabilitação vestibular

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Reabilitação vestibular

Olá...sua dúvida é muito relevante.
Partindo do principio que a sua (TPPP) já está em estado avançado e você não consegue realizar a (RV) tradicional, pode ser realizada neuromodulação,…
3 respostas


Pode sim , a reabilitação vestibular não afeta a epilepsia.
1 respostas


Prezado internauta,

A reabilitação vestibular está indicada em muitos dos casos de labirintopatia mas, para tal, um diagnóstico preciso deve já ter sido estabelecido.
5 respostas

Especialistas falam sobre Reabilitação vestibular

A reabilitação vestibular (RV) foi criada na Inglaterra em 1946 pelo médico Cawthorne e o fisioterapeuta Cooksey; no Brasil está sendo implantado há duas décadas. Eles incentivavam pacientes a mexerem a cabeça e os olhos em todas as direções mantendo enquanto sentissem a tontura, tendo bons resultados. Esse tratamento deve ser encarado como uma importante opção, sendo utilizado isoladamente ou associado a outros métodos, e não apenas quando os demais venham a falhar (BARBOSA, 1994). Seu objetivo é rever a função de equilíbrio ou torná-lo próximo do normal, permitindo que o paciente novamente execute os movimentos que realizava antes do distúrbio vestibular, reintegrando o mesmo as atividades

A reabilitação vestibular pode curar a tontura? A reabilitação vestibular pode melhorar e até curar os sintomas quando realizada de maneira adequada e com participação ativa do paciente, que deverá executar os exercícios no consultório, acompanhado de fisioterapeuta, e em domicílio, de acordo com as orientações recebidas. Um bom estilo de vida que englobe atividades físicas, alimentação saudável, boa qualidade de sono, musculatura da cervical relaxada, além do controle da ansiedade e do stress, são fundamentais para uma boa recuperação.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


A reabilitação vestibular, também denominada de fisioterapia vestibular, é constituída por exercícios específicos de olhos, cabeça e/ou corpo e/ou manobras terapêuticas. O sucesso da reabilitação vestibular tem sido observado em muitos pacientes, os quais referem redução ou remissão dos sintomas e melhora da qualidade de vida e da capacidade funcional. A reabilitação vestibular deve ser personalizada, e composta por exercícios que promovam estímulos sensório-motores para que haja a recuperação funcional por meio da neuroplasticidade no sistema nervoso central.

Flávia Doná

Fisioterapeuta

São Paulo


Inicialmente faz-se uma consulta onde é realizada uma série de perguntas ao paciente; testes de reflexos e equilíbrio específicos, exame de Videonistagmoscopia Infravermelha e Posturografia Estática. É definido um plano de tratando para o paciente que geralmente se faz com acompanhamento semanal e com exercícios em casa.

Michel Maggi

Fisioterapeuta

Florianópolis


Reabilitação Vestibular é um tratamento indolor, sem efeitos colaterais, de alta eficácia para muitos problemas que acometem o equilíbrio corporal. É utilizada no mundo inteiro pelos maiores especialistas da área. Ela se baseia em um programa personalizado (ou seja, para cada caso) de estímulos para os sensores do equilíbrio (visão, propriocepção e labirinto) que vão agir a nível cerebral restaurando as suas funções. A medida que o cérebro vai compensando as alterações da região do Labirinto, a melhora dos sintomas irá ocorrendo gradativamente.

Guilherme Dias Rocha

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Reabilitação vestibular?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.