Estou com uma insônia forte hoje, toda vez que eu deito e tento dormir vem na minha cabeça pensament

14 respostas
Estou com uma insônia forte hoje, toda vez que eu deito e tento dormir vem na minha cabeça pensamentos totalmente aleatórios(como se fosse vários vídeos aparecendo)e isso não me deixa relaxar a cabeça 100%, e faz tbm com que o tempo passe voando mesmo(apelidei até de "maquina do tempo") estou a 5 horas com isso
Tentei escutar ruído branco e não funcionou
Bom dia amigo, tudo bem? Espero que esteja melhor. Vamos lá então, acredito que o que você esteja sentindo e descrevendo se caracterize como a manifestação de pensamentos automáticos do tipo intrusivo. A origem desse tipo de fenômeno pode ocorrer por diversas causas, de modo que o ideal seria realizar uma análise mais profunda e detalhada para traçar o possível início do que você está passando, examinando seu histórico de vida a respeito da questão em maiores detalhes. Mesmo se for o caso de ser um episódio único que você esteja passando, recomendo que você busque a ajuda de um profissional da área da saúde mental para dar início a um bom processo de psicoterapia. A vertente cognitivo comportamental possui diversas técnicas para combater e enfrentar os pensamentos intrusivos de forma mais saudável. É de extrema importância que nosso sono esteja em dia e com qualidade de sono reparador, pois a falta do mesmo pode ocasionar em oscilações do humor, baixa de energia e dificuldades de concentração. Tá bem? Espero ter te ajudado na medida do possível, fica bem e grande abraço!

Entendo como a insônia pode ser uma experiência frustrante e desconfortável. É comum que, às vezes, nossa mente fique agitada com pensamentos aleatórios quando estamos tentando dormir, o que pode dificultar o relaxamento. A sensação de que o tempo está passando rapidamente pode tornar a noite ainda mais longa.

Você já tentou algumas estratégias úteis, como o ruído branco, que pode ser eficaz para algumas pessoas, mas nem sempre funciona para todos. Existem outras técnicas que você pode experimentar para acalmar sua mente antes de dormir, como a meditação, a respiração profunda ou a prática de mindfulness.

Além disso, estabelecer uma rotina de sono consistente, evitar estimulantes antes de dormir e criar um ambiente tranquilo e escuro no quarto podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Se isso persistir e continuar afetando significativamente seu sono e bem-estar, considerar a consulta com um profissional de saúde pode ser uma boa ideia.

Lembre-se de que estou aqui para fornecer apoio e informações adicionais se você precisar. A busca por soluções para a insônia é importante para seu bem-estar geral.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá o sono é um regulador importante do nosso organismo global e interfere em diversos departamentos da nossa vida. Os pensamentos intrusivos, provocando reações de ansiedade e agitação podem ser tratados por um psicólogo para avaliar mais detalhadamente os sintomas e desta forma entender como a insônia se apresenta na sua condição atual para caso necessário encaminhar para um psiquiatra. Buscar o apoio de um profissional é a melhor forma de lidar com a situação apresentada.
Quanto mais estamos ansiosos para dormir, menos teremos êxito porque começamos a nos pressionar e cobrar e daí fica impossível relaxar.
Saiba que para descansar você não precisa dormir, basta relaxar e ficar descansando com o pensamento: NADA ME INCOMODA” e assim, o coração, pulmão, fígado, rins, cérebro e todos os órgãos e membros do seu corpo recebem a mensagem que você está descansando e se revitalizam, independentemente de você de fato dormir, ou não!
Um abraço,
Lea
Olá! O que você sente é muito comum e costumamos chamar de ruminação (quando ficamos "ruminando" os nossos pensamos e não deixamos eles saírem de nossa cabeça). Isso decorre de sintomas de ansiedade e uma má noite de sono compromete todo nosso dia a dia. O ruído branco (ASMR e outras técnicas) por vezes podem ajudar nesse sono, mas muitas vezes não basta, principalmente quando acumulamos muitos pensamentos com nós mesmos e não falamos sobre eles. O acompanhamento psicológico pode te ajudar nisso e na redução (ou extinção) desses sintomas. Qualquer coisa, fico a disposição. Abraços!
É necessário falar sobre o que pensa a noite, sobre o que sente e os sonhos que tem quando consegue dormir. Falar sobre os medos que lhe causam sofrimento.
Falar é o caminho!
Bom dia
O tratamento de primeira linha indicado pelo Colégio dos médicos canadenses é a terapia cognitivo comportamental para insonia - TCCi. Sugiro agendar um psicólogo especialista em transtornos do sono para avaliar melhor e propor tratamento focado na insonia.
A perturbação no sono para relaxar e adormecer está relacionada a essa agitação mental. É preciso observar a ingestão de estimulantes como cafeína, doces, uso de eletrônicos e o horário que você está indo dormir. Meditação guiada como mindfulness pode te ajudar no relaxamento, mas é importante observar o contexto geral. A psicoterapia pode te ajudar nesse processo. Boa sorte!
Olá! Muito boa a sua pergunta!
Antes de comentarmos a respeito das formas de favorecer o seu sono, é fundamental entendemos quais são esses pensamentos, quando surgem, qual é a sua frequência... Para isso, sugiro o acompanhamento de um psicólogo.
A respeito de sua dificuldade para dormir, podemos listar algumas dicas que podem te ajudar nisso, mas reforço, a psicoterapia pode te ajudar!
Vamos às dicas! É importante preparar um ambiente confortável, sem estímulos visuais e sonoros para favorecer o seu sono. Existem técnicas como por exemplo a respiração diafragmática que podem "acalmar" o seu corpo. Outro ponto importante é estar atento ao horário que costuma dormir e acordar, de forma a evitar dormir menos de 6 horas e mais de 10 horas por dia. Assim como meus colegas disseram, evite o uso de estimulantes, como cafeína e outras substâncias que podem aumentar o seu grau de alerta. Evite também o uso de aparelhos eletrônicos até uma hora antes de ir pra cama. Estudos apontam que as luzes azuis emitidas por tais aparelhos são entendidas pelo nosso cérebro como luzes naturais, prejudicando o relaxamento e sinalizando ao nosso corpo que ainda é dia, portanto precisamos estar acordados.
Espero ter te ajudado
Olá tudo bem? Espero que esteja se sentindo melhor. A sua insônia pode ser decorrente de vários fatores dentre eles a Ansiedade. Você já procurou fazer a higiene do sono? Que é adotar algumas medidas interessantes para você relaxar mais o corpo e mente e poder descansar? Me conta um pouquinho como tá sua rotina...para um maior acompanhamento me procure. Um abraço!

Amigo, a insônia afeta toda a sua vida. Acho que o ruído branco é bom, mas existem muitos outros recursos para neutralizar a insônia. Mais efetivos. Quanto aos pensamentos, isso faz parte do problema, não conseguir impedi-los. Mas controlá-los é possível, pelo menos para poder entrar no sono. Tem que ver também o que esta causando essa aceleração dos pensamentos. Muita sorte com isso! Estamos aqui para ajudá-lo.
Olá, espero que esteja bem. Primeiro, vou te fazer algumas perguntas para você refletir sobre a sua questão: você tem episódios de insônia, como esse, de forma recorrente ou apenas em momentos pontuais?
Você identifica algo de diferente que está acontecendo na sua rotina ou na sua vida que pode estar causando essa alteração?
Ter episódios de insônia é algo normal quando passamos por alguma situação de estresse, mudança significativa, estamos prestes a começar algo novo... Quando a insônia se torna muito frequente é importante buscar ajuda profissional, uma vez que a qualidade de sono é muito importante para a atenção concentrada, consolidação de memórias, regulação emocional, além disso, ninguém fica com o humor muito bom passando noites sem dormir direito, né? Em todo caso, estou à disposição

Caso queira conhecer mais do meu trabalho, meu instagram: @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Lidar com a insônia e pensamentos intrusivos durante a noite pode ser desafiador. Estabelecer uma rotina de sono consistente e criar um ambiente propício ao sono são medidas importantes. Evitar dispositivos eletrônicos antes de dormir e praticar técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, podem ajudar a acalmar a mente. Além disso, é importante evitar cafeína e estimulantes à tarde e à noite. Se a insônia persistir, consultar um profissional de saúde mental ou um médico especializado em sono pode ser benéfico para avaliação e tratamento adequados. Estou disponível para oferecer orientação adicional, se necessário.
Boa tarde! Como meus colegas referiram acima a importância de evitar algumas coisas antes de dormir, principalmente os estimulantes da mente, e um dos pontos importantes, e no seu dia vc ter uma rotina, do acordar ao dormir, isso também ajuda a diminuir esta gama de pensamentos, diminuindo a ansiedade. Espero ter ajudado. O que precisares estou aqui!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!