Estou em um processo de perda de peso, com reeducação alimentar e acompanhamento. 3 meses apos o inicio,

4 respostas
Estou em um processo de perda de peso, com reeducação alimentar e acompanhamento. 3 meses apos o inicio, meu cabelo começou a cair. Exames estão ok. Ainda falta muito para meu peso estabilizar, pois preciso perder mais. Qdo a queda tende a parar?
Algumas mudanças do nosso organismo afetam o relógio biológico dos folículos pilosos, inclusive dietas restritivas e perda de peso. O paciente percebe isso como um aumento da queda dos cabelos. A isso é dado o nome de eflúvio telógeno. Geralmente a queda acentuada dos cabelos é percebida 3 meses após o evento desencadeante, pois este é o tempo para o folículo passar para a fase telógena. O diagnóstico é dado pela anamnese, exame clínico, dermatoscopia e investigação por exames laboratoriais para investigar carências nutricionais ou outras doenças (p.ex. alterações hormonais). O tratamento é direcionado para a causa quando esta é encontrada. Geralmente o eflúvio telógeno tende a se resolver 6 meses após o término ou correção da causa desencadeante. Em caso de persistência dos sintomas, denominamos eflúvio telógeno crônico. Em todos os casos, o dermatologista pode ser de extrema ajuda para diagnosticar e tratar tal condição.

Uma dieta muito restritiva pode diminuir os níveis de vitaminas que são essenciais ao crescimento e saúde dos cabelos. Importante dosar estas vitaminas e se necessário fazer a suplementacao. Um dermatologista poderá ajudar. A disposição.
Queda de cabelo após perda de peso rápida necessita de acompanhamento com dermatologista para investigação das causas. Aguardo você no meu consultório de dermatologia para fazer uma avaliação sua.
As dietas que restringem quantidade de calorias e nutrientes, na intenção de perda de peso, geralmente causa queda de cabelos alguns meses após a perda de peso. O ideal é que se faça uma reposição de vitaminas e minerais que podem repor uma parte dos nutrientes necessários. Precisa então ser avaliado o quadro, para se prescrever as vitaminas mais adequadas.