Doenças do cabelo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças do cabelo

Priscilla Sarlos

Priscilla Sarlos

Dermatologista

Niterói

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Dermatologista

Ouro Preto

Luana Moura

Luana Moura

Dermatologista

Vitória

Sheila Nascimento

Sheila Nascimento

Dermatologista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Doenças do cabelo

Nossos especialistas responderam a 149 perguntas sobre Doenças do cabelo

Os cabelos podem mudar ao longo da vida. especialmente na fase da puberdade/adolescencia e também mais pra frente, na menopausa. Nada a fazer por isso além dos cuidados estéticos do fio.

O ideal seria agendar uma consulta para a solicitação de exames . Pode estar ocorrendo por vários fatores .

Especialistas falam sobre Doenças do cabelo

Doenças do cabelo: 1. Dermatite seborreica (caspa): oleosidade excessiva no couro cabeludo com inflamação, descamação e crostas 2. Psoríase: descamação intensa e esbranquiçada, parecida com a caspa. 3. Alopecia areata: é uma doença autoimune, que pode acometer todo o couro cabeludo ou ocorrer em pequenas áreas sem cabelo. 4. Micose : causada por fungos, ocorre a perda de cabelo localizada. As lâmpadas de LED de ultra brilho do Multiwaves emitem uma luz vermelha que pode ser utilizada como excelente tratamento coadjuvante da queda de cabelo. Outro tratamento com a mesma finalidade é a intradermoterapia com minoxidil.

Renata Rodrigues Orofino

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Rio de Janeiro


Os cabelos possuem uma função protetora e também estética. Infecções por fungos, bactérias, além de fatores genéticos, medicamentos e doenças sistêmicas (problemas de tireóide, por exemplo) podem levar a queda dos fios. O tratamento deve ser iniciado logo para evitar que a perda de cabelo seja definitiva.

Paula Corrêa

Dermatologista

Recife


A queda dos fios faz parte do ciclo natural do cabelo. Dessa maneira, é uma condição fisiológica. No entanto, algumas situações podem aumentar de forma significativa a taxa de queda, tais como alterações hormonais, anemia, alguns medicamentos etc. Além disso, algumas doenças podem causar áreas de falha bem delimitadas. Tintura e alisamento podem danificar a estrutura do fio, que fica muito mais vulnerável à quebra. As várias afecções do couro cabeludo e dos fios devem ser avaliadas e tratadas por um médico dermatologista capacitado.

Existem várias causas, como a falta de vitaminas, doenças metabólicas, cirurgias, estresse e fatores genéticos. A causa deve ser sempre investigada e o tratamento é realizado com medicação tópica e oral. Pode-se associar Microagulhamento como adjuvante ao tratamento.

Alessandra Toledo

Médico clínico geral

São Paulo


Há mais de 100 tipos de doenças que podem acometer o couro cabeludo, elas podem se manifestar com somente queda de cabelos, alteração da haste dos fios, áreas parecidas com cicatrizes no couro cabeludo, inflamação, surgimento de lesões parecidas com espinhas, descamação, entre outras. Há ainda várias doenças sistêmicas (que acometem o corpo todo) que tem algumas manifestações no couro cabeludo. Atualmente vários profissionais não médicos tem se “aventurado” nesta área sem o devido conhecimento e oferecendo tratamentos caros e ineficazes. O dermatologista é o médico especializado nestas doenças e cada dia mais esta área dentro da dermatologia se desenvolve.

Fernanda H Mello De Souza Klein

Dermatologista

Curitiba


Alopecia fibrosante frontal é uma doença inflamatória crônica que causa perda permanente de pelos (alopecia cicatricial). A doença tornou-se um fenômeno crescente em todo mundo. Afeta principalmente mulheres brancas após a menopausa, porém, cada vez são mais frequentes os casos em mulheres mais jovens e em homens. A causa não está esclarecida, mas parecem estar envolvidos fatores genéticos, hormonais, imunológicos e ambientais. A doença se caracteriza, principalmente, por uma perda de cabelo progressiva e definitiva, em faixa, geralmente, na linha anterior dos cabelos. Com o tempo, o paciente começa a ter a sensação de que a testa está aumentando.

Fabiana Caraciolo

Dermatologista

Campinas


A queda de cabelo é muito comum em nosso meio, e pode ter várias causas, como hormonais (alopecia androgenética), ou ter influência do stress, da alimentação, deficiência de vitaminas, ou ser provocada após anestesias, infecções virais como dengue. Podem ser causadas por fungos e também por bactérias; ser hereditárias ou ainda sofrerem a ação de tratamentos químicos como progressivas, tinturas e descolorações. O mais importante é não se automedicar, pois as doenças dos cabelos necessitam de uma cuidadosa avaliação do Dermatologista e inclui a dermatoscopia capilar (já incluo em minha consulta de rotina), exames laboratoriais, testes de tração do fio e tricograma (em casos selecionados).

Fernanda Paglia Duran

Dermatologista

Brasília


Muitas são as queixas no consultório sobre cabelos. Desde descamação, coceira, queda de cabelo, enfraquecimento dos fios. Existem diversas causas para ocorrer queda de cabelo e sempre devem ser investigadas. Muitas vezes utilizamos exames complementares para diagnóstico e tratamento. Uma avaliação dermatológica é fundamental.

Isabela Pitta

Dermatologista

Curitiba

Quais profissionais tratam Doenças do cabelo?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.