Estou fazendo o desmame do desvenlafaxina há 02 semanas, e agora percebi que estou tendo crise de ch

4 respostas
Estou fazendo o desmame do desvenlafaxina há 02 semanas, e agora percebi que estou tendo crise de choro e vontade de comer, como se fosse desejo de grávida. Isso é normal?
Obs: NÃO estou grávida.
O desmame da desvenlafaxina deve ser gradual, pode ser que o retorno de alguns sintomas esteja associado ou a uma síndrome de retirada (que nessa medicação específica pode ocorrer) ou a uma manutenção de sintomas que a medicação ainda estava controlando. Acredito que valha a pena conversar com o médico assistente, seja para pensar em um retorno ou em um desmame mais devagar para que os sintomas de retirada não sejam tão impactantes

Olá! Desvenlafaxina é um antidepressivo dual, ou seja, aumenta níveis de serotonina (nosso hormonio do bem estar) e em doses mais altas, aumenta níveis de noradrenalina (disposição, memoria, execução, energia). A suspensão da DSV deve ser gradual, senão surgirão sintomas de descontinuação de ISRS. Se voce está usando 150mg, passará usar 75mg e ao final 37,5mg.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Os sintomas que você está sentindo durante o desmame da desvenlafaxina são comuns e podem incluir crises de choro e mudanças no apetite. É importante informar seu médico sobre esses sintomas para receber orientações específicas. Estratégias como manter uma alimentação saudável, praticar atividades de relaxamento e manter uma boa rotina de sono podem ajudar. Seu médico pode ajustar a dose ou recomendar outras intervenções para lidar com esses sintomas. Sempre busque orientação profissional durante o desmame de psicotrópicos.
É comum que você esteja enfrentando algumas dificuldades durante o processo de desmame do desvenlafaxina. Esses sintomas que você está experimentando, como crises de choro e desejos alimentares intensos, podem ser efeitos colaterais do desmame do medicamento. É importante lembrar que cada pessoa responde de maneira diferente ao desmame de antidepressivos e que esses sintomas podem ser mais ou menos intensos e ter diferente durações dependendo da pessoa.

As mudanças no humor, como crises de choro, são comuns durante o desmame de antidepressivos, pois seu corpo está se ajustando aos níveis reduzidos do medicamento. Quanto aos desejos alimentares intensos, isso também pode ser uma manifestação dos efeitos colaterais do desmame, pois seu corpo está passando por ajustes químicos que podem afetar seu apetite e seus padrões alimentares.

É importante que você continue a monitorar esses sintomas e comunicar todos ao seu médico. Ele pode te dar orientações adicionais e, se necessário, ajustar o plano de desmame para minimizar esses efeitos colaterais. Além disso, você pode encontrar apoio adicional por meio de técnicas de autocuidado, como exercícios físicos de intensidades variáveis, meditação, práticas de respiração e manter uma dieta equilibrada
( palavra de um psiquiatra professor de Yoga :) )

E também se lembre de ser gentil com você mesma durante este período de transição. O desmame de antidepressivos ás vezes bem desafiador, procure sua rede de apoio.