Estou fazendo tratamento para transtorno de pânico e ansiedade. Estava tendo crises diárias. Estou
Estou fazendo tratamento para transtorno de pânico e ansiedade. Estava tendo crises diárias. Estou a 1 mês tomando apraz e desvelanfaxina. Quero saber se posso tomar café normalmente??? Meu médico disse que posso tomar com leite sem exagerar.
7 respostas
Quanto a reação entre café e o medicamento não vejo problema, entretanto vale ressaltar que a cafeina é uma substância estimulante que pode causar mais ansiedade. Sempre sugiro trocar o café e refrigerantes por sucos naturais para auxiliar no combate a ansiedade.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
É de suma importância para efetivação de um tratamento para transtorno de ansiedade você está fazendo psicoterapia. A mais indicada pela literatura científica é a terapia cognitivo comportamental que tem o protocolo Vencendo o pânico que trata o transtorno do pânico em 8 sessões. Sugiro assistir o documentário desse tratamento no YouTube escrevendo: vencendo o pânico. Procure um psicólogo cognitivo comportamental que use o livro vencendo o pânico. Coloco me a disposição para esclarecimentos
Sim, pode tomar um pouco de café, caso você já esteja acostumado a tomar diariamente. A cafeína pode te deixar um pouco mais “alerta”, mas em pequenas quantias geralmente não vai causar piora importante da ansiedade. Abraço.
Sendo psicoterapeuta e não médico psiquiatra, considero que o seu médico tem maiores prerrogativas para dizer o que deve ou não ser associado à sua medicação.A cafeína é por natureza um estimulante que, certamente, irá rivalizar com a medicação, podendo comprometer os efeitos esperados. Recomendo que, além do tratamento medicamentoso, busque pelo tratamento psicoterápico, caso ainda não o tenha buscado. A Terapia Cognitivo-Comportamental dispõe de recursos comprovadamente eficazes para o tratamento dos transtornos de pânico e de ansiedade. Espero que fique bem! Sigo à disposição.
Sugiro que você siga as orientações do seu médico. Caso perceba um aumento na ansiedade ou outros sintomas, que entre em contato com ele. É fundamental também que você procure um psicoterapeuta, caso não tenha, para que vocês juntos possam investigar o que são esses sintomas do pânico e da ansiedade, quando ocorrem, como você os percebe no corpo, como reage a eles, suas ações. Uma dica que dou é toda vez que sentir o aumenta da ansiedade e dos sintomas: respirar profundamente, contanto até 04 e solta contando até 08. Repita de 03 a 06 vezes. Depois perceba onde você está, com quem está, seus pensamentos, seu corpo, se há tenso e dores, e seus sentimentos e emoções, se pergunte o que está fazendo e se o que você faz, pode ser resolvido agora, pode resolver depois, depende somente de você ou pode pedir ajuda. Isso ajuda te trazer para o aqui-agora e os sintomas diminuem. Abraços!
Olá amigo. Estas fazendo além do tratamento medicamentoso psicoterapia? Os estudos (podes procurar em bases de dados científicas) mostram eficácia no tratamento de Transtorno do Panico com Terapia Cognitivo Comportamental. Há remissão dos sintomas sem recidivas, ou seja, os sintomas de Pânico desaparecem e não voltam a se apresentar no futuro. Com esse tratamento não precisará nem de medicações no futuro. Abraço!
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.






