Estou gestante de 11 semanas e iniciei sertralina 50mg para TAG. Estou no 7o dia do tratamento e só
3
respostas
Estou gestante de 11 semanas e iniciei sertralina 50mg para TAG. Estou no 7o dia do tratamento e só consigo dormir em média 3h, e isso quando o dia amanhece. Estou tomando pela manhã e fazendo a melhor rotina de sono que posso, mas eh como se não tivesse sono nem cansaço. Parece que estou ligada no 220v. Queria saber com quanto tempo essa insonia vai embora?
A insônia pode ocorrer nas primeiras semanas do uso da sertralina, principalmente nos primeiros 7–14 dias, por um efeito inicial de ativação do medicamento. Em muitos pacientes, esse sintoma melhora gradualmente entre a 2ª e a 3ª semana de tratamento.
Como você está apenas no 7º dia, ainda está dentro do período em que esses efeitos iniciais podem acontecer.
Como você está apenas no 7º dia, ainda está dentro do período em que esses efeitos iniciais podem acontecer.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A insônia é um possível efeito colateral da sertralina e pode durar por tempo variável, esse efeito é dose dependente, ou seja, quanto maior a dose maior a probabilidade de ter este efeito colateral. Nesse caso o indicado é que você reduza a dose para 25mg e mantenha nessa dose até retornar em seu médico e reavaliar a dosagem.
Entendo sua preocupação, ainda mais durante a gestação. Nas primeiras semanas de uso da sertralina algumas pessoas podem sentir mais agitação ou dificuldade para dormir enquanto o organismo se adapta ao medicamento. Esses sintomas costumam melhorar gradualmente ao longo das próximas semanas. Ainda assim, como você está dormindo muito pouco, é importante informar seu médico para que ele acompanhe mais de perto e avalie se é necessário algum ajuste no tratamento.
Especialistas
Leane Dhara Dalle Laste
Médico clínico geral, Generalista, Médico de família
São Paulo
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Estou na setima semana pos cirurgia de LCA con tendão patelar. RM deu rompimento completo do enxerto, mas não houve novo trauma/entorce, os testes de lachmann e gaveta negativos. Pode ser um falso positivo da ressonancia devido a ligamentação?
- Minha filha tem 4 anos . Em março de 2025 com 3 anos descobrimos que a ferritina estava em 3. Está há 1 ano tomando ferro e a ferritina não passa de 34. É normal ou melhor passar com hematologista?
- Olá, tadalafila causa tolerância de uso? O efeito diminui ao longo dos anos? Obrigado
- Estou no tratamento de ginkgo biloba vitamina A piracetam ir zinco posso suspender pra toma álcool
- Tive um episódio de lesão de Dieulafoy há 14 dias, cheguei na urgência em choque hipovolêmico grau 3-4, 4 unidades de sangue, adrenalina + 2 clipes. Tenho viagem marcada pra daqui a 4 dias, posso ir num parque aquático? Me sinto bem agora, mas não 100%, acho que ainda estou um pouco anêmica
- É normal TODA(sem exceção toda vez) vez durante a transa(penetração vaginal) vacuar ? Em qualquer tipo de posição?!
- Quem tem estenose mitral pode fazer tatuagens?
- Oi Dr's uma dúvida Aparti de quantos meses posso passear com meu bebê na cadeirinha de bicicleta? (Obs ele tem 8 meses, já fica sentado sem apoio)
- Usei pomada ginosoli 1 ah 2 dias e hj ta secreção na cor creme mas elástica so que quantidade grande, isso normal que devo fazer ? Secreção ja aprece na entrada vaginal mas e muito.
- Meu pescoço nasce bastante barba bem alastrada por toda a região abaixo mas nunca deixo ela crescer, sempre faço bem a barba. Tem problema o Epidrat corpo intensivo creme nessas regiões baixas em quem nasce muita barba?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 675 perguntas sobre Atendimento para esclarecimentos e dúvidas
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.