Estou gestante de 11 semanas e iniciei sertralina 50mg para TAG. Estou no 7o dia do tratamento e só

3 respostas
Estou gestante de 11 semanas e iniciei sertralina 50mg para TAG. Estou no 7o dia do tratamento e só consigo dormir em média 3h, e isso quando o dia amanhece. Estou tomando pela manhã e fazendo a melhor rotina de sono que posso, mas eh como se não tivesse sono nem cansaço. Parece que estou ligada no 220v. Queria saber com quanto tempo essa insonia vai embora?
A insônia pode ocorrer nas primeiras semanas do uso da sertralina, principalmente nos primeiros 7–14 dias, por um efeito inicial de ativação do medicamento. Em muitos pacientes, esse sintoma melhora gradualmente entre a 2ª e a 3ª semana de tratamento.

Como você está apenas no 7º dia, ainda está dentro do período em que esses efeitos iniciais podem acontecer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A insônia é um possível efeito colateral da sertralina e pode durar por tempo variável, esse efeito é dose dependente, ou seja, quanto maior a dose maior a probabilidade de ter este efeito colateral. Nesse caso o indicado é que você reduza a dose para 25mg e mantenha nessa dose até retornar em seu médico e reavaliar a dosagem.
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
Entendo sua preocupação, ainda mais durante a gestação. Nas primeiras semanas de uso da sertralina algumas pessoas podem sentir mais agitação ou dificuldade para dormir enquanto o organismo se adapta ao medicamento. Esses sintomas costumam melhorar gradualmente ao longo das próximas semanas. Ainda assim, como você está dormindo muito pouco, é importante informar seu médico para que ele acompanhe mais de perto e avalie se é necessário algum ajuste no tratamento.

Especialistas

Patricia Ribas

Patricia Ribas

Médico de família, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita
Elton Luiz Berça

Elton Luiz Berça

Especialista em clínica médica, Intensivista, Médico de emergência

Goiânia

Agendar uma visita
Eduardo  Jaques Malheiros

Eduardo Jaques Malheiros

Médico clínico geral

Panambi

Agendar uma visita
Victor Ramos

Victor Ramos

Médico clínico geral

Rio Grande

Agendar uma visita
Isabelle Matos Almeida

Isabelle Matos Almeida

Médico clínico geral

Santos

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 592 perguntas sobre Atendimento para esclarecimentos e dúvidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.