Estou gestante de 34 semanas, tenho toc de pensamentos, faço tratamento, o bebê tem tendência a ter

3 respostas
Estou gestante de 34 semanas, tenho toc de pensamentos, faço tratamento, o bebê tem tendência a ter toc porque a mãe tem? Minha mãe também teve transtornos e nisso refletiu em mim e no meu irmão
Sim, há herdabilidade devido a transtornos psiquiátricos entre os pais e os filhos. Pode ser que não se manifeste qualquer transtorno psiquiátrico, mas há chances reais do seu filho apresentar algo. Não somente pela gravidez, não é uma questão de passar pela gravidez, é uma questão genética e até mesmo sociocultural da família. O fato é que pode ser recomendado você manter tratamento na gravidez não para "evitar passar algo para o bebê", mas para que o seu bem estar reflita em uma gravidez mais saudável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Thiago de Souza Machado
Psiquiatra, Médico clínico geral
São Paulo
Olá. Prezada, existe uma corelação familiar sim, mas é algo que pode ser trabalhado desde cedo. Busque apoio não só para seu bebê, mas para você também. Lembre-se: crianças tentem a repetir exemplos e comportamentos dos pais. Só de você se preocupar com isso, já facilita muito para seu bebê. Busque ajuda profissional.
O TOC, como a maioria dos transtorno psiquiátricos tem alta herdabilidade, ou seja, tem uma relação genética importante em sua gênese. Mas isso não significa que ele terá algum transtorno. Nesta fase do desenvolvimento o mais importante é cuida-lo bem com todo carinho e amor que você tem para oferecer. Caso seja necessário no futuro algum acompanhamento psiquiátrico, tudo de positivo que puder oferecer para ele agora será um protetor na condição de saúde dele.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1331 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.