Estou grávida de 18 semanas e estou com um abcesso na gengiva que dói muito, tem como tratar com ess

4 respostas
Estou grávida de 18 semanas e estou com um abcesso na gengiva que dói muito, tem como tratar com esse tempo de gravidez?
Olá!
Sim! É comum genstantes terem mais problemas gengivais devido aos hormônios da gravidez. Consulte seu dentista de confiança. Ele vai saber conduzir o caso com total segurança! Espero ter ajudado!

Durante a gravidez, é especialmente importante cuidar da saúde bucal, pois as mudanças hormonais podem aumentar o risco de problemas como gengivite e abscessos dentários. Vou abordar suas preocupações:

Abcesso na Gengiva: Um abcesso na gengiva é uma infecção bacteriana que causa inchaço, dor e sensibilidade na área afetada. Durante a gravidez, é crucial tratar qualquer infecção oral para evitar complicações que possam afetar tanto você quanto o bebê.

Tratamento Durante a Gravidez: O tratamento de um abcesso na gengiva durante a gravidez é possível e necessário para aliviar a dor e prevenir complicações. Seu dentista pode recomendar diferentes opções de tratamento, como:

Antibióticos: Seu dentista pode prescrever um antibiótico seguro para ser usado durante a gravidez para ajudar a combater a infecção.

Drenagem: Em alguns casos, é necessário drenar o abcesso para remover o pus e aliviar a pressão e a dor. Isso pode ser feito pelo seu dentista de forma segura.

Cuidados Locais: Seu dentista pode recomendar enxágues com água salgada morna para ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Importância do Tratamento: Deixar um abcesso na gengiva sem tratamento pode levar a complicações mais graves, como disseminação da infecção para outras áreas do corpo ou até mesmo afetar o desenvolvimento do bebê.

É essencial informar seu dentista de que você está grávida e garantir que eles estejam cientes da sua condição antes de iniciar qualquer tratamento. Eles tomarão medidas para garantir que qualquer tratamento prescrito seja seguro para você e seu bebê.

Em resumo, é importante sim buscar tratamento para um abcesso na gengiva durante a gravidez para garantir sua saúde bucal e o bem-estar do seu bebê. Não hesite em entrar em contato com seu dentista o mais rápido possível para discutir suas opções de tratamento e aliviar a dor.
Durante a gravidez a gestante precisa ter ainda mais cuidados com a saúde bucal, pois a variação hormonal pode favorecer os problemas das gengivas. Nada impede que os procedimentos de urgência (aqueles que geram dor) sejam realizados a qualquer tempo. Os procedimentos eletivos (aqueles que podem esperar) devem ser realizados preferencialmente no 2o trimestre da gestação (4-6 meses).
É fundamental que a gestante cuide da saúde bucal, pois esta pode trazer consequências para o bebê, como por exemplo: nascimento prematuro, baixo peso etc..
Toda Gestante pode passar por qualquer tipo de tratamento de urgência odontológica. O sangramento se exacerba durante a Gravidez, sendo possível tratar mesmo com esse advento. O que não pode é ter uma infecção dentaria que pode acometer a sua corrente sanguínea no caso em questão.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!