Estou há 15 dias tomando a sertralina de 50mg e comecei ter mais ansiedade é normal?
3
respostas
Estou há 15 dias tomando a sertralina de 50mg e comecei ter mais ansiedade é normal?
Geralmente o início do uso de antidepressivos como a sertralina pode causar ansiedade nos primeiros dias. Como você já está tomando há 15 dias, pode ser que você esteja sentindo ansiedade independente do uso da sertralina. Caso persista por mais algumas semanas, pode ser necessário aumentar a dose da sertralina para melhor controle da ansiedade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É relativamente comum que, nas primeiras semanas de uso da sertralina (um antidepressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina), alguns pacientes apresentem aumento temporário da ansiedade, insônia, agitação ou desconforto físico. Esse efeito paradoxal ocorre porque, antes de estabilizar os níveis de serotonina no cérebro, o medicamento pode gerar uma fase inicial de adaptação neurológica. Geralmente, esses sintomas tendem a diminuir entre 2 e 4 semanas de uso contínuo. No entanto, se a ansiedade estiver muito intensa ou interferindo significativamente na sua rotina, é importante reavaliar a dose ou considerar o uso temporário de um ansiolítico de suporte, sob orientação médica. Não interrompa o tratamento por conta própria. Recomendo fortemente que agende uma consulta com seu psiquiatra para ajustes, ou, se desejar, estou à disposição para acompanhá-lo(a) nessa fase inicial do tratamento.
É comum, pode acontecer uma "piora" na primeira, segunda semana. Após, conseguimos ver menos efeitos colaterais e mais efeito terapêutico.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.