Estou no quinto mês de tratamento para TAG e estou vendo melhorias na ansiedade e timidez. Combinand

3 respostas
Estou no quinto mês de tratamento para TAG e estou vendo melhorias na ansiedade e timidez. Combinando medicamento e terapia, estou tratando ambos os problemas. Quando parar o medicamento, a timidez pode voltar?
Olá, como vai?
Pode ser que o trabalho desenvolvido em terapia ajude a superar a timidez até por conta da melhora dos sintomas ansiosos que podem estar associados (fobia social por exemplo). Pode ser que os sintomas não se repitam após a melhora clínica mesmo com a retirada dos remédios e por isso a preocupação com a timidez diminua, mas é algo que pode ser trabalhado e aperfeiçoado em psicoterapia se estiver sendo um incômodo para você

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Gabriela Cisneros
Psiquiatra, Médico do sono
Barueri
A medicação dificilmente está tratando a timidez em si; pode ser que com a melhora da ansiedade fique mais fácil de se expor a algumas situações por exemplo, mas o efeito maior desse ponto específico pode estar relacionado a psicoterapia, e provavelmente não piore quando for indicada a suspensão da medicação
Sim, a timidez pode voltar um pouquinho quando parar o remédio, mas fica bem mais leve do que antes, porque a terapia já mudou você. Se retirarmos devagar e mantivermos a terapia, a chance de ficar ótimo sem medicamento é grande. Mas sempre é bom continuar com o acompanhamento, marque uma consulta on-line para conversarmos com calma e traçar o melhor plano para você. Abçs

Especialistas

Caroline Vitória Affonso Lopes da Silva

Caroline Vitória Affonso Lopes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Thaís Carlos Cruz Araujo

Thaís Carlos Cruz Araujo

Psicólogo

São Paulo

Venina Beck Amorim

Venina Beck Amorim

Psicólogo

São Paulo

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1143 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.