Estou tendo espasmos incontroláveis. Desde que comecei a tomar lítio, comecei a ter tremores e espas

3 respostas
Estou tendo espasmos incontroláveis. Desde que comecei a tomar lítio, comecei a ter tremores e espasmos — mas, inicialmente, nada que me atrapalhasse. No entanto, os tremores aumentaram tanto que o médico suspendeu o uso, e agora estou no fim do desmame.

O problema é que, agora, os espasmos estão tão fortes que eu não consigo sequer segurar um talher. Isso também acontece na boca, como se eu estivesse gaguejando.

Gostaria de saber o que fazer: devo ir ao psiquiatra ou procurar outro médico? Existe a possibilidade de que o lítio não tenha relação com isso?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Existe a possibilidade da causa ser neurológica. Certamente te recomendo a procurar com certa urgência a neurologia, segundo essa descrição sua que acabei de ler! Espero ter contribuído!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tremores finos são um efeito colateral relativamente comum do lítio, especialmente em doses mais altas ou em pessoas mais sensíveis. No entanto, espasmos intensos e involuntários, especialmente a ponto de dificultar funções motoras como segurar um talher ou falar com clareza, merecem uma avaliação urgente. Mesmo que os sintomas tenham começado com o uso do lítio, é possível que haja outros fatores envolvidos. Acredito que o lítio não seja a única causa. Minha recomendação é que você procure o seu psiquiatra o quanto antes, mas também vá a um pronto-atendimento (preferencialmente com avaliação neurológica), especialmente se os espasmos estiverem intensos e incapacitantes. Não precisa esperar para decidir entre um ou outro: em casos assim, a ação mais segura é procurar atendimento imediato e, em paralelo, comunicar seu psiquiatra para acompanhar a evolução.
A intoxicação por litio pode cursar com tremores. No seu relato mesmo com a suspensão do uso os espasmos e tremores continuaram. Portanto pode ser que a causa seja outra entao vale a pena investigar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.