Estou tomando antidepressivo ZOLOFT, meu colesterol aumentou e estou correndo risco de adquirir diab

2 respostas

Estou tomando antidepressivo ZOLOFT, meu colesterol aumentou e estou correndo risco de adquirir diabetes mellitus. Se eu parar de tomar o remédio ou diminuir a dosagem, os índices voltam ao normal?

Grata pela atenção.
Existem alguns estudos que sugerem que o uso prolongado de inibidores de recaptura de serotonina (dos quais a sertralina é um exemplo) pode aumentar o colesterol. Em relação ao diabete, desconheço estudos neste sentido. Possivelmente, a interrupção da medicação levará a normalização do colesterol. Entretanto, deve-se levar em conta vários fatores: 1) o aumento do colesterol pode ter outras causa - não é porque você está usando sertralina e o colesterol aumentou que é possível concluir que o aumento é da medicação; 2) o tratamento do quadro psiquiátrico, pela sertralina, tem grande possibilidade de melhorar a capacidade de a pessoa cuidar de si mesma e, assim, tomar as devidas precauções para controlar seu metabolismo, através de exercícios físicos, dieta e, se necessário, medicações; 3) os benefícios trazidos pela sertralina e sua segurança geralmente ultrapassam quaisquer riscos; 4) JAMAIS mexa em sua medicação sem conversar e discutir suas dúvidas com seu psiquiatra. Mesmo que haja qualquer alteração e a opção seja mudar a medicação ou a dose, não há nenhuma pressa em fazê-lo antes de você conversar com ele. E, como escrevi, deve-se pesar todos os prós e contras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi bom dia, a melhor forma de normalizar o colesterol se você tem o tipo de hipercolesterolemia ( alto colesterol no sangue) de forma adquirida, ou seja, não sendo a hipercolesterolemia familiar, é através de uma dieta adequada, atividade física e perda de peso. O tratamento de uma ansiedade ou depressão pode muitas vezes reduzir compulsões alimentares motivadas por ansiedade e ajudar nessa empreitada de até mesmo melhorar o colesterol, em outros pacientes pode aumentar o apetite, mas isso não é o fim do mundo porque mesmo com o aumento de apetite, acaba que sempre você poderá decidir o que comerá. Outra coisa importante de você pesquisar é se não está com oscilações no funcionamento de sua tireóide porque quadros depressivos podem gerar hipotireoidismo através de um mecanismo bem complexo, e hipotireoidismo pode gerar depressão, e se com hipotireoidismo há grande tendência de aumento do colesterol. Lembrando que apesar de não ser comum, existem relatos de pacientes que devido a efeito do antidepressivo que desenvolvem hipotireoidismo, mas se isso tiver ocorrido não é motivo de interrupção do seu tratamento depressivo/ansioso e sim motivo para tratar os demais problemas juntamente à depressão. Se interrompido o tratamento sem orientação e seguimento seus riscos de falta de energia, piora ansiosa ou depressiva são muito grandes e inclusive de piorar a sua capacidade de cuidar e buscar a saúde sua como um todo ( corpo e mente), porque a mente influencia no corpo e o corpo na mente sempre! Melhoras e espero ter ajudado um pouco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Daforin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.