Estou tomando Cloridrato de Fluoxetina a 3 meses, a princípio não tive efeitos colaterais, mas agora

3 respostas
Estou tomando Cloridrato de Fluoxetina a 3 meses, a princípio não tive efeitos colaterais, mas agora comecei a sentir tremores, visão turva e hipotensão. O que eu devo fazer, nesse caso? Fora isso, estou sentindo muito bem com a medicação. Se eu optar por continuar com o mesmo tratamento, tem algo que posso fazer para não sentir estes efeitos indesejáveis?
Precisa de uma avaliação para ver se realmente os tremores, visão turva e hipotensão são mesmo causados pela fluoxetina. Outras doenças ou outras medicações, caso faça uso, podem causar esses sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rafael Ferreira
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Olá, tudo bem?
Seria necessária uma avaliação mais apurada.
É muito comum os pacientes acusarem as medicações psiquiátricas por quaisquer sintomas que sentem.
Não podemos descartar exames complementares para excluirmos outras patologias que também cursam com esses sintomas; e também analisarmos todas as substâncias/medicações que possa estar usando.
De qualquer maneira, não interrompa a medicação sem orientação de seu médico.
Espero poder ter ajudado.
Abço.
Dra. Daniele  Costa Rachid Lacerda
Psiquiatra, Especialista em clínica médica
Belo Horizonte
Após três meses de uso, não é tão comum surgirem efeitos colaterais novos com a fluoxetina, mas isso pode acontecer. Tremores podem estar relacionados ao efeito serotoninérgico da medicação. Já visão turva e hipotensão não são efeitos típicos e merecem avaliação clínica mais cuidadosa, pois também podem ter outras causas, como desidratação, alteração de pressão arterial, uso concomitante de outros medicamentos ou questões oftalmológicas.

O primeiro passo é não interromper abruptamente por conta própria, especialmente porque você relata estar se sentindo bem do ponto de vista emocional. É importante verificar sua pressão arterial, revisar outros medicamentos em uso e relatar detalhadamente os sintomas ao seu médico. Dependendo da intensidade, pode ser necessário ajustar a dose, fracionar o horário, investigar causas clínicas associadas ou, eventualmente, considerar substituição.

Caso os sintomas sejam leves, algumas medidas gerais podem ajudar enquanto aguarda avaliação, como manter boa hidratação, levantar-se lentamente para evitar queda de pressão e observar se os tremores pioram com cafeína ou estresse. No entanto, se houver piora importante, desmaio, alteração visual persistente ou mal-estar significativo, procure atendimento médico antes do retorno agendado.

Caso deseje agendar uma consulta, estarei disponível para te ajudar.
Atenciosamente,
Dra. Daniele Lacerda

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 538 perguntas sobre Cloridrato De Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.