Estou tomando escitalopran 10 mg pela manha ha 6 meses e o medico agora acrescentou pregabalina para

4 respostas
Estou tomando escitalopran 10 mg pela manha ha 6 meses e o medico agora acrescentou pregabalina para fibromialgia a noite.
Posso tomar essas medicacoes em conjunto?
Olá, sim. Não há problemas. Mas pregabalina pode dar sono, então melhor que seja à noite.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Camila Freitas
Psiquiatra, Generalista
Campo Grande
Ola!! Tudo bem?
Sim, escitalopram e pregabalina podem ser usados juntos, especialmente quando indicados por um médico. Essa combinação é até comum em casos de ansiedade associada à dor crônica, como na fibromialgia. O escitalopram ajuda no humor e na ansiedade, enquanto a pregabalina costuma aliviar as dores e melhorar a qualidade do sono.

Mas é importante lembrar que existem diferentes abordagens de tratamento para fibromialgia, e muitas vezes é possível alcançar resultados ainda melhores com ajustes ou outras estratégias personalizadas.
Se você sente que ainda não está tendo o alívio que gostaria, estou à disposição para avaliar o seu caso com calma e encontrar o caminho que faça mais sentido pra você
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Sim, escitalopram de manhã e pregabalina à noite podem ser usados juntos, e essa é uma combinação bastante comum, especialmente em casos de fibromialgia associada à ansiedade ou depressão.

O escitalopram atua principalmente na serotonina e ajuda no humor e na ansiedade ao longo do tempo. Já a pregabalina age nos canais de cálcio do sistema nervoso, ajudando a reduzir a dor crônica da fibromialgia, além de ter um leve efeito ansiolítico e sedativo — o que costuma ser útil à noite.

Eles não têm interação perigosa direta, mas nos primeiros dias é normal sentir um pouco mais de sonolência, tontura ou cansaço, especialmente com o início da pregabalina. Esses efeitos tendem a melhorar conforme o corpo se adapta.

Resumindo: pode sim usar juntos, com orientação médica, e essa estratégia costuma trazer bons resultados para quem tem dor e sintomas emocionais associados. Se os efeitos colaterais forem fortes, vale avisar seu médico para ajuste da dose.
Sim, não há interação medicamentosa entre os dois fármacos que contraindiquem o uso simultâneo prescrito pelo seu médico assistente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.