Estou tomando fluoxetina pra tratar ansiedade mas sinto que estou ficando angustiada e depressiva. I

3 respostas
Estou tomando fluoxetina pra tratar ansiedade mas sinto que estou ficando angustiada e depressiva. Isso é algum efeito colateral?
Certamente não é. Se está depressiva, é porque ainda não melhorou e, enquanto a medicação ainda não fier efeito, pode mesmo piorar. Em relação à ansiedade, algumas pessoas sentem alguns sintomas físicos desagradáveis, no início do tratamento, semelhantes aos que ocorrem em situações de ansiedade. Quando se tratar disto, em dias ou poucas semanas costuma melhorar ou desaparecer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O fluoxetina é um antidepressivo e ansiolitico e certamente isso não é um efeito colareral esperado. Isso pode se dever a uma outra condição subjacente e talvez a necessidade de um estabilizador de humor. mas é necessario uma investigação mais minuciosa da causa desse fato. Converse com o seu médico
Olá! A fluoxetina geralmente demora pelo menos 2 a 4 semanas para começar o efeito. Até lá podem aparecer efeitos colaterais como náuseas, vômitos e dor de cabeça. Além disso, pode ocorrer uma piora do humor, ansiedade/angústia no início do tratamento. Esses efeitos costumam melhorar após as primeiras semanas, mas devem ser observados de perto, uma vez que podem se intensificar. É recomendado que retorne ao seu médico para avaliar ajustes em 4 semanas ou até menos caso os sintomas tragam prejuízo no seu dia-a-dia.

Especialistas

Thais Peixoto Maldonado

Thais Peixoto Maldonado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Thaísa Madeira

Thaísa Madeira

Psicólogo

Sorocaba

Livia Andrade

Livia Andrade

Psicólogo

Itu

Idania B. Peña Grass

Idania B. Peña Grass

Psicólogo

Rio Claro

Natália Pedó

Natália Pedó

Médico de família, Generalista

Passo Fundo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.