Estou tomando garamicina e norfloxacino isso vai interferir no efeito da mesegyna?

1 respostas
Estou tomando garamicina e norfloxacino isso vai interferir no efeito da mesegyna?
Garamicina (gentamicina) e Norfloxacino são antibióticos usados para tratar infecções bacterianas. A Garamicina é um aminoglicosídeo, enquanto o Norfloxacino pertence à classe dos fluoroquinolonas. A preocupação com a interação entre antibióticos e contraceptivos hormonais, como a Mesigyna, é comum.

De modo geral, a maioria dos antibióticos não demonstrou interferir significativamente na eficácia dos contraceptivos hormonais, incluindo pílulas, injeções, adesivos e anéis vaginais. A exceção notável são os medicamentos que induzem as enzimas do citocromo P450, como a rifampicina e a rifabutina, que podem reduzir os níveis plasmáticos dos hormônios contraceptivos e, por conseguinte, diminuir sua eficácia.

Para os antibióticos que você está tomando, Garamicina (gentamicina) e Norfloxacino, não há evidências robustas que sugiram uma interação direta que possa comprometer a eficácia da Mesigyna. No entanto, é importante considerar que efeitos colaterais gastrointestinais dos antibióticos, como diarreia e vômitos, se ocorrerem dentro de algumas horas após a administração do contraceptivo, podem afetar a absorção dos hormônios no caso de contraceptivos orais, o que é menos relevante para a Mesigyna, que é administrada por injeção.

Apesar da baixa probabilidade de interação significativa, é sempre prudente adotar uma abordagem cautelosa. Se você tem preocupações específicas sobre a interação entre seus antibióticos e a Mesigyna, ou se está experimentando efeitos colaterais que possam afetar a eficácia do seu método contraceptivo, é aconselhável discutir essas questões com seu médico. Eles podem fornecer orientações personalizadas com base em seu histórico médico e nas circunstâncias específicas do seu tratamento.

Em alguns casos, médicos podem recomendar o uso de um método contraceptivo de barreira adicional, como preservativos, durante o tratamento com antibióticos e por um curto período após a conclusão do tratamento, como medida de precaução.

Lembrar que a comunicação aberta com seu médico é essencial para o manejo eficaz de sua saúde reprodutiva e geral. Não hesite em trazer suas dúvidas e preocupações para que juntos possam tomar as melhores decisões para seu bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.