Estou tomando levotiroxina sodida, mais esta me dando tontura,e normal? Gostaria tabem de saber sobr

2 respostas
Estou tomando levotiroxina sodida, mais esta me dando tontura,e normal? Gostaria tabem de saber sobre o iodo se ele tratamento pra Ipotiroidismo se é recomendado
A sua preocupação com os efeitos da levotiroxina sódica e o papel do iodo no tratamento do hipotireoidismo é muito válida e merece uma resposta cuidadosa, considerando os princípios da medicina integrativa, que engloba a endocrinologia, nutrologia e clínica médica.

A levotiroxina sódica é um medicamento comumente prescrito para o tratamento do hipotireoidismo, uma condição caracterizada pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos pelo corpo. Embora seja geralmente bem tolerada, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais, como tonturas, especialmente durante o ajuste inicial da dose. É importante notar que a tontura não é um efeito colateral comum da levotiroxina e pode ser um sinal de que a dose precisa ser ajustada ou que há outra condição subjacente que precisa ser avaliada. Portanto, é essencial comunicar qualquer efeito colateral ao seu médico, que pode avaliar a necessidade de ajustes na medicação ou investigar outras causas possíveis para a tontura.

Quanto ao iodo, este é um mineral essencial para a produção dos hormônios tireoidianos. Uma deficiência de iodo pode levar ao hipotireoidismo, especialmente em áreas onde o iodo não é suficientemente presente na dieta. No entanto, para pessoas que já têm hipotireoidismo e estão sendo tratadas com levotiroxina, a suplementação de iodo não é geralmente recomendada sem a orientação de um médico. Isso porque o excesso de iodo pode, paradoxalmente, piorar o hipotireoidismo ou levar a outras disfunções tireoidianas.

Na medicina integrativa, o tratamento do hipotireoidismo vai além da simples prescrição de medicamentos. Consideramos uma abordagem holística que inclui a otimização da dieta para suportar a função tireoidiana, o manejo do estresse, que pode afetar a tireoide, e a avaliação de outros fatores de estilo de vida que podem influenciar a saúde tireoidiana e geral. Por exemplo, uma dieta rica em frutas, vegetais, selênio e zinco pode apoiar a função tireoidiana, enquanto práticas de redução de estresse, como a meditação e o yoga, podem ajudar a gerenciar os sintomas do hipotireoidismo.

É crucial que qualquer alteração na medicação ou na suplementação seja feita sob orientação médica, após uma avaliação cuidadosa do seu estado de saúde geral, necessidades individuais e objetivos de tratamento. Um plano de cuidados personalizado, desenvolvido em colaboração com um profissional de saúde que pratica a medicina integrativa, pode oferecer o suporte necessário para gerenciar o hipotireoidismo de forma eficaz e melhorar sua qualidade de vida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá,

Tonturas não costumam ser um efeito coletaral comum da levotiroxina. Na verdade, o hipotireoidismo descompensado poderia ser uma causa de tontura. Mas de maneira geral, vale a pena investigar outras causas de tontura.
Em relação ao iodo, seu uso não é recomendado para tratamento do hipotireoidismo, que é feito com a reposição do hormônio tireoidiano, ou seja, a levotiroxina. Tanto a falta quanto o excesso de iodo são prejudiciais. No Brasil, o sal de cozinha já é iodado e por isso a deficiência deste mineral é algo incomum. Além disso, a reposição de iodo poderia levar a um excesso no organismo e ser prejudicial.
Já a iodoterapia é uma forma de tratamento de hipertireodismo (excesso de hormônios tireoidianos), que seria o oposto do hipotireoidismo (falta desse hormônio).

O Endocrinologista é o profissional mais indicado para tratamento de distúrbios endocrinológicos, como no caso de doenças da tireoide.

Uma abraço.

Dr Gustavo Koga
Médico Endocrinologista
CRM 188024 / RQE 91863