Estou tomando PEP, quatro dias após o início tive uma relação de risco novamente. Busquei atendimento

2 respostas
Estou tomando PEP, quatro dias após o início tive uma relação de risco novamente. Busquei atendimento no CRT DST e me disseram que estava protegido pelo uso da PEP e que não precisaria completar meu tratamento com mais doses. Fiquei um pouco receioso e gostaria de uma segunda opinião.
Dra. Keilla Mara Freitas
Infectologista, Intensivista
São Paulo
não se toma mais dias de PEP em caso de nova exposição durante o uso, mas passa a ser considerado a nova data para título de janela imunológica

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Se você começou a tomar a PEP dentro das 72 horas após a primeira exposição de risco, ela é eficaz para prevenir a infecção pelo HIV, mas seu efeito depende de ser seguida corretamente por 28 dias. Em relação à segunda exposição de risco, o que os profissionais do CRT te disseram está correto: desde que você tenha iniciado a PEP de forma adequada, a proteção oferecida por ela continua, e você não precisaria reiniciar o tratamento. No entanto, é importante observar que a PEP deve ser tomada corretamente, sem interrupções, e caso você tenha dúvidas ou preocupações sobre o tratamento, é sempre bom discutir com um médico especialista. Eles podem avaliar sua situação com mais detalhes e garantir que você está protegido. Se possível, mantenha o acompanhamento regular para garantir que o tratamento está sendo bem-sucedido.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 469 perguntas sobre Profilaxia pós-exposição ao HIV
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.