Estou tomando revoc 100 mg há um tempo e noto uma insônia incapacitante durante o dia. Viro praticam

3 respostas
Estou tomando revoc 100 mg há um tempo e noto uma insônia incapacitante durante o dia. Viro praticamente um zumbi, e isso está me atrapalhando muito. Essa sonolência não ocorre durante a noite, só durante o dia. Tomo o remédio 21h todo dia. Quando eu tomava o de 50 mg eu não tinha esse sono todo incapacitante durante o dia. É normal?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O uso de Revoc (quetiapina) 100 mg, especialmente à noite, pode levar a sonolência residual durante o dia, o que é um efeito colateral conhecido da medicação. Esse perfil sedativo é mais evidente em doses baixas a moderadas, por sua atuação nos receptores histamínicos e adrenérgicos. Quando a dose foi de 50 mg, seu organismo pode ter tolerado melhor o efeito, mas ao dobrar para 100 mg, é comum que a sonolência se intensifique. Em algumas pessoas, esse efeito é mais prolongado, resultando em uma sensação de "ressaca medicamentosa" ao longo do dia, mesmo sem interferir no sono noturno. Essa resposta varia bastante entre os pacientes, mas não deve ser ignorada quando começa a afetar o funcionamento diário. Alterações na dose, no horário da tomada ou até mesmo considerar outra abordagem terapêutica podem ser necessárias. Diante da persistência desse sintoma, o mais indicado é retornar ao psiquiatra para reavaliar o tratamento e buscar o melhor equilíbrio entre eficácia e qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Medicações antidepressivas podem causar essa sonolência como efeito colateral, poderia tentar ajustar o horário da medicação, aumentar a dose ou trocar a molécula, procure seu especialista para auxilia-la na escolha.
A vortioxetina (Revoc) normalmente é considerada um antidepressivo de perfil neutro ou levemente ativador, mas algumas pessoas desenvolvem o efeito oposto — sonolência intensa ou fadiga diurna, especialmente após aumento da dose.

Isso ocorre por diferenças individuais no metabolismo da medicação e na sensibilidade dos receptores de serotonina. Quando a dose sobe de 50 mg para 100 mg, a sonolência pode aumentar, no entanto, o efeito pode melhorar ao longo das próximas semanas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.