Estou tomando sertralina 100 mg e ansitec , e o alprazolam em caso de crises .. se eu tiver crise e

Estou tomando sertralina 100 mg e ansitec , e o alprazolam em caso de crises .. se eu tiver crise e tiver acabo de tomar um desses primeiros posso tomar o alprazolam? Ou suspendo eles e tomo somente o alprazolam?

3 respostas


Sua pergunta está um pouco confusa (é sempre bom a gente revisar o que posta, porque escrevendo rápido isto pode ocorrer). Mas, parece-me que está perguntando que, se acabar o Ansitec* (buspirona) e/ou a sertralina, poderia tomar somente o alprazolam. Nao pode, porque o alprazolam, como todo benzodiazepínico, na maioria dos casos deve ser usado pelo menor tempo possível, devido a seus efeito colaterais - e nao substitui nenhum dos anteriores, porque seu mecanismo de ação é outro. De resto, se está se referindo a crises de ansiedade ou ataques de pânico, o alprazolam nao é a primeira opção, caso a ideia seja abortar a crise em seu início, pois seu início de ação nao é suficientemente rápido - há medicaçoes de ação mais rápida. Porém, deve conversar a respeito de tudo isto com seu médico, que conhece pessoalmente seu caso e os detalhes de seu tratamento e deveria ser a melhor pessoa para aconselhar você em relaçao a suas dúvidas.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! A sertralina e o ansitec são de uso contínuo e não devem ser interrompidos abruptamente. Você pode tomar o alprazolam mesmo tendo tomado os outros, se estiver em crise, mas como o colega falou, o início de ação não é tão rápido. É importante ressaltar que o uso de benzodiazepínicos (como o alprazolam) não deve ultrapassar 2-4 semanas, pois ele gera tolerância e dependência.


Ola, a sertralina e o ansitec são feitos de uso continuo justamente para que crises não venham a ocorrer, ou a sua frequencia seja diminuida. Se isso não ocorrer, é legal conversar com seu profissional referencia. Sobre o alprazolam, o ideal e voce tomar quando sentir qualquer sintoma que ocorra na crise, pois é um sinal q ela esta vindo. Ao fazer isso voce previne ou ameniza ela, nao fazendo seu uso continuo. Sobre ter acabado de tomar a medicação continua e usa-lo pois percebeu sintoma, é sem problemas. Só não use de forma continua para não causar dependencia.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.