Estou tomando vitamina D a 15 anos, tomo todos os dias 2500ui. Nos meus exames mais recentes meu cal

3 respostas
Estou tomando vitamina D a 15 anos, tomo todos os dias 2500ui. Nos meus exames mais recentes meu calcio está normal e minha vitamina D 53, o que também é bom. Porém não tomo a vitamina K2 e me alertaram que isso pode ser ruim para mim. Devo tomar essa vitamina? Minha dieta não contém ovos, carne vermelha ou alimentos fermentados. Sem suplementar minha vitamina D é 0.
Dr. Leonardo Motta da Silva
Psiquiatra, Médico clínico geral, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Olá! Sugiro agendamento de consulta médica (Nutrologia) para um check up e avaliação dos níveis de vitaminas e de minerais, tomado como base seu estado clínico atual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Camila Guardia Sutilo
Nutrólogo, Médico clínico geral
Jacareí
O uso prolongado de vitamina D sem a associação de vitamina K2 pode, de fato, trazer riscos a longo prazo, pois a K2 ajuda a direcionar o cálcio para os ossos e evita o acúmulo em vasos sanguíneos. Diante do seu caso — uso crônico de D3 e dieta pobre em fontes de K2 — a suplementação costuma ser recomendada, salvo se houver contraindicações (como uso de anticoagulantes).
Aproveito para destacar que, em dietas sem ovos e carnes, é importante também monitorar a vitamina B12, já que sua deficiência é comum nesses casos e pode causar sintomas neurológicos e hematológicos se não for corrigida.
O ideal é manter acompanhamento médico regular com dosagens das vitaminas e ajustando a suplementação conforme seus exames. Lembrando que a automedicação não é algo seguro, mesmo se tratando de vitaminas!
Dr. Renato Lobo
Nutrólogo, Médico do esporte
São Paulo
Excelente pergunta — e muito importante!
A vitamina D e a K2 atuam de forma complementar no metabolismo do cálcio.

A vitamina D aumenta a absorção intestinal de cálcio.
A vitamina K2 direciona esse cálcio para os ossos e dentes, evitando que ele se deposite em locais inadequados, como artérias e rins.

No seu caso:

O uso crônico de vitamina D (15 anos) com bons níveis séricos é positivo, mas a ausência de fontes alimentares de K2 (como ovos, carnes e alimentos fermentados) pode realmente reduzir a disponibilidade dessa vitamina.

Mesmo com cálcio e vitamina D normais, a deficiência de K2 pode favorecer calcificações vasculares ao longo do tempo.

Recomendações gerais:

Para quem suplementa vitamina D há muito tempo, avaliar a inclusão de vitamina K2 (na forma MK-7) é, sim, uma boa prática, especialmente se não há fontes alimentares.

Doses comuns variam entre 90 a 200 µg/dia de MK-7, mas a melhor forma é ajustar com base em seus exames e histórico individual.

Sugiro conversar com seu médico para avaliar:

Exames complementares (como PTH, fósforo, osteocalcina e cálcio ionizado).

A introdução segura da K2, garantindo o equilíbrio entre absorção e utilização do cálcio.

Em resumo:
Seus níveis estão bons.
Mas, pela ausência de K2 na dieta e o uso prolongado de D isoladamente, vale considerar a suplementação de vitamina K2 sob orientação médica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.