Estou usando fluoxetina há 15 dias: foram 7 dias com 20 mg e agora estou há 8 dias tomando 40 mg. Ho

3 respostas
Estou usando fluoxetina há 15 dias: foram 7 dias com 20 mg e agora estou há 8 dias tomando 40 mg. Hoje acordei com dor de cabeça, tontura, náusea e uma sensação de estar “aéreo”, meio confuso. Não sei se devo continuar tomando o remédio ou interromper.
Olá!
Os sintomas que você descreve (tontura, náusea, dor de cabeça, sensação de estar “aéreo”) podem acontecer quando a dose da fluoxetina é aumentada. Isso costuma ocorrer nas primeiras 1 a 2 semanas após o ajuste.
Se os sintomas forem toleráveis e estiverem melhorando ao longo dos dias, é comum continuar o tratamento e aguardar a adaptação. Mas, se estiverem intensos, incapacitantes ou piorando, é importante entrar em contato com o psiquiatra para avaliar:
• reduzir novamente para 20 mg,
• fazer uma subida de dose mais gradual,
• ou considerar outra medicação.
Não interrompa por conta própria, pois isso pode aumentar ainda mais os sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como você já está há 8 dias com essa dose de 40 mg e até então não teve nada é bastante possível que consiga tolerar a medicação se der mais chances a ela. Principalmente se o efeito ruim já passou. Compensa testar continuar tomando.
Como psiquiatra eu valorizo a proximidade com meu paciente. Para que ele tenha acesso a mim por whatsapp para esse tipo de dúvida e outras. E para agilizar uma troca de medicação se necessário. Entre em contato com seu psiquiatra para uma proposta do que fazer nessa situação.
Olá! Esses efeitos colaterais podem ser por conta do aumento da fluoxetina e devem passar em mais uma ou duas semanas. Tente se hidratar bastante e se alimentar a cada três horas. Caso os efeitos não melhorem, entre em contato com o seu médico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.