Estou utilizando atorvastatina 40mg, tenho 33 anos, 1,62mt, 58kg, fumante e pratico exercícios moder

1 respostas
Estou utilizando atorvastatina 40mg, tenho 33 anos, 1,62mt, 58kg, fumante e pratico exercícios moderados diariamente (pedal), tenho histórico familiar de Colesterol alto. Quanto à alimentação, evito doces, gorduras e frituras, apesar de não ter uma dieta extremamente rigorosa.

Fiz exames em 15/Fev/22, resultados LDL 324g e HDL 39, com CT de 389, triglicerídeos 132. Iniciei o uso de Atorvastatina 40mg e, em exame realizado em 2/5/22 (quase 3 meses depois), houve redução do LDL para 154, o HDL reduziu (!) para 34 e o CT reduziu para 203, e Triglicerídeos foram para 71.

Queria saber sobre a evolução do tratamento, se posso esperar mais redução usando essa mesma dose de Atorvastatina 40mg, ou se ela pode já ter atingido o limite de redução, sendo possível mais redução somente se aumentar a dose. Da mesma forma, se no próximo exame (em Nov/22) o LDL for para um nível esperado (abaixo de 130), pode ser reduzida a dose da Atorvastatina?
Ola!
LDL de 324 mg/dl é considerado HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR.
Deve tomar estatina de maneira contínua, sem interrupção.
Não recomendo reduzir a dose, na verdade talvez até aumentar para 80 mg ou associar uma droga chamada Ezetimiba, a critério do seu médico.
Outra estatina potente é a Rosuvastina.
É possível que seu alvo de LDL colesterol seja < 100 mg/dl, de acordo com seu perfil de risco cardiovascular.
Estes alvos são impossíveis de serem atingidos sem medicação potente.
Estatina salva vidas!
Infelizmente atividade física que faz (pedal) reduz pouco o LDL, principalmente por origem genética. Mas deve continuar!
Pense seriamente em abandonar tabagismo!
Fazer rastreamento de parentes de primeiro grau quando ao colesterol.
Se cuide!
Forte abraço

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!