Estresse pode deixar o estômago sensível?

9 respostas
Estresse pode deixar o estômago sensível?
Certamente. Inclusive podendo levar a problemas gastrointestinais graves. Idealmente, é bom buscar um/a gastroenterologista visando excluir quaisquer questões que sejam de ordem orgânica. Caso seja verificado que de fato o problema é de ordem psicossomática, um/a profissional psi poderá ser de grande valia para encontrar uma saída menos danosa e estressante para isso que você se queixa.

Olá! Sim, muito estresse pode irritar o estômago e virar até um gastrite nervosa. Seria legal buscar um médico pra avaliar essa questão estomacal e um psicólogo para te ajudar a lidar melhor com esse estresse
Olá! Um dos hormônios liberados pelo estresse é o cortisol, e ele quando produzido com frequência e/ou por longo período pode afetar o estômago, assim como ao cérebro, coração, trazendo prejuízos para a saúde.
Seria aconselhável consultar um especialista para checar sua saúde e fazer psicoterapia para conseguir lidar com a situação causadora de estresse.
O estresse, prolongado por muito tempo, pode afetar não só o estomago como outras partes fisiológicas. Imagine o seu corpo sobre uma pressão e estado de alerta constante. Toda essa tensão pode usar o seu corpo como uma válvula de escape. Dores no estomago, gastrites, dores de cabeça, dores no corpo, todos tem grandes relação com o estresse. O ideal é buscar ajuda. Realizar um check up médico para cuidar e averiguar o estado físico, e procurar um bom psicólogo para cuidar da saúde mental.
Bom dia! Não somente pode prejudicar o estômago, mas também causar outros problemas, inclusive na produção de hormônios e início de ansiedade e depressão. Importante mudar o fator estressante, ou buscar psicoterapia para lidar melhor com isto.
Boa noite. Sim, muitos pacientes relatam dores estomacais. Procure orientação medica.
Sim, o estresse é um problema que deve ser levado a sério! O ritmo que levamos a vida tem sido muito acelerado, exigindo muito de nós, tanto fisicamente, como emocionalmente. O estresse pode se originar, por exemplo, no trabalho, nas relações pessoais e nas dificuldades financeiras.Quando se tem o acúmulo de situações estressantes sem saber administrá-las são gerados sintomas, que incluem efeitos físicos e emocionais, que podem comprometer a qualidade de vida. Sendo eles: Ansiedade, crises de pânico, perturbações do sono, impaciência, negatividade, entre outros, como a alteração do funcionamento do estomago. Nosso corpo sinaliza quando estamos no limite de nossa exaustão, podendo gerar dores musculares, irritações na pele, etc. Ninguém é de pedra, precisamos aprender a lidar com nossas emoções se queremos viver uma vida mais saudável e tranquila. Um psicoterapeuta pode te ajudar nisso.
Sim, doenças psicológicas podem produzir dores físicas. Mas procure um médico para descartar hipóteses de doença orgânica.
Olá, boa noite.

Sim, pode. O estresse pode estar relacionado, na sua fase mais aguda, a manifestações de sintomas psíquicos (raiva, tristeza, irritação, Etc ), físicos ( taquicardia, tensão muscular, dores de cabeça, estômago, tonturas e tremores etc) ou ambos.

Em casos assim, muito possivelmente, o nível de estresse está muito elevado. Sugiro que busque um psicólogo e/ou psiquiatra para cuidar das causas e sintomas. Em caso de alterações físicas ou fisiológicas, possivelmente será necessário também cuidar com um especialista, como por exemplo, um médico gastroenterologista.

Abraços e cuide-se