Estudos comprovaram que a Fobia social produzem altas quantidades de serotonina, então eu não precis

10 respostas
Estudos comprovaram que a Fobia social produzem altas quantidades de serotonina, então eu não preciso tomar os inibidores de recaptacao de serotonina para o tratamento certo?
Além do papel de eventuais medicamentos, é muito importante que a fobia seja acompanhada por um psicólogo, que poderá compreender as dinâmicas psicológicas do que está ocorrendo e ajudar no processo de superação desse sofrimento.

O tratamento para Fobia Social varia de acordo com cada caso, mas de modo geral, consiste no uso de medicamentos (antidepressivos, ansiolíticos) associado à psicoterapia. É importante ir em busca de profissionais que possam te acompanhar e proporcionar o tratamento efetivo para o seu caso.
A medicação, nos transtornos psíquicos, podem ser usadas em diferentes estágios do tratamento: há momentos em que elas são necessárias e há outros - quando há um tratamento psicanalítico ou psicoterápico - em que ela pode ser diminuída, ou até mesmo, eventualmente retirada. Para que isso seja possível, é necessário não só o uso da medicação quanto o bom uso da fala e da palavra - que acontece em uma análise.
Uma das responsáveis pela formação e controle das emoções em nosso cérebro é a chamada Amígdala cerebelosa. Pessoas que possuem essa estrutura funcionando em maior atividade, são capazes de apresentar quadros maiores de ansiedade e insegurança na medida em que são postas em momentos de sociabilidade.

Os medicamentos variam de acordo com o quadro clinico.
Somente um médico poderá prescrever qual é o medicamento mais indicado, bem como a dosagem correta durante o tratamento. Os chamados Inibidores de receptação de Serotonina (ISRS em inglês), são, na maioria das vezes, o principal medicamento utilizado no tratamento. Há ainda os Betabloqueadores e Inibidores de ansiedade.

Caso o médico conclua que seja necessário, os medicamentos podem ser utilizados em associação com a Psicoterapia para um tratamento mais eficiente.
O tratamento da fobia social pode ser feito com estratégia combinada de psiquiatra com psicologo cognitivo comportamental (padrão ouro); ou com apenas uma dessas modalidades dependendo das especificidades de cada caso.
A Fobia Social senão tratada pode trazer vários problemas para a vida do paciente. A psicoterapia é muito indicada e em alguns casos o uso de medicamentos também. É muito inspirador ver pessoas se libertando das amarras da Fobia Social. Isso é totalmente possível. Espero que você consiga isso. Abraço
Os ISRS (inibidores seletivos da receptação de serotonina) são medicações eficazes para o tratamento da Fobial Social. Por esse motivo, converse novamente com seu medico para se sentir mais confortável com o uso medicamentoso e não se esqueça de procurar Psicoterapia na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, pois estudos também mostram que ela é a mais eficaz nesse tipo de transtorno. Se cuide!
A consulta com um psiquiatra é sempre importante para entender a real necessidade do uso da medicação para o seu caso. Porém é recomendado a consulta com um psicólogo para, através de um processo colaborativo, entender seus pensamentos e suas crenças. Assim, através da TCC - Terapia Cognitivo Comportamental, realizar um processo terapêutico também com o uso de exercícios que viabilizarão um maior impacto para uma mudança de comportamento e resultados favoráveis.
A ansiedade social, depende de alguns fatores e em alguns casos, não é necessário o uso de psicotrópicos. Métodos da terapia cognitivo-comportamental poderá ajudá-lo. Uma avaliação psicológica inicial se faz necessária
Olá,
É sempre interessante obter a análise de um Médico Psiquiatra para que ele possa informar se há a necessidade e qual medicamento fazer uso.
As fobias possuem diversas manifestações e, por conta disso, obter o auxílio de um psicólogo é de extrema importância no enfrentamento delas.
A Terapia Cognitivo Comportamental é comprovada por estudos como uma excelente abordagem para a Fobia Social, dentre outras.
Espero ter lhe auxiliado. Fique bem!!