Eu acabei de ler a bula do quetiapina e vi que diminui o tsh e T4 interessante que os médicos afirma
3
respostas
Eu acabei de ler a bula do quetiapina e vi que diminui o tsh e T4 interessante que os médicos afirmam o contrário. Eu tomo quetiapina a um ano nunca tive problemas com a tireóide e agora estou com hipertireoidismo, explica isso então quem diz que não tem problemas?
Primeiramente, diminuição do TSH e do T4 não são hipertireoidismo. Em segundo lugar, os artigos que falam de alterações tireoideanas com quetiapina se referem a "hipotireoidismo" e não hipertireoidismo e, realmente, não costumam ocorrer alterações tireóideas no uso de quetiapina: devemos lembrar que as bulas trazem geralmente um excesso de efeitos colaterais possíveis, pois o modo como são relatados os efeitos que vão parar na bula não segue metodologia científica rigorosa, para muitos dos efeitos citados. Além disto, os relatos Portanto, converse com seu médico, pois provavelmente a causa de seu hipertireoidismo não está relacionada à quetiapina.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A quetiapina pode, em alguns casos, afetar a função tireoidiana, como indicado por estudos que sugerem alterações nos níveis de TSH e T4, mas isso não é comum para todos os pacientes. O hipertireoidismo não é um efeito colateral amplamente reconhecido da quetiapina. No entanto, cada pessoa reage de forma diferente ao medicamento, e fatores como predisposição genética ou outros medicamentos podem influenciar esses efeitos. Se você desenvolveu hipertireoidismo enquanto usa quetiapina, é importante discutir isso com seu médico, que pode reavaliar seu tratamento e investigar a causa.
Em medicina falamos em fatores de risco e toda decisão médica é calcada em probabilidades. A industria inclui bastantes informações com forma de respaldo juridico para ela. Nós médicos tomamos decisões fundamentadas em estudos cientificos que levam em consideração fatores geneticos, ganho terapeutico com o uso do remedio, melhoria em qualidade de vida, entre outros. Lidar com um efeito colateral, faz parte do processo. Minha sugestão para o caso concreto, consulte seu psiquiatra sobre, acredito que não haja forte correlação entre os fatos. Sabidamente o llitio tem a associação mencionada.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.