Eu fui diagnóstica com depressão a cerca de 8 meses após a morte(suícidio) do meu melhor amigo e ant

45 respostas
Eu fui diagnóstica com depressão a cerca de 8 meses após a morte(suícidio) do meu melhor amigo e antes já me sentia deprimida e cheguei a tomar escitalopram há 2 meses atrás. Vou começar a terapia agora,po´rem não sei como me expressar e tenho receio,o que faço?
Boa tarde,
O início de uma análise por si só já um movimento de comunicação.
Compreendo que esteja assustada por tratar-se de algo novo em sua vida mas, o ambiente analítico (setting) é disponibilizado para que o paciente possa ocupa-lo da forma que lhe for possível dentro de sua realidade no momento.
Escolha uma Psicóloga (o) com a qual se sinta confortável para se expressar e que lhe passe a sensação de confiança.
Espero ter podido auxiliar neste momento de dúvida.
Sucesso na análise.
À disposição.

Boa tarde, como as colegas acima falaram é importante que vc tenha empatia com o profissional que vc escolher. Realmente é muito difícil falar sobre coisas dolorosas, ainda mais com alguém que nunca vimos e não conhecemos. Ao escolher um psicólogo vários fatores devem ser levados em consideração, tais como: localização (ser um local que seja funcional, ou seja, próximo ou que seja fácil de chegar), tem que ser um lugar que vc se sinta acolhido, onde vc se sinta bem em estar; onde vc sinta que o profissional e você tiveram um clique. Alguns colegas não cobram a primeira sessão, outros cobram. Informe-se e faça algumas entrevistas iniciais. Ë importante que vc se sinta a vontade com a pessoa que vc escolher. O bom profissional te ajudará a se expressar.
Espero ter ajudado. E estou a sua disposição caso vc tenha mais alguma dúvida.
Olá! Esse receio é super normal, pois você confiará fatos muito importantes da sua vida a uma pessoa, até então, desconhecida. Mas fique tranquila, que uma boa psicóloga (bom psicólogo) saberá conduzir o momento de forma que você se sinta à vontade para expor a sua dor e ao passar das sessões a situação vai ficando cada vez mais confortável, pois será criado um vínculo de confiança entre paciente e psicoterapeuta. É importante lembrar que, conforme o código de ética do psicólogo, o que é tratado na psicoterapia é confidencial, ou seja, mais um motivo para você ficar mais tranquila. Desejo melhoras! Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
É normal que o paciente tenha dificuldades em se expressar e tenha receios nesse início do processo terapêutico. O psicoterapeuta é um profissional que é capacitado também para te ajudar em dificuldades como essa e inclusive acolher você nesse momento e para que as coisas aconteçam no seu tempo. Conforme o andamento da terapia, ele poderá te ajudar nessa dificuldade caso ela persista. Não se preocupe, pois cabe ao terapeuta de ajudar nisso também, nosso trabalho é justamente esse. Boa sorte!
Boa noite, seja mais espontânea possível isto vai te ajudar e ajudar a terapeuta a te conhecer assim como você, isto é de suma importância num tratamento psicoterapêutico porque vai facilitar encontrar o que te aflige; é preciso trabalhar o trauma que causou em você o suicídio do teu amigo, não se preocupe sobre como falar o importante é manifestar tuas dores e angustias, só fale sem medo ou receio a psicologa vai saber te ajudar e principalmente escutar teu sofrimento. espero ter ajudado, bom trabalho.
Olá!!!! Entendo seu receio de não saber como se expressar. Muitas pessoas se sentem assim no início do processo terapêutico. Minha sugestão é que vc vença essa insegurança e procure um profissional. Você precisa de ajuda e um bom profissional saberá conduzir a sessão de forma que vc se sinta mais a vontade e acolhida! Você pode começar falando exatamente o que relatou aqui. Inclusive sobre como se sente em relação a expressar seus sentimentos. Um abraço e tudo de bom pra vc! ????
Oi, não se preocupe com o que você vai dizer lá na sua psicóloga. Mas saiba o que você fala e até o que você não fala é terapêutico. Terapia não é uma prova, uma gravação de um filme, é a sua história ninguém melhor do que você para falar a respeito.
Te desejo melhoras! Lembre-se de tomar a medicação certinha tá.
Querida, sei como é, mas veja, só venha o resto é com a gente. Será acolhida, compreendida e ajudada a se expressar. Com empatia, com calma e cuidado. Apenas vá até um bom psicólogo. Boa sorte
Compreensível. Procure um profissional que consiga gerar um ambiente acolhedor e confortável pra você. Algumas abordagens clínicas permitem o terapeura buscar questionários assertivos como meio de ferramsnta de trabalho. Dessa forma talvez você consiga se expressar com facilidade.
Boa noite querida, é difícil mesmo expressarmos nossos sentimentos e emoções, a abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental pode ser bastante dinâmica, talvez facilite no seu caso, se precisar estou à disposição.

Psicóloga Mariá Lisboa Diotallévy
Olá! Esse receio é muito comum. Escuto bastante de pacientes em primeira sessão de como estão impressionados porque achavam que não iam conseguir se expressar, mas que acabaram conseguindo com facilidade. Isso porque o psicólogo de maneira geral, desenvolveu habilidades para tornar esse momento mais confortável e acolhedor para quem chega. Então o manejo do profissional de psicologia com experiência no seu ofício ajuda muito nessa resistência inicial. Além disso, é importante lembrar que o profissional de psicologia tem um Código de Ética profissional assegura o sigilo das informações que você for falar. Então aquele espaço é um espaço seguro, para que você se sinta protegida e acolhida. É importante tbm que a escolha de profissional se faça com cuidado e que você sinta empatia e confiança por ele!
Olá, bom dia. Começar o processo terapêutico expondo essa sua dificuldade, além de ajudar a psicóloga na condução do tratamento, pode acabar por aliviar um pouco a sua própria tensão. Algumas linhas terapêuticas da psicologia serão mais assertivas ao construir com você o "percurso" do tratamento a partir de técnicas e instrumentos específicos. Por outro lado, outras podem se basear quase que exclusivamente na forma e conteúdo das suas falas e angústias. De todo modo, Independente da abordagem terapêutica, conseguir estabelecer uma boa relação de confiança com a psicologa é fundamental. Inclusive, faz parte da técnica da psicologia conseguir desenvolver adequadamente essa relação que chamamos de aliança terapêutica.

Para atingir o melhor resultado, os casos de depressão são tratados com base na combinação do uso de medicamentos antidepressivos e psicoterapia. Por isso, é importante que você não suspenda o uso do escitalopram por conta própria e relate ao seu médico psiquiatra todas as reações ao medicamento ou mesmo a sua ineficácia.

Lembrando: o médico especialista no tratamento de casos de saúde como o seu é o Psiquiatra. Se houver mais alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato comigo.

Um abraço!
Bom dia! A terapia tem a função de ajudá-la. Não precisa ter receio do q irá dizer. Se você já achou um psicoterapeuta que te passou empatia e tranquilidade, que te acolheu, não precisa ter receio. Apenas falar o q te incomoda, para q assim o psicoterapeuta possa ajudar você. Espero ter ajudado
Um abraço e boa sorte
Bom dia! Compreendo o que você está dizendo, esta é uma questão muito natural no começo. Não se cobre quanto a isso, às vezes leva um um pouco de tempo para você se sentir a vontade com o seu Terapeuta/ Analista. E então ao seu modo ir entrando em contato com o que lhe angustia e ir falando aos poucos, do jeito que você consegue, o que você sente. Você também pode se permitir ficar em silêncio durante o atendimento, pois, mesmo em silêncio, você está comunicando algo para o seu analista sobre o seu sofrimento. É importante que o profissional que lhe atenda também lhe dê a possibilidade de falar de qualquer coisa, o que lhe vier a mente ou não dizer nada, quando não quiser. E tudo isso faz parte do processo.
O fato de você ter feito um movimento em direção do desejo de receber ajuda, é muito importante e salutar. Como relatou, vai iniciar psicoterapia. Seu terapeuta vai te ajudar a conseguir se expressar , desde o primeiro encontro. Você vai sentir-se aliviada e mais confiante quando perceber que pode contar com alguém preparado e acolhedor. Vá em frente, forte abraço.
Ache um psicologo especializado em psicoterapia competente. Inicie abrindo este problema para ele. Existe cura.
É compreensível a sua insegurança frente a uma situação que tenha uma proposta de exposição das suas vulnerabilidades. Porém, é o profissional psicólogo quem deverá dinamizar o encontro de forma que os conteúdos fluam com permeabilidade. Você apenas levará a sua presença, o profissional irá conduzir o espaço de forma que você se aproprie dos benefícios do momento terapêutico. A formação de psicologia capacita o profissional para ofertar um ambiente seguro. Não se preocupe, a tendência é você desmitificar esta situação e se surpreender.
Oi, tudo bem? Que bom que você compartilhou o seu receio, assim posso te ajudar. Você sabia que esse é um medo bastante comum entre as pessoas que vão iniciar um processo terapêutico? É dificil mesmo. Afinal, você está falando sobre coisas dificeis pra alguem que nem conhece direito ainda. Por isso, nós psicólogos estudamos e trabalhamos muito para ajudar as pessoas a desenvolverem estratégias de enfrentamento desse medo e de outros. Eu sugiro que você respire fundo e vá mesmo com esse medo. Compartilha com a sua psicóloga que está se sentindo assim. Ela vai te ajudar a tornar isso mais leve.
E, olha, você já está sendo muito corajosa só de iniciar esse processo, parabéns!
Vá aberto (a) para as sessões. O terapeuta terá expertise para lhe ajudar. Caso não se sinta bem após algumas sessões mude de modalidade ou de profissional. É importante se sentir bem para falar o que for necessário a até mesmo aderir ao tratamento proposto.
O profissional que te receber irá te ajudar a falar e não se preocupe porque não há um jeito de se expressar. Cada um tem o seu, vc já deu um grande passo de buscar ajuda e de se disponibizar ao tratamento o resto o profissional te ajuda a organizar. Fique tranquila
Olá, aos poucos se você criar confiança no terapeuta isso vai se dissolvendo.
Olá! Contar sobre o seu dia a dia é importante, mesmo que no primeiro momento você não necessariamente veja relação direta com algum sofrimento. Fale tudo o que te vier, sem se preocupar com julgamento, o terapeuta está ali para te ouvir. Além disso, contar sobre as diferentes áreas da sua vida, com o tempo, ajudam o seu terapeuta a entender o que está ocorrendo, e poder te ajudar melhor, além de poderem te levar a uma maior compreensão de si mesma.
Olá! A perde de alguém próximo por suicídio é um baque forte mesmo. É importante que vc já tenha iniciado o acompanhamento psiquiátrico mesmo e a psicoterapia vai ajudar bastante no seu processo de recuperação, mas tome seu tempo, procure alguém de confiança, perceba se se sente a vontade com a pessoa e vá compartilhando o que vc sente confortável em compartilhar, dia a dia, sonhos, projetos, medos, desenhos ou qualquer outra forma de expressão. Respeite o tempo do seu processo. Boa sorte!
Procure um psicólogo.
Olá. O primeiro passo foi dado e ele é o mais importante, parabéns por isso. Em terapia é importante você se expressar como quiser e quando quiser. A dificuldade em falar da sua dor também será tratada com um bom psicólogo. É uma construção e o profissional te ajudará nesse caminho.
Lembre-se que o ambiente terapêutico é livre de julgamentos e permite sua comunicação, como paciente, livre de pré-conceitos.
Olá! É natural que você sinta receio de falar sobre você e sobre sua vida com alguém que você ainda não conhece. Mas esse é um passo necessário para que você consiga tratar a depressão. Um bom profissional vai auxiliá-la a sentir-se mais a vontade desde o primeiro atendimento, para que você possa se sentir acolhida e possa expressar livremente os motivos que te levaram a procurar ajuda psicológica. Desejo todo sucesso.
Abraço!
Boa tarde!
Todo início pode ser delicado, mas aos poucos vai conseguindo se sentir à vontade com o profissional para expressar seus sentimentos.
Nesse caso é muito importante que sinta afinidade com o profissional e que tire todas as suas dúvidas quanto ao tratamento para se sentir confiante nesse início.
Olá! É natural que o novo lhe cause alguma ansiedade, mas que bom que deu o primeiro passo e buscou terapia para lidar com tais situações, sinto muito pela sua perda, cuide do bem mais importante que existe: Você! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
É completamente normal que não se sinta confortável logo de cara com o seu psicoterapeuta, afinal é um pessoa relativamente estranha na qual você irá compartilhar questões íntimas. Sugiro que você comente com o seu psicólogo sobre esse desconforto e respeite o seu tempo. Caso perceba que realmente não está dando certo com aquele profissional, busque outro e veja se este desconforto aparece com a mesma intensidade.
Olá!
Como vai?
Apesar de poder ser um início delicado, principalmente para quem nunca teve contato, é um lugar no qual você poderá se sentir a vontade com quem você é, é cerceado pelo sigilo, acolhimento e orientado ao tratamento. Assim, é natural que essa primeira sessão gere um pouco de ansiedade e até angústia, porém você perceberá que, com o passar das sessões, esse pode se transformar em um lugar onde a vida se elabora.

Boa sorte em sua consulta.
Fique o mais tranquilo possível, o terapeuta saberá como conduzir o processo. Não precisa se preocupar com o que dizer, nós como Psicólogos aprendemos a lidar com esse processo. Fique bem!
Olá, boa tarde. Sinto muitíssimo pela perda do seu melhor amigo. Que bom que você está buscando ajuda, este já é o primeiro passo. Sobre o seu receio, você precisa encontrar um psicoterapeuta, pelo qual, se identifique e confie. Assim, conforme o processo for acontecendo, você vai cada vez mais aprendendo a se expressar e nomear as emoções, sensações e sentimentos que está vivendo, dando um passinho de cada vez. Vai ficar tudo bem! Fico à disposição.
Olá! É importante que você mantenha seu tratamento para depressão com um psiquiatra e com um psicólogo. O psiquiatra vai cuidar da questão orgânica e prescrever a medicação adequada para você. É preciso que você siga a recomendação dele corretamente. Na psicoterapia com o psicólogo, você vai, aos poucos, descobrindo como se expressar. Você comentou aqui sobre um medo. Medo de que? Converse sobre isso com o seu psicólogo.
Olá!
É importante que esse receio seja discutido na própria terapia, para que se elabore isso da melhor forma possível junto ao profissional escolhido.
Olá. Espero que esteja bem. Tente elencar assuntos que você acredite que tenham conexão com o sentimento que você tem sobre a morte do seu amigo. Pelo que você falou já havia alguma tristeza instalada antes da partida dele. Não se sinta com medo. Permita-se falar sobre como se sente e assim criar uma conexão com @ profissional que você escolheu. Um forte abraço.
Olá, sinto muito por estar atravessando por este momento. É interessante que no momento da terapia você comece a falar sobre como se sente, você será acolhida da melhor maneira possível, a partir daí irá criar conexão com o profissional que irá te atender e então passará a ter mais facilidade para se expressar. Te desejo Boa sorte no seu processo.
É comum sentir receio ou até mesmo vergonha de se expressar numa consulta psicológica, principalmente no início, quando não conhecemos o profissional. Você pode buscar outras formas de expressão, que não seja falar livremente, você pode escrever o que quer falar, pode pedir que o profissional faça questionários ou atividades para facilitar a expressão. Abraço
O ideal, para todo tipo de situação tratada em psicoterapia, é que o paciente possa ser acolhido e respeitado em sua dor, inclusive em sua eventual dificuldade de expressar seus sentimentos, devendo o profissional manejar a situação para criar o ambiente e circunstâncias adequados para tornar a expressão do paciente o mais natural possível. Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, utilizamos o que chamamos de "experimentos", que nada mais são do que técnicas aptas a trazer para o momento presente os sintomas que precisam ser abordados. Muitas vezes, isso pode ser feito sem expressar em palavras, mas em gestos, posturas, desenhos, entre outros tipos de representação "artísticas", que tragam para o momento do atendimento tudo que precisaria estar sendo expressado mas, naquele momento, não seja possível colocar em palavras. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá!
Entendo que se expressar, falar sobre si e como se sente para outras pessoas pode ser algo difícil para algumas pessoas e que nem sempre a psicoterapia será agradável... Algo importante a pensar é que todas as pessoas tem emoções, sentimentos e isso que nos torna humanos. Mas, para facilitar esse processo, busque um profissional que aparentemente você se sentiria confortável. Ao fazer a primeira sessão, note: como você se sentiu? Quais pensamentos teve em relação ao atendimento e ao terapeuta? Se as respostas forem positivas, dê continuidade ao atendimento, para que juntos vocês possam resolver suas questões.

Espero ter te ajudado, um abraço! ;)
Olá, boa noite. Sinto muito que tenha passado por esta perda tão importante. O processo de luto é vivenciado por períodos onde sentimos deprimidos, e é valido encontrar um profissional que trabalhe com o luto para te ajudar.

antes de iniciar a terapia, procure um profissional a qual você se identifique, sinta acolhida e segura. Depois de escolher lembre-se que não há certo ou errado, que seus sentimentos e emoções são reais e que não haverá julgamento, pelo contrário, você estará em um ambiente seguro e acolhedor. Não tenha receio, o psicólogo te ajudara a conduzir a sua sessão e sua fala, e fale tudo que julgar necessário, tudo é importante.
Espero que tenha te ajudado, e se precisar estou a disposição para conversarmos e para que possa conhecer meu trabalho, um grande abraço. @psiluanamarys
É totalmente compreensível que você esteja ansioso pelo início da terapia. É importante lembrar que a terapia é um espaço seguro e confidencial, projetado para ajudar a lidar com suas emoções e preocupações. Antes da sessão, reserve um tempo para refletir sobre seus sentimentos, pensamentos e experiências. Tente ser o mais honesto possível consigo mesma, identificando as questões que mais o preocupam.
A terapia é um espaço seu para ser usado como quiser e falar sobre o que quiser. Se expresse da maneira como achar melhor; não há uma fórmula de como você deve agir. O psicoterapeuta saberá conduzir a sessão. Inclusive, a terapia também pode ajudar nessa dificuldade de se expressar como gostaria.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, espero que esteja bem e sinto muito por sua perda.
É normal sentir-se nervoso antes de começar a terapia. Lembre-se de que seu terapeuta está lá para ajudá-lo e não vai julgá-lo. Uma boa maneira de começar é simplesmente compartilhar o que você está confortável em falar e avançar a partir daí. Seja honesto sobre suas preocupações e sentimentos. O terapeuta está lá para apoiá-lo em sua jornada de recuperação.
Espero ter ajudado.
Abraços

Olá! O medo e o receio em se expressar são absolutamente naturais, sobretudo em um ambiente de psicoterapia, onde ficamos muito mais expostos e vulneráveis. Expostos e vulneráveis para nós mesmos, no sentido de termos que encarar a nós mesmos, nossos sentimentos, nossas fragilidades e nossas contradições. Pode te ajudar saber que o terapeuta não está numa posição de te julgar, mas de te acolher e de te receber, com o melhor e o pior que há em você, para poder te auxiliar a se desenvolver, crescer, se fortalecer. Boa jornada!
Olá!
Lembre-se de que a terapia é um processo e é normal se sentir nervosa no início. Com o tempo, você se sentirá mais confortável :)

1. Faça uma lista do que deseja discutir para ajudar a organizar seus pensamentos.
2. Seja Sincera: Se estiver com dificuldade para se expressar, diga ao terapeuta. Eles podem guiá-la.
3. Comece Devagar: Vá no seu ritmo; você não precisa compartilhar tudo de uma vez.
Boa sorte :)