Psicoterapia de grupo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - psicoterapia de grupo

Encontre um especialista na sua cidade:

Perguntas sobre Psicoterapia de grupo

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Psicoterapia de grupo

Olá,
O setting terapêutico é um lugar onde você poderá falar, ao seu modo e em seu tempo, sobre sua perda e outras questões. O importante é encontrar um profissional com o qual você se…
27 respostas


Concordo com a Maris, porem o inicialmente o tratamento de SA assenta essencialmente em processos psicoterapêuticos individualizados. Que normalmente requer intervenção a diferentes níveis,…
9 respostas


Olá!!
Tristeza, insegurança, desânimo, medo e indecisão são condições que nos afetam em vários momentos e em várias situações da vida. No entanto o que vai sinalizar a gravidade destas…
17 respostas

Especialistas falam sobre Psicoterapia de Grupo

Terapia em grupo favorece um contato autêntico do indivíduo consigo mesmo e com o seu meio, funciona ao tratamento para a síndrome do pânico e transtorno de ansiedade, proporcionando um espaço de troca de experiências e aprendizado de novas maneiras de perceber e lidar com o problema, ampliando suas formas, visando o auto-conhecimento, a prevenção e o tratamento da ansiedade ou depressão, promovendo desenvolvimento pessoal, alívio dos sintomas e melhor qualidade de vida.

Muitas pessoas não costumam procurar terapia em grupo preocupadas em expor seus problemas, mas acabam constatando que não são os únicos a sofrerem com determinadas questões. Com esta troca todos passam a lidar melhor com seu sofrimento. A terapia de grupo possui um valor menor que a individual, tornando mais acessível. O atendimento em grupo é feito com mínimo de três pessoas. Os grupos podem ser livres ou com tema específico. Nos grupos livres as questões são livres e surge mediante a demanda das pessoas. Nos grupos com temas, as questões são específicas.

Maria Christina Da Costa Santos

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro


A psicoterapia de grupo é uma modalidade coletiva de psicoterapia onde você terá o benefício da interação com outras pessoas também, ao invés da interação exclusiva comigo. Isso é muito positivo na medida em que elas funcionam como um catalisador de seu processo, ou seja, através das vivências dos outros você potencializa o acesso às suas vivências. Há inúmeras vantagens no processo grupal em relação à reorganização e integração de sentimentos, emoções e ideias. Através da experiência do encontro, cada participante vai experimentando relacionar-se mais aberta e confiantemente consigo e com os outros, tornando-se mais livre para se expressar.

São múltiplas as possibilidades que o trabalho com grupos pode proporcionar. A psicoterapia de grupo é indicada para aquelas que buscam um espaço de partilha e troca com outras mulheres, sem jamais perderem sua singularidade ou a especificidade de suas trajetórias de vida, que podem e devem ser ouvidas e celebradas.

Rafaelle Melo

Psicólogo

Niterói


Eu gosto muito desta modalidade. Quando bem feita, é um dos melhores e mais eficazes meios para o tratamento de inúmeros sintomas e transtornos psicológicos e psiquiátricos. Também é um potente meio para o auto conhecimento e desenvolvimento humanos. O ser humano em si é um ser que se relaciona e estabelece uma forma única para tal relacionamento. Na psicoterapia de grupo bem orientada, a intensidade desses relacionamentos é canalizada, entendida e vivenciada pela experiência do terapeuta e de todo o grupo. Além disso todos os outros participantes interagem nas opiniões , sentimentos e expressões de cada um. Outro ponto muito positivo é que o custo por sessão é praticamente 50% do valor.

Eduardo Cantelli

Psicanalista, Psiquiatra

Florianópolis

Agendar uma visita

A psicoterapia de grupo e intensa e rica no sentido das trocas e devoluções que podem ser experimentadas entre os clientes.

Flávia Persequino

Psicólogo

Rio de Janeiro


A psicoterapia em grupo é uma forma de desenvolver habilidades sociais em um ambiente seguro e mediado por um profissional da saúde. Muitas dificuldades e às vezes, até transtornos mentais surgem da dificuldade de se relacionar, seja na vida privada ou profissional. Grande parte da nossa existência é a interação com o outro. Evoluir nessa habilidade é importante para a felicidade e plenitude. Estes atendimentos são feitos em consultório, em sessões semanais de 90 minutos. O prazo do tratamento varia conforme a particularidade de cada paciente.

Juliana Goldstein

Psicólogo

São Paulo


Descrição do Grupo Terapia | Transtornos da Contemporaneidade: Grupo relacionado a dependência a Internet, games, abuso das redes sociais, que apresentem prejuízos sociais, profissionais (queda do rendimento profissional e/ou acadêmico) e afetivo. Grupo homogêne na sua demanda clínica, presa por fomentar adesão entre os membros, desenvolver a consciência sobre os problemas relacionados, criar um espaço de entendimento da dinâmica digital e sua sociologia especifica, aumentar a participação e diminuir a resistência de críticas entre pares. Grupos são formados por 5 participantes. A participação do Grupo é voluntaria e a pontualidade é exigida para melhor andamento do processo.

Luciana Nunes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Psicoterapia de grupo?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.