eu preciso de encaminhamento medico pra passar no psicólogo?

29 respostas
eu preciso de encaminhamento medico pra passar no psicólogo?
Olá, você pode consultar assim que precisar. Os psicólogos estamos sempre disponíveis para isso. Nao precisa encaminhamento nao.

Ei, boa tarde! Como você está? Desejo que bem!! Não é necessário encaminhamento médico, você pode buscar por demanda espontânea. Se cuide. Abraço!
Olá, boa noite !! Não se faz necessário ter um encaminhamento, caso esteja buscando dar início ao seu processo na psicoterapia, eu e meus colegas de profissão estaremos sempre disponíveis para o acolher. Abraço !

Olá!
Você pode começar a sua Psicoterapia de forma particular em qualquer tempo, basta que busque um profissional com o qual se identifique.. você pode pesquisar pelas abordagens pra ajudar a encontrar qual te deixe mais confortável e, a partir daí é só começar...

Caso esteja se referindo ao uso do plano de saúde, de fato algumas operadoras pedem que se passe em um psiquiatra antes, para que seja encaminhado às sessões de terapia

De um jeito ou de outro, o importante é começar!!

;)
Para ingressar em um processo psicoterapêutico, basta a vontade/desejo do paciente, além da busca por um profissional para atender a sua demanda. O encaminhamento médico é apenas uma formalização burocrática dos convênios para que o cliente possa ter liberação/aprovação e acesso às diversas terapias (psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, dentre outras terapêuticas).
Olá! O encaminhamento médico só é necessário caso você esteja buscando psicólogo por plano de saúde ou para solicitar reembolso ao plano, dependendo da exigência burocrática deles. Espero ter ajudado!
Depende, se for por plano/convênio de saúde, ou mesmo em psicoterapia nos CAPS (centro de atenção psicossocial), do SUS é necessário sim. Caso contrário vc mesmo pode procurar, e se informar sobre a linha terapêutica com a qual mais se identifica. E também fazer algumas sessões combinando com o profissional préviamente, para para que vc possa ver se aquela linha é realmente a que poderá ajudá-lo. Boa sorte @lysipsicologa
Olá, espero que esteja bem!
Se for particular não é necessário! Caso queira utilizar o sistema básico de saúde é necessário encaminhamento médico!
Se caso for uma criança e deseje reembolso, tem que ter o encaminhamento do(a) pediatra, pois o convênio solicita!
Um grande abraço
O encaminhamento médico só é necessário caso você esteja buscando psicólogo por plano de saúde, caso contrario não é necessário o encaminhamento.
Olá! Você não precisa de encaminhamento para buscar o psicólogo por conta própria. O que pode acontecer é o seu plano exigir o encaminhamento para então te reembolsar pelas sessões.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Boa noite. Não há necessidade, você pode procurar um profissional psicólogo sem encaminhamento médico.
Mas, em algumas situações específicas, como no caso dos planos de saúde, se você quiser iniciar um acompanhamento com um psicólogo, precisará do encaminhamento médico - ou nos casos de reembolso por estas instituições. Infelizmente, essa prática é bastante comum nestes casos, algo que, ao meu ver, deveria se abolido, pois se trata de um "ato médico".
Olá!
Não é necessário encaminhamento médico para Psicoterapia, a menos que você vá pedir reembolso ao plano de saúde ou fazer terapia com um profissional do próprio plano.
Espero ter te ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350
Olá, depende. Você não precisa de um encaminhamento se for atendido por psicólogos particulares. Se você quiser ser atendido por planos de saúde então pode ser necessário que passe antes por um médico para que solicite encaminhamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 70
olá,
Boa noite ! Só é necessário caso seu atendimento seja feito através de algum plano de saúde, caso contrário, basta procurar o especialista que deseja ser atendido.

Estou a disposição para maiores esclarecimentos,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá. Não precisa. Apenas para os casos de clientes que buscam psicólogo por plano de saúde ou que buscarão reembolso pelo plano de saúde é necessário solicitar encaminhamento médico indicando avaliação psicológica.
Olá Espero que esteja bem! A resposta direta a sua pergunta é não, não é necessário encaminhamento médico para atendimento psicológico, porém é importante a compreenção da própria queixa ou sintoma, e o médico pode auxiliar eliminando questões físicas que possam estar refletindo no comportamento e até nos pensamentos. Uma vez que se identifica a queixa com o psique, isto é, questões sobre pensamentos ou até mesmo formação de sintômas psicossomáticos, o ideal é procurar um profissional da psicologia, com conselho ativo, onde se sinta acolhido e seguro para iniciar um processo psicoterapêutico. Estou à disposição. Abraço.
Olá!
Não precisa. Você pode conferir nessa plataforma a lista de profissionais psi, escolher aquele/a que você acha que possa ser interessante para você, o seu perfil, e ai você já programa a sua primeira consulta.
:)
Olá, para o atendimento psicológico não é necessário encaminhamento, a não ser para alguns convênios onde há esta exigência e pelo atendimento pelas UBS, onde você precisa passar pelo atendimento médico para obter este encaminhamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 200
Não e preciso encaminhamento médico para consultar-se com Psicólogos. Siga os passos para encontrar um Profissional de Psicologia:
- Procure conhecer as especialidades no site do Conselho Federal de Psicologia;
- Selecione a especialidade que lhe parece atender a sua demanda de tratamento;
-Verifique o tempo de experiência do profissional em anos.
- Verifique no site do Conselho de Psicologia da sua região se o profissional esta certificado para atendimento profissional e online e se tem CRP;
- Peca indicação de profissionais de saúde conhecidos e busque profissionais próximos de você;
- Marque uma primeira consulta;
- Perceba se foi possível se identificar com o psicólogo para conseguir desenvolver um relacionamento próspero e de confiança!
- Continue firme no tratamento, ele é importante para o equilíbrio e o crescimento pessoal!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250
Geralmente quando a consulta é pelo convênio médico, há sim a necessidade do encaminhamento, se a sessão for particular, não é necessário.
Olá! Caso o atendimento seja pelo plano de saúde, eles pedem sim o encaminhamento médico para autorizar a psicoterapia. Apenas alguns planos não exigem o encaminhamento. Mas se o atendimento for particular, você poderá iniciar as sessões com o psicólogo sem o encaminhamento.
Olá. De maneira geral não, porém alguns planos de saúde podem solicitar encaminhamento médico sim.
Boa Tarde! Como alguns já explicaram só é necessário encaminhamento médico se você estiver buscando atendimento através do convênio médico que geralmente pode ser de qualquer especialidade (confirmar com seu plano) E caso seja particular apenas busque pelo profissional de sua preferência e agende sua consulta! Fico à disposição.
Olá! Não é necessário encaminhamento, você pode fazer contato direto com um ou uma profissional da psicologia para iniciar um acompanhamento. Só é necessário encaminhamento quando se trata de algum contexto mais burocrático, como em planos de saúde ou algo do tipo.
Oii, como você está? De maneira geral não, porém grande parte dos planos de saúde só aceitam a solicitação e agendamento, dentro da própria operadora, mediante a encaminhamento. Agora, caso você busque por atendimentos particulares, não há necessidade, a não ser que tenha plano e queira pedir o reembolso, porque nesse caso geralmente eles também só reembolsam se anteriormente houver um pedido para psicoterapia.
Olá. Quando for por plano de saúde, sim! Mas para profissional particular, não precisa!
Olá! Não é necessário encaminhamento médico para Psicoterapia, qualquer psicologo creenciado pelo seu conselho que esteja apto pode lhe atender.
Resalvas quando ha intenção de solicitar reembolso a plano de saúde, o que faz necessario encaminhamento medico informando a necessidade de acompanhamento terapeutico multidiciplinar com psicologo clinico.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
Só se for para pegar reembolso do convênio.
Olá, os planos de saúde exigem sim o encaminhamento médico. Já nos atendimentos particulares é só ter vontade de embarcar em um grande processo de autoconhecimento e marcar a primeira sessão.