Eu sinceramente acho chato viver, nunca tive ambições, motivações fortes o suficiente, acho a vida c
3
respostas
Eu sinceramente acho chato viver, nunca tive ambições, motivações fortes o suficiente, acho a vida chata e cansativa, as vezes sinto que viveria uma vida satisfeita se houvesse um apocalipse em que eu lutasse pela minha vida e sobrevivência, tenho um certo anseio pelo perigo, emoção e ação e fazer esportes perigosos não me dão nenhum satisfação, acho minha vida chata e não sinto vontade de viver... viver é cansativo... é sem graça viver... e eu não entendo isso... por que não consigo me sentir feliz e satisfeita tendo uma vida que muitos considerariam agradável... nunca tive falta de nada, nunca passei por dificuldades materiais, e cresci de certa forma mimada... e sim sou diagnosticada com depressão... oque eu queria perguntar aqui é se tem algo que eu possa fazer para mudar isso? porque não consigo ficar feliz e satisfeita tendo uma boa vida? oque devo fazer para parar de achar a vida cansativa e chata e principalmente sem graça? queria poder aproveitar minha boa vida mas não consigo...
Isso é um bom tema para levar ao seu psicólogo, trabalhar essa motivação em viver, procurar novas atividades que lhe dê mais oportunidades de ver a vida de outra forma, considerando logicamente que o seu transtorno esteja estabilizado (já que essa anedonia relatada é comum na depressão).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Pela densidade de suas perguntas, seria de grande benefício que procurasse um atendimento psiquiátrico para que pudesse ser analisado seus sintomas de forma adequada.
Olá! O que você descreve é muito comum em quadros depressivos: falta de motivação, achar a vida “sem graça”, não sentir prazer nem em coisas que “deveriam” ser boas, e até buscar fantasias de situações extremas para sentir algo — isso se chama anedonia e não é frescura nem ingratidão. Ter uma vida “boa” por fora não protege da depressão. Em geral, o caminho é ajustar bem o tratamento com o psiquiatra (se você já trata e continua assim, vale rever dose/medicação) e fazer psicoterapia para trabalhar sentido de vida, expectativas e formas mais saudáveis de buscar emoção e realização.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.