Eu sofro de gagueira desde criança, acredito que desde os 3 anos, hoje tenho 25 e a gagueira ainda é

3 respostas
Eu sofro de gagueira desde criança, acredito que desde os 3 anos, hoje tenho 25 e a gagueira ainda é muito presente. Diariamente eu gaguejo, é difícil eu falar frases sem gaguejar. Eu passei por algumas coisas que acabaram me gerando ansiedade generalizada desde a minha infância e permanece na fase adulta. Eu gostaria de saber por onde começar o meu tratamento. Qual especialista eu deveria consultar? Minha gagueira eu percebo que está completamente ligada a minha ansiedade, sozinho ou quando estou muito relaxado eu não gaguejo. Mas no cotidiano, sempre. Poderiam me ajudar? Gostaria muito de me livrar disso ou amenizar pelo menos. Ja fiz fono quando era mais novo, mas tive alta porque eu não gaguejava durante o tratamento, porque não me sentia ansioso pelo visto...
Gagueira é uma interrupção na fluência verbal caracterizada por repetições ou prolongamentos, audíveis ou não, de sons e sílabas. Essas vacilações na fala não são prontamente controláveis e podem ser acompanhadas por outros movimentos e por emoções de natureza negativa, tais como medo, embaraço ou irritação (Wingate, 1964).

Numa conversação, a pessoa que gagueja, pela dificuldade ou bloqueio no momento de fala, tende a evitar palavras com determinados sons e mtas vezes evita situações de apresentação pública.

A gagueira pode ser acompanhada por tensão física, reações negativas, comportamentos secundários.

O profissional que trata a gagueira é o (a) fonoaudiólogo(a). O trabalho a ser realizado dever ser único, cuidadoso e individual.

Em alguns casos a pessoa que gagueja pode precisar de um apoio psicológico. Todavia, essas consultas NÃO substituem o tratamento fonoaudiológico.
Espero ter ajudado.

DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainer de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições

Bom dia, Pelo seu relato, sugiro você voltar as sessões de fonoaudiologia e terapia psicologica.
Olá, tudo bem? Diante do seu relato, o especialista indicado para iniciar o tratamento é um fonoaudiólogo especializado em distúrbios da fluência da fala, como a gagueira. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar, diagnosticar e desenvolver um plano de tratamento personalizado para você. Não deixe de buscar ajuda profissional para podermos identificar o subtipo da gagueira, conseguirmos ter melhores direcionamentos de tratamento e até possíveis encaminhamentos para outros profissionais, se for o caso.
Se você já fez terapia fonoaudiológica no passado e obteve melhorias, recomendo retornar com o tratamento. Realizo atendimentos online, se quiser ajuda, basta entrar em contato.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!