Eu sou de menor de idade e meus pais não permitem que eu transite, o que eu poderia fazer?

7 respostas
Eu sou de menor de idade e meus pais não permitem que eu transite, o que eu poderia fazer?
Importante buscar um bom psicólogo para acompanhamento da sua filha, afinal quando as separações dos pais muitas coisas passam na cabeça delas, inclusive de se achar o motivo da separação.
Busque ajuda profissional.

Olá,

Gostaria de acrescentar apenas alguns pontos. Algumas vezes a falta de aceitação dos pais acarreta escolhas e atitudes precipitadas, justamente por que o sujeito que está diante da transição não tem com quem dividir tais impasses e dificuldades que passa. Por conta disso é importante ter sempre alguém a quem se possa recorrer, seja um psicólogo, médico, outros familiares ou alguma pessoa adulta que você deposite confiança e se sinta bem conversando a respeito do tema. Claro que neste caso o psicólogo é o mais aconselhado, pois espera-se deste profissional uma escuta livre de preconceitos.
Um abraço,
Danilo
Acho importante buscar ajuda psicológica para auxiliar no processo. A decisão pela cirurgia é muito séria e não pode ser encarada como um modismo ou cirurgia plástica comum. É necessário seguir protocolos como um colega já citou. Todo processo apressado, sem psicoterapia leva a riscos sérios a saúde mental, incluindo, comportamento de tentar suicídio após a cirurgia. O trabalho de convencimento da família pode estar ligado a um bom comportamento do adolescente que consegue com ajuda de um terapeuta, convencer a família sobre a transição. Brigar com os familiares e ter uma conduta irresponsável vai gerar pouco ou nenhum apoio da mesma. Espere o tempo que for necessário, seguindo os protocolos. Cuidado com profissionais que fazem cirurgia sem laudo e sem avaliação psicológica... Parecem bons mais estão apenas interessados no seu dinheiro.
Olá! Com o risco de soar preconceituoso (e me desculpe se assim me fazer perceber), talvez seja necessário um passo anterior à transição.

A opção pela transição é sempre complicada e demanda bastante auto reflexão. Em um momento de conflito familiar essa decisão é ainda mais dificultada. Acredito que a busca por grupos de escuta e por pessoas que já tenham feito a transição seja importante para o seu processo de escolhas. E também para que os seus pais aceitem a sua escolha.

Um profissional da psicologia pode sim auxiliá-los nesse sentido. Muitas vezes também o médico da família poderá trabalhar a aceitação dos seus pais.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
É importante que tanto você quanto sua família façam acompanhamento psicológico, uma vez que o tema "transição" já delicado e vem causando desentendimentos entre os membros familiares. Conversar e compreender este assunto irá com certeza trazer mais esclarecimento e entendimento entre você e seus pais. Acredito que seja aconselhável, se possível, realizar também uma terapia familiar para que a dinâmica das relações sejam observadas por um profissional capacitado e para que tanto você quanto seus familiares possam lidar com essa questão da transição da melhor maneira possível. É valido reforçar que a cirurgia de transição oferece um grau de risco à saúde psicológica (como outras cirurgias também) e, caso seja acordado que ela irá de fato ocorrer, deve haver um acompanhamento psicológico de rotina.
Acho que o primeiro passo é procurar ajuda psicológica especializada para você... não para que você faça seus pais aceitarem sua transição, mas para que você aprenda a lidar melhor com todos os conflitos e desafios que aparecem em casos como o seu. Procure saber se existe psicóloga disponível onde você mora. Se sentir-se seguro, procure a orientadora da escola para que ela te ajude a conseguir terapia. Quanto aos seus pais permitirem ou não sua transição, acredito que seja necessário um acompanhamento psicológico para toda a família, ou seja, para você e seus pais, para que não se afastem afetivamente por causa discordância quanto a este assunto. Espero ter ajudado.
Olá, independente da opção de genero, a sexualidade é sua, porem voce afirma que é menor e está sobre a tutela de seus pais, evitando fazer escolhas as quais pode vir a se arrepender mais tarde
Como escolha, mesmo menor de 18 anos, tem a opção de procurar um psicólogo no serviço gratuito de saude de sua cidade, independente de seus pais,. Assim terá a oportunidade de se conhecer, e compreender melhor, podendo fazer suas próprias escolhas com segurança emocional que o caso requer.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!