Eu tenho ansiedade, mas tenho dificuldade de diferenciar de sintomas da TPM, tristeza e estresse. Al

30 respostas
Eu tenho ansiedade, mas tenho dificuldade de diferenciar de sintomas da TPM, tristeza e estresse. Alguns dias antes da menstruação eu fico extremamente irritada e com muita vontade de comer, e a partir do dia em que vem o corrimento eu perco totalmente a fome e fico ainda mais irritada e com dores na garganta por causa da tensão. Eu não tomo nenhum tipo de remédio e não faço acompanhamento psicológico, nem com um ginecologista. Devo atribuir esses sintomas apenas a TPM, ou é hora de procurar um psicólogo ou algo assim?
Olá. O acompanhamento com ginecologista deve ser ao menos uma vez ao ano para realização de exames preventivos de doenças do sistema reprodutor e mamas. Procure agendar também um psicólogo que irá ajudá-la a entender e reestruturar pensamentos disfuncionais que, frente a situações percebidas como ansiogênicas, levam aos sintomas que você vem apresentando.

Olá! Acredito q Vc já sabe o que fazer: conversar com um ginecologista, avaliar a questão da tpm. Possivelmente este irá pedir exames e ver se há algo orgânico, como por ex desequilíbrio hormonal, para causar estes sintomas. Em conjunto, ou caso não seja algo orgânico, Vc deve procurar um psicólogo para lhe ajudar a se conhecer melhor e evitar esses sintomas! ;)
Olá! Acho que é hora de acompanhar a sua TPM de perto e buscar auxílio psicológico sim!
Fundamental o acompanhamento com ginecologista mesmo que vc ainda nao tenha vida sexual ativa, muitas mulheres nessa fase experimentam diversas sensaçoes o seu médico poderá lhe ajudar melhor.
O psicólogo podera lhe ajudar a compreender seus sentimentos, se for do seu interesse.
Att.
Eduardo
Olá. Concordo com a colega acima. Antes de visitar um psicólogo procure uma ginecologista. Ela vai conseguir te dizer com segurança qual a contribuição do teu organismo nas suas oscilações de humor. Se depois de ver a ginecologista, checar o organismo, ele estiverbem e ainda assim o emocional estiver com reações muito acentuadas a ponto de atrapalhar a tua rotina, recomendo buscar um psicólogo para que vocês investiguem se é o caso iniciar uma psicoterapia. Boa sorte!
Concordo, plenamente, com meus colegas acima. O primeiro passo é procurar um ginecologista para entender o que está acontecendo com vc. Descartando quaisquer possibilidade de algo orgânico, aí sim vc deve avaliar a possibilidade de buscar um psicólogo. O acompanhamento psicológico te ajudará em vários aspectos da sua vida.
Olá! Independentemente do problema da TPM ser orgânico ou não, creio ser importante que você busque um acompanhamento psicológico para te auxiliar a identificar melhor suas emoções para que, desta forma, você entenda melhor o seu próprio comportamento.
Alguns desses sintomas podem estar ligados à problemas hormonais, a sugiro que nesse momento busque todas as causas físicas, sendo essas eliminadas busque Tratamento Psicológico.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá! Pelo que percebi seus sintomas têm sido difíceis para você. Sugiro que você agende um horário com um médico ginecologista para avaliação da sua TPM e também para consulta de rotina. Além do médico, o profissional da psicologia pode te auxiliar a lidar com sua ansiedade e seu estresse. Espero que dê tudo certo!
Olá! Sua investigação destes sintomas desconfortáveis apontam para período pré menstrual, acredito que a primeira opção deve ser a consulta ginecológica, pois problemas hormonais podem desregular o humor. Quanto a necessidade de procura de um psicólogo, caso seu problema não seja orgânico, acho válido sim. Também reforço que se persistir a tristeza e o estresse após o tratamento médico, deve ser procurado um psicólogo para melhor compreender suas emoções. Abraço
Olá, é aconselhável ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano, para realizar exames de rotinas de prevenção, no seu caso também enter sua TPM, mas nada impede de em paralelo procurar um psicológo, pois mesmo que esses sintomas sejam relacionados a TPM, a terapia vai ajudar lidar com essa questão.
É importantíssimo que você procure um ginecologista, mas que também procure uma psicoterapia, para te ajudar no autoconhecimento e no entendimento de suas emoções.
Reconhecer que não consegue diferenciar o que sente e bem expressivo e um primeiro passo para poder conhecer, certamente a psicoterapia te ajudaria a compreender o que sente, em que condição sente e para que sente. Além disso, o cuidado com uma médica ginecologista é tão importante quanto a psicoterapia.
Boa tarde! Acredito que uma abordagem do problema que apresentas, não exclui a outra. Será bem importante que consultes um ginecologista pela possibilidade de se tratar de uma questão hormonal. Mas também podes procurar um psicólogo para te ajudar a entender tuas emoções e trabalhar sobre tua ansiedade. Atenciosamente
Boa tarde, você não deixa claro sua idade, mas é fundamental o acompanhamento de ginecologista ao menos uma vez ao ano, o que você relata e nomeia como TPM, realmente pode ser, porém como chegou a esse diagnóstico sem uma avaliação médica?
Aconselho que o mais importante é uma consulta com o especialista e descreva todos os seus sintomas.
Quanto a ansiedade já que é algo que você identificou, seria interessante procurar um psicologo!
Boa sorte!
Boa tarde tua pergunta :- É ora de procurar um psicologo o algo assim? Minha resposta é sim por duas razões, la prima para curar a ansiedade, estresse e seconda procurar um ginecologista para regularizar a mestruação e ter menos incomodo fisico.
TPM pode ser um fator vulnerabilizante que faça com que alguns eventos ou estímulos exerçam maior função estressora. Não pode ser atribuída a ela a função de (sozinha) causar de maneira linear comportamentos disfuncionais. Mesmo que cause disfunções hormonais, há como se enfraquecer a relação entre esta vulnerabilidade biológica, tais eventos e os supostos efeitos destes últimos sobre o comportamento humano. Procure um psicólogo. .
Parece que vc já tem essa resposta né?!? A TPM mexe realmente com todo o metabolismo e com o humor. Mas ela mexe o que já não está a contendo. Uma análise vai te ajudar muito a redimensionar essa imensidão de sentimentos que vem à tona com a TPM
A ajuda psicológica é importante para trabalhar esta questão da TPM, mas é importante também fazer uma avaliação hormonal om seu ginecologista, veja se está tudo ok na parte física tb.
abç
Olá. Consulte um psicólogo e também o ginecologista. O trabalho em conjunto te beneficiará. Atenciosamente
Olá, é importante descartamos as hipóteses ginecológicas e hormonais para investigar minuciosamente os sintomas que está sentindo acerca da ansiedade. Sendo assim, a psicoterapia ajudará você a compreender seus sentimentos e pensamentos sobre sua questão.

Olá! Sugiro que procure primeiramente um ginecologista. Você pode estar sofrendo com variações hormonais decorrentes do período menstrual. Após avaliação e tratamento, se continuar com os sintomas, procure ajuda psicológica.
Se você entende que a irritabilidade e outras variações de humor estão te atrapalhando, é válido buscar ajuda com o psicólogo, pois sabemos que nossas emoções influenciam a forma como pensamos e nos comportamos. A TCC é uma ótima abordagem para apoiar essa regulação emocional. Para além disso, é sempre positivo o acompanhamento com o médico para avaliar suas taxas hormonais e garantir que tudo esteja bem. A respeito da ansiedade que você diz sentir, o psicólogo pode te ajudar a entender se é em um nível mais elevado, quais os fatores desencadeantes e, junto do trabalho de regulação emocional, atuar nesse aspecto também.
Importante sim que você faça o acompanhamento psicológico com um ginecologista, descartada as hipóteses orgânicas procure um Psicólogo. Lembrando que um tratamento precoce relacionado a ansiedade, gera resultados efetivos.
Olá! Quando sintomas que antes eram levados "numa boa" começam a atrapalhar, pode ser momento de buscar algum especialista. Começar eliminado causas físicas, pode ser importante sim, e quem vai fazer essa parte será um(a) médico (a) ginecologista. Além disso, sugiro rever sua alimentação. Sempre bom caprichar nas verduras e legumes e consumir frutas também. Com o corpo bem nutrido, para passar por esta fase de perda de sangue (natural na vida das mulheres, mas que precisa de certos cuidados), você ainda pode ver se há questões emocionais que gerem estresse/tensão. Para isso, nada melhor do que Psicoterapia. E ver como lidar melhor com a parte da vida que você não tem controle. Até mais!
Olá,
O melhor para ti nesse momento seria passar com um ginecologista e entender se esses quadros podem ser melhor tratados com a medicação hormonal.
Caso a área clínica médica mostre que não há nenhum problema hormonal, o acompanhamento psicológico pode ser de ajuda.
Abs
É importante você ter acompanhamento de um médico ginecologista, já que há questões fisiológicas envolvidas nesse processo e também a busca pela terapia. Os hormônios se alteram nesse período e isso acaba evolvendo questões emocionais, é natural que você sinta alguns sinais parecidos com a ansiedade, tristeza, irritação, angústia, vontade de chorar, comer. Então é preciso saber se conhecer e entender a diferença desse período para outros momentos que te desencadeiam ansiedade. É por isso, que a terapia é importante nesse sentido, você aprende a se conhecer melhor e a saber lidar com que te causa sofrimento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Bom dia! Primeiramente acredito que você precise procurar um especialista na área da ginecologia para eliminar qualquer questão física, e depois sim procurar um profissional na área da saúde mental. Um abraço!
Olá. Independentemente de serem sintomas da TPM ou não, penso que procurando acompanhamento psicólogico você vai desenvolver autoconhecimento e ferramentas para aliviar esses sintomas, podendo até mesmo deixar de senti-los. Abraço.
Olá, tudo bem? Entendo suas preocupações. É bastante comum que os sintomas da ansiedade possam se sobrepor ou serem confundidos com os sintomas da TPM, tristeza e estresse. No entanto, é importante considerar que a ansiedade pode ter um impacto significativo na sua qualidade de vida, especialmente se você está enfrentando irritabilidade extrema, mudanças no apetite e dores físicas associadas à tensão emocional.
Neste caso, recomendo que você procure primeiro um médico, de preferência um ginecologista, para descartar qualquer questão de saúde física relacionada à TPM ou outros problemas ginecológicos que possam estar contribuindo para seus sintomas. É fundamental descartar causas médicas. E também, se necessário um tratamento especializado para a TPM.
Além disso, considerando os sintomas emocionais que você está enfrentando, seria altamente benéfico buscar apoio psicológico. Um psicólogo pode ajudá-la a entender melhor suas emoções, desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e identificar padrões de pensamento ou comportamento que possam estar contribuindo para seus sintomas. A terapia pode fornecer um espaço seguro para explorar suas preocupações e aprender habilidades de enfrentamento saudáveis para lidar com os desafios da vida.
Estou aqui para apoiá-la nesse processo. Havendo interesse, me mande uma mensagem, entre em contato comigo. Por favor, não hesite em marcar uma consulta para conversarmos mais sobre isso e explorarmos suas opções de tratamento. Estou aqui para ajudá-la a se sentir melhor. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, psicóloga Adriana de Araújo.