Eu tenho epilepsia e isso me impede de ser hipnotizada ou não

17 respostas
Eu tenho epilepsia e isso me impede de ser hipnotizada ou não?
Olá, boa noite! A hipnose não é indicada para quem tem epilepsia pois a pessoa pode ficar suscetível à crises e nem sempre o profissional consegue reagir nestes casos.

Olá! É importante deixar todas as informações claras e o seu histórico de patologias e se orientar sobre como seria a condução do profissional, ou seja, escolher com cautela quem conduzirá seu tratamento. Alguns profissionais possuem contra indicações da hipnose para casos de epilepsia, esquizofrenia e até usuários de drogas. Porém, de uma forma geral, a hipnose não possui contra indicação absoluta.
Ola! É importante que seja feito um levantamento de seu quadro patológico com o profissional hipnologo para que dessa forma seja estudado ou não, um procedimento ideal de hipnose para seu caso específico. A hipnose não se comporta da mesma forma em todos os casos e existem diferentes abordagens dentro dela. Apesar de alguns especialistas serem contra realizar a hipnose em um paciente epilético, não significa que você não poderá experimentar o processo de indução e relaxamento mental.
Há estudos que informam contra indicação de hipnose para pessoas com grandes delírios ou esquizofrenia.
A Hipnose com um bom Psicólogo Hipnoterapeuta, não tem contra indicação. Portanto a Epilepsia não seria contra indicada para que a pessoa seja hipnotizada, seria inclusive benéfica.
Não existe uma contra-indicação absoluta, oque muitos profissionais dizem, é que a hipnose não é recomendado para quem teve AVC Hemorrágico, Esquizofrenia ou Epilepsia.
Olá! A hipnose pode ser usada com finalidade terapêutica para pacientes com dor crônica, anestesias breves, ansiedade, depressão, alcoolismo, tabagismo e mesmo outros abusos. O uso da hipnose também é eficaz na investigação de crises de origem psíquica que se assemelham doenças como a "epilepsia", uma vez que é possível desencadear uma crise e separar as patologias. Um estudo foi conduzido na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e provou que o método pode ser usado com sucesso no diagnóstico de crianças com epilepsia. Ou seja, para fins acadêmicos de pesquisa e com todo aparato científico tecnológico, pode ser feito em segurança. Para o atendimento clínico acredito que a recomendação do Patric Chaad é muito assertiva, não sabemos se o profissional vai conseguir reagir a uma crise do paciente.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, como você está?
Sua pergunta na realidade é muito difícil e te explico o motivo: A Hipnose não possui uma vasta quantidade de estudos e muitas vezes existem contradições em seus resultados. No passado, a Psicanálise utilizava a hipnose como ferramenta, mas foi abandonada por Freud por chegar a conclusão de que os benefícios eram passageiros e não resolviam o problema. Falar sobre hipnose é delicado e ainda falar sobre a possibilidade de fazem em conjunto com o diagnóstico de epilepsia é mais complicado ainda. Entretanto, não ficou claro em sua pergunta se o que deseja tratar é a epilepsia ou alguma outra condição da qual o tratamento pode esbarrar no teu diagnóstico. Com mais informações posso te ajudar a encontrar melhores respostas e inclusive te apresentar referencial teórico para a tua tomada de decisão. Um abraço!
Psicólogo | Geisson Oleques
Sugiro que você entre em contato com alguma instituição de cursos de formação para hipnoterapeutas e faça essa pergunta aos coordenadores do curso. É um tema bastante técnico e é importante você receber a resposta de profissionais confiáveis dessa área de atuação.
Inicialmente, é necessário que seu histórico de patologias contenha todas as informações para que o profissional escolha com cautela a condução do seu tratamento. E, a partir de uma avaliação de suas condições de saúde se entenderá a real necessidade e o procedimento ideal para seu caso específico.
Em alguns casos é contra indicado a hipnose tipo, epilepsia e esquizofrenia, mas hipnose não possui uma regra de contra indicação geral, mesmo sem a hipnose você poderá experimentar o processo de indução e relaxamento mental.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 80
Olá! Não há um consenso absoluto sobre isso. A melhor coisa a se fazer é buscar um profissional sério e comprometido da área e conversar com ele.
O melhor é que converse com um psicólogo primeiro, e a partir dessa conversa é que pode ser decidido o melhor a ser feito.
Em geral, a hipnose pode ser segura para pessoas com epilepsia, desde que seja realizada por um profissional experiente e qualificado. No entanto, é importante que você discuta seus antecedentes médicos com o hipnoterapeuta antes de realizar qualquer sessão de hipnose. Isso permitirá que eles avaliem se a hipnose é uma opção adequada para você e ajustem as técnicas usadas, se necessário.

Além disso, é importante notar que certas técnicas de hipnose, como luzes piscando ou sons repetitivos, podem desencadear convulsões em pessoas com epilepsia sensível a estímulos visuais ou auditivos. Se esse for o seu caso, é ainda mais importante que você discuta seus antecedentes médicos com o hipnoterapeuta antes de começar qualquer sessão de hipnose, para garantir que as técnicas usadas sejam seguras e não desencadeiem convulsões.
Não é indicado, pois pode formar algum gatilho no momento e desencadear uma crise e piorar a situação fisiologica da pessoa. Fico a disposição!
A epilepsia pode impactar a capacidade de uma pessoa de ser hipnotizada. É importante consultar um profissional de saúde mental qualificado, que possa avaliar sua condição específica e determinar se a hipnoterapia é uma opção segura para você, levando em consideração sua história médica e condição atual de saúde. A segurança e o bem-estar do paciente são prioridades ao considerar qualquer forma de terapia ou tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
A epilepsia é uma condição neurológica que envolve episódios de convulsão. A hipnose pode envolver um estado de relaxamento profundo e sugestão, o que pode potencialmente desencadear alterações na atividade cerebral. Devido aos riscos potenciais dessa estimulação a hipnose não é recomendada nesse caso e nem em transtorno mental grave como psicoses.
Oi! O uso da Hipnose possui contradições em seus resultados. No seu caso, o correto seria procurar uma equipe multidisciplinar. Médicos para que poderiam diminuir os índices de crises, auxiliar nos medicamentos. Psicólogos podem te auxiliar a ter uma independência, ajudar nas questões emocionais, comportamentais e também acolhimento com sua família e responsáveis.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150