Hipnose - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Técnica terapêutica própria da psicologia psicanalítica, que consiste em introduzir o paciente em um estado de transe em parecido com a amnésia, mas controlada pelo terapeuta. A hipnose pode ser uma alternativa complementar eficaz em tratamentos gastrointestinais para hemofilia, para a pele bem como para a ansiedade, a dor crônica ou pós-operatória.

Especialistas - hipnose

Encontre um especialista na sua cidade:
Rejane Crizel

Rejane Crizel

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rodrigo Vogas

Rodrigo Vogas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Angelo Aparecido Moreira

Angelo Aparecido Moreira

Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Sertãozinho

Agendar uma visita
Patricia Santhos

Patricia Santhos

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Hipnose

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Hipnose

Sendo um psicólogo especialista em TCC não vejo problema nenhum desde que a hipnoterapia seja realizada com alguém de boa formação como por exemplo a especialização em hipnoterapia Ericksoniana.…
20 respostas


A regressão terapêutica é uma técnica que pode ajudar muito no processo de autoconhecimento. No entanto, o ideal é que você a realize presencialmente com algum psicólogo.
10 respostas


Com certeza serve! Existe uma emoção por trás da labirintite e com a hipnoterapia conseguimos acessar essa emoção e ressignificar
7 respostas

Especialistas falam sobre Hipnose

Hipnose naturalista, não é nada como o que costumamos ver nos shows de hipnose de palco.Ninguém faz nada que não queira ou que vá contra seus valores, isso porque a nossa mente consciente nos protege. A hipnose é um estado diferente de consciência em que é possível trabalhar diversos problemas utilizado metáforas e novas perspectivas sobre as situações.

Juliana Rezende Ferreira

Psicólogo

Belo Horizonte


A hipnose é um estado neurológico modificado de atenção e foco absoluto, onde o sujeito permanece acordado todo o tempo experimentando sensações e sentimentos, através de um relaxamento profundo, no qual o consciente e o inconsciente ficam mais receptivos à sugestão de novos aprendizados .

Eu sou Hipnoterapeuta e trabalho com a Hipnose Clínica para Tratamentos: fobias, ansiedade, medos, parar de fumar, emagrecimento, insônia, traumas, depressão. Através das sessões de Hipnose é trabalhado a transformação pessoal e o Ser Visionário. Excelente para a pessoa se tornar Visionária de uma vida melhor tanto no campo pessoal como profissional. Ofereço também o conhecimento de Hipnose aliada ao Coaching e Pnl - Programação Neurolinguística para Empresários e Empreendedores que desejam alavancar a Carreira.

Marcelo Pires

Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

A hipnose é um instrumento importante que pode ser usado no tratamento de inúmeros sintomas em diferentes diagnósticos. O significado da palavra hipnose vem do grego hypnos, sono. Mas na verdade não é isso que acontece. A hipnose modifica o padrão de consciência; o indivíduo focaliza sua atenção por meio de uma indução. Durante o tratamento psicológico é possível haver um processo educativo, de orientação, recuperação e modificação do que leva determinada pessoa a ter certo comportamento indesejado. É possível auxiliar, proporcionando o ajustamento psicológico de modo a tornar efetiva a superação e solução de conflitos e problemas diversos, tais como ansiedade, depressão, medos,insegurança.

A Hipnose é um conjunto de técnicas verbais e não verbais de comunicação utilizadas para ajudar um indivíduo a entrar em um estado modificado de consciência. A pessoa pode ser levada a acessar memórias e recursos internos que antes eram inacessíveis por estarem em sua mente subconsciente.O sujeito permanece acordado todo o tempo experimentando sensações e sentimentos, através de um relaxamento profundo, no qual o consciente e o inconsciente ficam mais receptivos à sugestão de novos aprendizados .

Cátia Cilene Torres Castilho

Psicólogo, Terapeuta complementar

Nova Iguaçu

Agendar uma visita

Temos a Hipnose Clássica e Hipnose Ericksoniana (HE). Eu atuo apenas com a Hipnose Ericksoniana que é bastante eficaz em casos em que o paciente apresenta crenças disfuncionais muito enraizadas (inconscientes), porém que não tem boa resposta quando as mesmas apenas "abordadas" conscientemente, ou seja, através de uma explicação ou justificativa. A base da HE é a sugestão, ou seja, a capacidade que temos de acreditar que determinado método será mais eficaz que outros, por exemplo. O risco do uso indiscrimido desta abordagem é a pessoa acreditar que não precisa se "esforçar" para mudar, o que é falso. A melhor resposta é a combinação de sugestão (hipnose) e esforço (mudança comportamental).

Adna Rabelo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

É uma ferramenta auxiliar que pode ser utilizada dentro do tratamento psicoterápico na superação de memórias traumáticas, fobias, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, mudanças de pensamentos ou crenças que limitam a vida do indivíduo, entre outros casos onde o paciente deseje ser beneficiado.

Lory Gonçalves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A hipnose é um processo natural do funcionamento da sua mente. Através de um relaxamento profundo (físico e mental), ocorre o rebaixamento do nível de consciência, em que o senso crítico é afastado, abrindo caminhos para receber através do chamado transe hipnótico, uma ajuda para sair definitivamente de um problema originário. A aplicação da hipnose sugere ao cliente que se experimente mudanças nas sensações, nas percepções, nos pensamentos e nos comportamentos vivenciados em uma cena, sugestionando uma abertura para aceitar novas ideias e novas informações. Assim, possibilitamos a reprogramação e ressignificação de sentimentos e emoções disfuncionais.

É o estado alterado de consciência caracterizado por extrema sugestionabilidade, relaxamento e imaginação elevada. Nesse estado o paciente, diferentemente do sono, continua consciente mas entra como que num estado de sonho acordado, desligando-se de tudo à sua volta, filtrando estímulos externos e concentrando-se apenas no objeto pensado, retirando-se o foco de outros pensamentos. É um estado mental relaxado entre o sono e o estado desperto. Segundo os estudiosos, toda hipnose é uma auto- hipnose, ou seja, só é possível alcançar um estado hipnótico com a concordância do sujeito hipnotizado.

Maria Márcia Verona

Psicólogo, Terapeuta complementar

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A terapia com Hipnose é um conjunto de técnicas verbais e não verbais de comunicação utilizadas para ajudar um indivíduo a entrar em um estado modificado de consciência denominado transe. O transe é um estado agradável de profundo relaxamento e alta concentração no qual o indivíduo fica mais suscetível às sugestões do hipnólogo, que são enviadas diretamente ou por meio de metáforas à mente subconsciente. Assim é possível realizar rapidamente mudanças e transformações internas positivas sem usar medicamentos, promovendo o equilíbrio emocional e o bem estar com eficiência e segurança. Com a Hipnoterapia você pode tratar de inúmeros problemas emocionais.

Daniele Medeiros

Psicólogo

Porto Velho


A hipnose trata-se de uma poderosa ferramenta de trabalho dentro de um atendimento psicoterapico. Não tem nada a ver com a hipnose que vemos na mídia. É completamente diferente. Ela pode acessar elementos importantes na vida do paciente que levaria tempos de terapia. Na verdade, o grande pulo do gato da hipnose é o vínculo terapêutico do paciente com seu terapeuta. Quanto mais forte for esse vínculo mais benefícios se obterá desta ferramenta de trabalho.

Adriana De Souza Burity

Psicólogo

Rio de Janeiro


A indução e manutenção de um transe servem para possibilitar um estado psicológico especial no qual o paciente pode encontrar e reorganizar suas complexidades psicológicas internas e utilizar suas próprias capacidades de uma maneira coerente com a sua experiência de vida. Ela serve para possibilitar a pessoa a capacidade de aprender mais sobre si mesma e a expressar-se mais adequadamente. Alcançando uma mudança desejada e significativa. Assim um aspecto fundamental do transe psicoterapêutico é o fato de propiciar oportunidades para que os processos mentais construtivos sejam vivenciados como acontecendo por si só, sem que o paciente tenha que fazer qualquer esforço realiza-los.

A Hipnose não tem relação alguma com o esoterismo, religião ou misticismo. A Hipnose é um estado no qual o cérebro relaxa profundamente e se torna capaz de acessar melhor a memória e todas as experiências já vividas, e de uma forma intensa utilizar a mente inconsciente para efetuar mudanças e transformações em hábitos e até mesmo em crenças limitantes. Na hipnose, o paciente tem a possibilidade de chegar a estados profundos de percepção e mudança, que em vigília, apenas numa conversa não chegaria. A Hipnose é a habilidade de entrarmos em contato com a nossa capacidade de otimização e criatividade, vencendo nossos limites. A hipnose é a ciência voltada para a expansão do potencial humano.

A Hipnose como ferramenta terapêutica, é a indução a um estado alterado de consciência, semelhante ao de uma meditação ou relaxamento. Este estado alterado de consciência, envolve atenção plena e focada e redução do fator crítico, ou seja, a razão, nossas resistências. Regressão Sugestões Diretas  Técnicas de quebra de Padrões Todas essas são metodologias eficazes para tratar sintomas de fundo emocional, psicossomático. Na maioria dos casos, a hipnose apresenta resultados rápidos quando utilizada como tratamento para essas questões de fundo emocional. Pode ser utilizada em conjunto com a psicoterapia ou não, para um olhar mais profundo para queixas como traumas, fobias e outros transtornos.

Juliana Goldstein

Psicólogo

São Paulo


A hipnose é um fenômeno psicológico que se enquadra no domínio da sugestão, onde também se inclui o efeito placebo, o efeito de falsa memória, e ilusões dos sentidos. Experimentamos a hipnose na vida diária sem que a maioria das pessoas perceba, por ex: momentos que nossa atenção é focada em cenas (sugestões), a nossa fisiologia pode passar a responder à cena com alterações cardíacas e emocionais e às vezes no nosso sistema de crenças. Dentistas, médicos e psicólogos utilizam deste fenômeno como um recurso alternativo ou como um reforçador de efeitos para promover seus tratamentos. Na psicoterapia o seu uso permite que o tempo de tratamento seja abreviado, na grande maioria dos casos.

Marcio Rangel Pereira Dias

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo


Muitos casos são resolvidos entre 1 a 5 sessões. Essa é a principal diferença entre a Hipnose e outras psicoterapias que podem levar até 10 anos para um tratamento efetivo. A assertividade e rapidez no tratamento acontecem pois em transe hipnótico o subconsciente - local onde ficam nossas crenças, limitações e problemas - é diretamente acessado, podendo reprogramar a mente em pouco tempo. Já realizei diversos atendimentos para depressão, pânico, transtorno de ansiedade e disfunções sexuais com resultados de total eficácia.

Gustavo Gaio

Terapeuta complementar

Curitiba


A "Hipnoterapia" deriva da junção de duas palavras, hipnose e terapia, ou seja, é uma terapia que utiliza como principal ferramenta a Hipnose para buscar resultados realmente efetivos. A Hipnose Clínica é uma técnica altamente facilitadora, pois o estado de transe hipnótico faz regredir a mente consciente do paciente, reduzindo assim a resistência de seu sistema de crenças, facilitando o acesso a memórias que estão registradas no seu subconsciente desde quando era apenas um bebê na barriga de sua mãe e aumentando seu nível de sugestionabilidade. Com isso, temos uma agilização na obtenção de respostas necessárias ao processo terapêutico.

Silvia Verçosa

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro


Dentre todos os benefícios da Hipnose Clínica com PNL, podemos destacar: Modificação de sensações e comportamentos advindos de traumas/medos/fobias. Controle da ansiedade/síndrome do pânico. Resolução de queixas emocionais auxiliando no tratamento da Depressão. Reestruturação da auto-estima. Redução de sintomas advindos de doenças psicossomáticas como alergias nervosas. Melhora na fala em casos de gagueira de cunho emocional. Melhoria de desempenho, tanto na carreira profissional como estudantil/acadêmica. Melhoria da concentração e do foco. Tratamento de disfunções sexuais masculinas e femininas. Controle da ejaculação precoce. Controle de dores crônicas.

A Hipnose Clínica é um procedimento Rápido e eficiente para tratar diversas psicopatologias em até 3 sessões, tendo como foco sempre resolver o problema no menor número de sessões possível (de preferência na primeira), deixando sempre 2 retornos disponíveis para o cliente que queira reforçar ou trabalhar um pouco mais a queixa apresentada.

Vinicius França

Psicanalista, Terapeuta complementar

Guarulhos

Quais profissionais realizam Hipnose?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.