Eu tenho medo de me comunicar com as pessoas. Uma vez que eu precisei falar com alguém da minha sala

14 respostas
Eu tenho medo de me comunicar com as pessoas. Uma vez que eu precisei falar com alguém da minha sala, pareceu que as palavras ficaram presas na minha boca, elas não sairam.

Acabei de entrar na faculdade e isso dificulta o meu aprendizado. Houve duas situações em que o professor disse: "Formem grupos, vamos fazer uma atividade", eu comecei a tremer, não sei o que aconteceu mas a primeira coisa que veio na minha cabeça foi: tenho que sair daqui. Também não me sinto confortável em ambientes com muitas pessoas. O que devo fazer?
Olá, é preciso entender as causas que levam você a querer fugir de ambientes mais sociáveis, de grupos. A fuga é uma estratégia que você vem usando há bastante tempo. É preciso enfrentar!

Boa tarde! Primeiro, sinto muito que estejas passando por isso. O primeiro passo seria identificar o problema em si, o que tens passado pode ser algo pontual ou um sintoma de um transtorno, como o Transtorno de Ansiedade Social, mas o único jeito de confirmar seria passando por avaliação com uma psicóloga ou psiquiatra. Nossos pensamentos afetam a forma como nos sentimos e comportamos. Um próximo passo seria começar a aprender a questionar esses pensamentos, não acreditando totalmente neles. Algumas pergunta que sugiro são: O que me faz pensar que o pensamento é verdadeiro? O que pode me mostrar que esse pensamento não é totalmente verdadeiro? Que perigo que estou vendo nessa situação? Como posso ligar com isso? O que eu diria a uma amiga na mesma situação? Entre algumas outras coisas. Também sugiro que procures colocar em prática a respiração diafragmática, que pode te ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, existem alguns bons vídeos explicando no youtube sobre como fazer. Fico à disposição para maiores auxílios.
A ansiedade gerada neste tipo de situação costuma trazer um intenso sofrimento... já ouvi muitos pacientes com quadros semelhantes ao teu acreditarem que tem "algo errado" consigo, e este pensamento só piora uma autoestima que já está minada... muitos tentaram medicações para ansiedade antes de buscar a psicoterapia... mas percebo que um processo psicoterapeutico bem conduzido seja a melhor maneira de aprender técnicas para reduzir os sintomas de ansiedade, e compreender as razões do teu impedimento... não é um processo rápido, mas acredito ser o mais garantido...
Pelo seu texto acredito que estejas sofrendo muito com isso. Entendo você, mas meu aconselhamento é o de procurar uma psicóloga com o intuito de se conhecer, pois esse quadro pode ter surgido em qualquer etapa de sua construção. Precisamos descobrir quando aconteceu, qual era a situação, quem estava na situação, porque você se sente assim e como é o seu "eu".
Melhoras para ti!
Desde já me ponho à disposição
Um abraço
Essas situações parecem ser condizentes a ansiedade social e é muito importante que você trate para que o contato social passe a ser algo comum e corriqueiro como deve ser! Procure um psicólogo.
Olá, estas situações que requerem algum tipo de exposição ao público, principalmente para um grupo desconhecido, são desafiadoras! E dependendo da dimensão do desafio, pode causar uma série de sintomas físicos e psicológicos no indivíduo. Pelo o que você apresentou, parecem sintomas de ansiedade e agorafobia. No entanto, se faz necessário a psicoterapia para conversarmos melhor sobre esta questão. Abraços
Olá! Ter medo é comum, porém quando ele começa a se tornar disfuncional e comandar suas ações é um sinal que precisa cuidar disso para que tome sua vida para você! Parece pelo seu breve relato que a exposição ao outro pode ser muitas vezes ameaçadora, é importante compreender e conhecer sua história e experiências para poder trabalhar e libertá-la deste medo! Busque ajuda de um psicólogo, ele poderá caminhar contigo nesse processo!
Um Bom Caminho!
Olá, parabéns pela atitude de buscar entender e pedir ajuda. Me parece que sua timidez e exposição pode ser um gatilho para seu processo ansioso, o que te deixa angustiada. Seria muito importante que você realmente se abrisse para a oportunidade de passar por um processo terapêutico e desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com esses eventos. Pense com carinho! Fico a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você precisa dar início ao processo de autoconhecimento. Comece o quanto antes terapia.
Olá!! Sugiro buscar ajuda de um profissional da psicologia, na psicoterapia irá entender quais as causas vem causando esse sofrimento e conseguir se relacionar com as pessoas do seu convívio social.
Olá! Uma dica que você me deu foi a necessidade de sair do meio das pessoas na situação de exposição. Rótulos atrapalham se virar bengala, diagnóstico ajuda se for para nortear algum tratamento. Podemos falar, mais abrangentemente em ansiedade, ou de forma mais específica, de fobia social. Na terapêutica podemos pensar em formas de socialização. Quais pensamentos invadem sua mente quando é solicitado algum contato humano. De todo jeito, a primeira parte vai ser solitária. Vai ter que buscar ajuda profissional e se expor, dizer o que sente... e modelar formas de enfrentamento. Afinal, vai ser um contato de exposição com outra pessoa (ainda que capacitada para fazer esse tipo de tratamento). Uso a Psicanálise para ajudar você a desvendar este mistério e montar juntos (as) formas mais leves de vida. Até mais!
Olá.

Importante o que você tem observado.

Auxiliará falar sobre isso em psicoterapia.

Busque por um psicólogo de confiança e com CRP ativo.

Abraços.
Sinto muito pelo que voce está passando, sentir ansiedade, ainda mais uma crise, não é fácil. Mas só de voce estar aqui escrevendo isso, já demonstra uma preocupação consigo mesmo. Voce precisa tratar isso, habilidades sociais.

uma boa terapia auxilia no entendimento desses sentimentos, para entender o por quê dessas crises, assim como para descobrir formas para amenizá-las. Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.

@leticiafernandespsi
Olá! Entendo que falar em público e interagir com outras pessoas pode ser desafiador, especialmente quando se sente ansiedade e por isso me parece que o comportamento evitativo (de fuga) seja uma forma de tentar lidar com essa situação. No entanto, existem estratégias que podem ajudar a superar esse medo e melhorar sua comunicação. Um processo terapêutico, pode te ajudar a transpor esse medo e avançar diante desses desafios, através do autoconhecimento, da exposição gradual, da autorregulação emocional e desenvolvimento de habilidades sociais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!