Eu tomava 50.mg desvenlafaxina hoje é o segundo dia tomando 100 mg , tô com aparência que está bloqu

4 respostas
Eu tomava 50.mg desvenlafaxina hoje é o segundo dia tomando 100 mg , tô com aparência que está bloqueando meus pensamentos, de imaginar as coisas, de pensar oq faria se fosse em tal lugar , oq vou fazer amanhã. Isso é do aumento do remédio? É normal? É coisa da minha cabeça? Se for isso passa ? Kkkkk
Olá! Esse tipo de sensação que você descreve — como se os pensamentos estivessem “bloqueados” ou “travados” — pode sim estar relacionado ao aumento recente da dose da desvenlafaxina.

Nos primeiros dias após uma mudança de dose, é comum o organismo precisar de um tempo para se adaptar. Sintomas como sensação de "mente vazia", dificuldade de concentração ou até um certo estranhamento com o próprio pensamento podem acontecer e, na maioria dos casos, tendem a melhorar em alguns dias a semanas.

Não é "coisa da sua cabeça", e você fez bem em observar e relatar isso. Se esses sintomas persistirem ou estiverem te causando muito incômodo, o ideal é conversar com seu médico para reavaliar a dose ou o tempo de adaptação.

Fico à disposição. E sim, na grande maioria dos casos, isso passa!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Sim, o que você está sentindo pode estar relacionado ao aumento recente da dose da desvenlafaxina. Quando se faz um ajuste de dose, especialmente ao dobrar de 50 mg para 100 mg, é comum que o cérebro passe por um período de adaptação neuroquímica. Durante essa fase, algumas pessoas relatam uma sensação de “mente bloqueada”, dificuldade de imaginar cenários, pensar no futuro ou até sentir uma leve “anestesia” emocional e cognitiva. Isso acontece porque a desvenlafaxina atua nos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, e mudanças bruscas nos níveis desses mediadores podem alterar temporariamente a forma como você pensa, sente e percebe o mundo ao redor. Esse efeito costuma ser **transitório**, durando de alguns dias até duas semanas, e tende a melhorar conforme o organismo se ajusta à nova dose. Se essa sensação piorar ou se mantiver por muito tempo, é importante relatar ao seu médico, pois ele pode avaliar se é necessário reduzir a dose, fazer um ajuste mais gradual ou considerar outro antidepressivo. Mas, sim — isso pode ser do remédio, não é “coisa da sua cabeça”, e geralmente melhora com o tempo.
Sim, isso pode estar relacionado ao aumento da dose da desvenlafaxina. Nos primeiros dias após subir de 50 mg para 100 mg, é comum sentir alterações cognitivas, como sensação de “mente travada”, dificuldade de imaginar, pensar no futuro ou sentir-se mais desligada. Isso geralmente é temporário e tende a melhorar em alguns dias ou semanas, à medida que o cérebro se ajusta à nova dose. Mas se piorar ou persistir, fale com seu psiquiatra — pode ser necessário ajustar a dose ou mudar a estratégia. Não é “coisa da sua cabeça”, é efeito real da medicação. E sim, costuma passar!
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Estes sintomas descritos são compatíveis com sintomas de ansiedade. Tenha paciência, pois o efeito terapêutico do ajuste da dose pode começar a aparecer, em média, após duas a três semanas de tal ajuste. Espero ter contribuído.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.