Eu tomo 1 comprimido de 10mg de Zolpidem todos os dias há pelo menos três anos. Nos últimos dois mes

3 respostas
Eu tomo 1 comprimido de 10mg de Zolpidem todos os dias há pelo menos três anos. Nos últimos dois meses, eu acabei desenvolvendo um vício - por pelo menos dez dias no período, tomei dois comprimidos por dia. Manifestei minha preocupação com a psiquiatra, que diagnosticou como vício, mas achei estranho: além de manter a dosagem diária de Zolpidem, ela ainda passou um segundo remédio para tomar junto, 25mg de Quetiapina. Sei que tenho que seguir as ordens médicas, mas sinceramente acho estranho tratar o vício em um remédio tomando um segundo remédio. É normal isso, tratar o vício em um remédio tomando outro?
Olá. É sempre bom tirar a dúvida com a profissional que te acompanha, mas antecipando a provável explicação que ela vai te dar, sim, normalmente se faz isso de usar duas medicações por um tempo para depois retirar a outra. O zolpidem não deve nunca ser suspenso de uma hora pra outra ou rapidamente porque você pode ter uma crise de abstinência muito grave ou incômoda. O uso da quetiapina em doses baixas é um bom substituto para quem tem problemas com o sono, mas não pode/não deve mais usar o zolpidem (a quetiapina não tem esse efeito de casuar dependência).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, Tudo bom? Quando há dependência do zolpidem, o objetivo não é tirar o remédio de forma brusca, porque isso pode piorar a insônia e gerar sintomas de abstinência. A quetiapina, em dose baixa, ajuda a regular o sono sem causar o mesmo tipo de dependência. Ela é usada como apoio para reduzir, aos poucos, a necessidade do zolpidem.

A ideia não é trocar um vício por outro, mas facilitar o processo de transição com mais conforto e segurança. Se ainda estiver inseguro, vale conversar de novo com sua psiquiatra ou, se quiser, posso te orientar com mais clareza em consulta.
Sim, a dependência de zolpidem é relativamente comum. O que você descreveu (precisar aumentar para 2 comprimidos) se chama tolerância, que é um importante critério da dependência. Isso significa que o seu corpo “se adaptou”, e precisava de doses maiores para ter o mesmo efeito. O que o psiquiatra parece estar tentando fazer é substituir um medicamento que tem o potencial de causar dependência (zolpidem) por outro que não tem (quetiapina), de maneira gradual. O próximo passo deverá ser a retirada completa do Zolpidem, caso você se adapte à quetiapina.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.